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História – A crise do comércio oriental

Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA


A crise do comércio oriental

Em 1498, Vasco da Gama alcançou o grande objetivo do empreendimento naval português: chegar às Índias. A Carreira das Índias era onde estavam os negócios mais lucrativos.

As especiarias compreendiam um conjunto de produtos que adquiriram um alto valor no mercado europeu. Eram usados para três funções básicas: tintura, tempero e medicamento. A pimenta tornou-se o carro-chefe das vendas portuguesas.

Surge uma nova rota

Os portugueses não se entusiasmaram, de início, com as novas terras descobertas na América, pois suas atenções estavam voltadas para a Carreira das Índias. Só a partir da década de 1530 é que iniciaram a colonização do novo território.

Na segunda metade do século XVI, os portugueses iniciaram a produção do açúcar. Com o passar do tempo, o açúcar tornou-se o principal produto português comercializado na Europa substituindo a pimenta. O comércio com o Oriente entrou em crise. Assistiu-se à sobreposição da Carreira do Brasil sobre a Carreira das Índias.

O que levou à crise do comércio com o Oriente?

O historiador Fábio Ramos aponta alguns fatores que contribuíram para a crise.

O número de naufrágios

Entre 1497 e 1700, partiram 1135 embarcações de Portugal na rota da Índia; dessas, 205 naufragaram: 104 têm causa desconhecida; 31 por encalhamento; 32 por ataque e pilhagem de piratas; 14 por tempestades; 1 por doenças na tripulação; 15 por desgaste da embarcação; e 8 por ataque de nativos.

O naufrágio representou danos econômicos consideráveis e foi um fator de fuga de investidores.

Cotidiano vivido por tripulantes e passageiros

O dia a dia nas embarcações não era nada fácil. A viagem chegava a durar sete meses. A prioridade de embarque era dada à carga, os navios seguiam abarrotados de mercadoria sobrando pouco espaço para tripulantes, passageiros e víveres. O tempo da viagem era de privação, alimentação escassa e pouca água. As condições de higiene eram precárias, os navios viviam infestados de piolhos, pulgas, percevejos e outros insetos. Muitas doenças acometiam os tripulantes. Essas condições levaram muitos a procurar uma rota mais confortável. A viagem para o Brasil era muito mais rápida e isso foi um fator importante.

Confronto cultural e militar entre portugueses e asiáticos

As diferenças culturais entre portugueses e asiáticos criaram importantes conflitos, inclusive confrontos militares. Isso dificultou a penetração e fixação dos portugueses no Oriente, o que afugentou os investidores. Por outro lado, a própria organização social dos índios brasileiros facilitou a penetração e fixação dos portugueses no Brasil.

Conclusão

A combinação desses fatores acabou levando a Carreira das Índias a entrar em declínio em meados do século XVII. Ao mesmo tempo, a Carreira do Brasil tornava-se a principal rota comercial portuguesa.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

A expressão “carreira das Índias”, que aparece no texto, significa:

(A) A rota marítima de comércio de Portugal para as Índias.

(B) Uma rota marítima que levava do Brasil para as Índias.

(C) Uma prova de atletismo praticada pelas indígenas americanas.

(D) A rota marítima comercial de Portugal para o Brasil.

QUESTÃO 2

O comércio com o Oriente era a grande fonte de riquezas almejada pelas monarquias europeias no início da Era Moderna. As especiarias compreendiam um conjunto de produtos que adquiriram um alto valor no mercado europeu. Assinale a alternativa que contém especiarias.

(A) Petróleo, cana de açúcar, cachaça.

(B) Pimenta do reino, açafrão, canela.

(C) Alface, couve, coentro.

(D) Manga, melancia, melão.

QUESTÃO 3

A pimenta do reino era o principal produto comercializado pelos portugueses na rota com a Índia. O açúcar era o principal produto na rota com o Brasil. Faça uma pesquisa para responder a seguinte pergunta: nos séculos XVI e XVII, os europeus usavam esses produtos para que?

QUESTÃO 4

Quais fatores desencadearam a crise do comércio oriental? E qual o papel do Brasil nesse processo?

Saiba mais

Viagem para as Índias

https://www.youtube.com/watch?v=o9ppO2go3iE
Canal Anísio Filho “Viagem para as Índias”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=o9ppO2go3iE> acesso em 01 abr. 2022.

Autoria:Anísio José Pereira Filho
Formação:História
Componente Curricular:História
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAHI0638) Compreender o desencadeamento da crise do comércio oriental ao longo do processo de colonização da América.
Referencial teórico:RAMOS, Fábio Pestana. O apogeu e declínio do ciclo das especiarias: 1500-1700. Uma análise comparativa das navegações portuguesas da Carreira da Índia e da Carreira do Brasil. Volume 1: Em busca de cristãos e especiarias. Santo André: FPR/PEAH, 2012.
______. O apogeu e declínio do ciclo das especiarias: 1500-1700. Uma análise comparativa das navegações portuguesas da Carreira da Índia e da Carreira do Brasil. Volume 2: A Carreira da Índia e a primazia da pimenta. Santo André: FPR/PEAH, 2013.