Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
Estados Unidos no século XIX
Os Estados Unidos declararam sua independência em 04 de julho de 1776. O novo país estabeleceu uma república adotando o sistema federalista.
Desde o século XIX já se constituía um projeto imperialista resultando no processo de expansão do território. De uma pequena faixa a leste, após a independência, o país lançou-se à conquista do oeste e por meio de compras, guerra e acordos incorporou todo o território que hoje compõe os Estados Unidos da América.
Os indígenas
Os povos indígenas foram as principais vítimas desta expansão. Povos como os Cheyenne, os Sioux, os Apaches foram dizimados aos milhares além de perderem suas terras.
Destino manifesto
A expansão territorial foi justificada pela ideologia do Destino Manifesto. Segundo ela, os Estados Unidos era um país predestinado por Deus para conquistar novos territórios e formar uma nação grandiosa.
Costuma-se atribuir ao jornalista John O’Sullivan a criação do termo na década de 1840, apesar de esta ser uma ideia difusa na cultura e defendida por alguns intelectuais do período.
Guerra de Secessão
A Guerra de Secessão foi outro fato importante da história dos Estados Unidos no século XIX. Ela ocorreu em função das diferentes concepções em torno da escravidão. Os estados do norte defendiam o fim do trabalho escravo enquanto os estados do sul queriam estendê-lo aos territórios conquistados. Os sulistas proclamaram a sua separação da União e atacaram as tropas do norte. A guerra foi de 1861 a 1865 e terminou com a derrota dos estados do sul. A escravidão foi extinta e essa parte do território foi reconduzida à União.
Doutrina Monroe
Já no início do século XIX, quando os demais países americanos acabavam de conquistar suas independências, os Estados Unidos assumiram uma posição de liderança e hegemonia no continente. Na mensagem ao Congresso de dezembro de 1823, o presidente James Monroe afirmou os princípios da política estadunidense para a América Latina: não aceitariam a intervenção das potências europeias nos novos países da América.
Julgamos propícia esta ocasião para afirmar como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência europeia(…)
Não temos interferido, nem interferiremos em assuntos das atuais colônias ou dependências de nenhuma das potências europeias. Mas, quanto aos governos que proclamaram e têm mantido sua independência que reconhecemos, depois de séria reflexão e por motivos justos, não poderíamos considerar senão como manifestação de sentimentos hostis contra os Estados Unidos qualquer intervenção de alguma potência europeia com o propósito de oprimi-los ou de contrariar, de qualquer modo, os seus destinos.
MONROE, 2022.
Esse documento foi resumido com o lema “a América para os americanos” e ficou conhecido como Doutrina Monroe.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Marque a opção que aponta corretamente os meios usados pelos Estados Unidos na expansão do seu território. Considere o mapa acima.
(A) Ocupação pacífica dos territórios indígenas.
(B) Uso da força econômica e influência política.
(C) Incentivos do governo para a população.
(D) Compras, guerras e tratados.
QUESTÃO 2
A Guerra de Secessão foi travada entre os estados do norte e os estados do sul dos Estados Unidos, ou seja, foi uma guerra civil. O principal motivo que provocou esta guerra foi:
(A) As ideias em torno da ideologia do destino manifesto.
(B) As disputas pelos melhores territórios.
(C) As diferentes concepções sobre a escravidão.
(D) As tentativas de assumir o controle da União.
QUESTÃO 3
A doutrina do Destino Manifesto foi uma ideologia segundo a qual os Estados Unidos seriam um país predestinado por Deus para disseminar as ideias de liberdade e democracia, conquistar territórios e construir uma nação grandiosa. Como você avalia essa ideia?
QUESTÃO 4
No link abaixo você acessa o texto da mensagem do presidente James Monroe ao Congresso dos Estados Unidos, que ficou conhecida como Doutrina Monroe. Faça a leitura do texto e identifique nele o trecho em que Monroe faz referência ao imperialismo europeu do século XIX.
http://www.historia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/fontes%20historicas/doutrina_monroe.pdf
Saiba mais
Questão indígena nos Estados Unidos
Autoria | Anísio José Pereira Filho |
Formação | História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJAHI0754) Caracterizar e contextualizar aspectos das relações entre os Estados Unidos da América e a América Latina no século XIX. (EJAHI0615) Conhecer e compreender o processo imperialista dos Estados Unidos ao longo do século XIX. |
Referencial Teórico | KARNAL, L. et. al. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2007. MONROE, J. Doutrina Monroe – 1823. Disponível em: <http://www.historia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/fontes%20historicas/doutrina_monroe.pdf> acesso em 28, mar. 2022. SILVA, D. N. Estados Unidos no século XIX. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/historia-ameri ca/estados-unidos-no-seculo-xix.htm#:~> acesso em 28, mar. 2022. |