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Língua Portuguesa – Língua, linguagem e informação.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


 LÍNGUA, LINGUAGEM E INFORMAÇÃO 

A língua ou línguas são entendidas como um conjunto de regras sistematizados em uma gramática, ou em um dicionário, são idiomas de um povo, como a língua portuguesa, inglesa, espanhola e tantas outras espalhadas pelo mundo. A linguagem está além da língua, pois, se trata de uma capacidade humana, é o ato ou ação de se comunicar, levar adiante o que sabemos e muitas vezes o que queremos. Linguagem é uma capacidade que se renova com a mudança dos nossos comportamentos. Somatizando língua e linguagem, a informação pode combinar palavras com imagens, ou somente uma das formas, apontando um jogo simbólico do que vemos e vivemos como os outdoors, placas de trânsito, pichação, grafite, telejornais, anúncios, livros, revistas, redes sociais e demais meios de comunicação. No entanto, a língua e a linguagem nos oferecem um horizonte de percepções diante do mundo que vivemos.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

As línguas são processos vivos que compõem a identidade de um povo ou uma nação. Atualmente estamos rodeados de outros idiomas, em especial pela língua inglesa que invadiu nossas relações sociais com o advento da tecnologia. Comente abaixo o que alguns símbolos e expressões da língua inglesa significam.

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f) Login

    Fonte: Pixabay. Disponível em: < https://pixabay.com/pt/photos/telefone-mostrar-apps-formul%c3%a1rios-292994/ >. Acesso em: 24 de Fev. de 2022.

    QUESTÃO 2

    Sabemos que a linguagem é uma capacidade humana, muitas vezes usa palavras, imagens e símbolos para combinar o processo de comunicação. Classifique os recursos de informação abaixo em linguagem verbal, não verbal ou mista:

    a) Placas de trânsito

    b) Jornal

    c) Propaganda

    d) Grafite

    e) Faixa de pedestre

    f) Semáforo

    Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/conjunto-de-%c3%adcones-tr%c3%a1fego-sem%c3%a1foro-627962/ >. Acesso em: 24 de Fev. de 2022.

    QUESTÃO 3

    O grafite é uma obra de arte a céu aberto, e acima de tudo uma fonte inesgotável de informações sociais, mas que às vezes passa despercebido pelos nossos olhos. Em sua opinião, por que o grafite é uma fonte de informação pouco comentada e/ou divulgada?

    QUESTÃO 4

    Qual das seguintes opções descreve melhor a língua?

    (A) A capacidade inata de se comunicar e expressar ideias.

    (B) Um sistema de regras e convenções compartilhado por uma comunidade de falantes.

    (C) A manifestação física da linguagem através da produção de sons e palavras.

    (D) A transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor.

    QUESTÃO 5

    Retomando os conceitos entre língua, linguagem e informação e marque a alternativa que responda a pergunta: o que é informação?

    (A) Um sistema de regras e convenções compartilhado por uma comunidade de falantes.

    (B) A capacidade inata de se comunicar e expressar ideias.

    (C) A manifestação física da linguagem através da produção de sons e palavras.

    (D) Dados que têm significado e são transmitidos para compartilhar conhecimento ou transmitir uma mensagem.


    SAIBA MAIS

    Com a intenção de abordar os assuntos: língua, linguagem e informação, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre estes expressivos conteúdos da Língua Portuguesa.

    CANAL regina cácia “Língua, linguagem e informação”. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=v7xyakJfuXk acesso em 24 fev. 2022.

    Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/


    Autoria:Regina Cácia
    Formação:Letras – Língua Portuguesa
    Componente Curricular:Língua Portuguesa
    Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:  (EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção.
    Referencial teórico:  FARACO, Carlos Alberto.; TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003.

     FIORIN, José. Luis. (Org.) Introdução à lingüística. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002, vol. 1.

     FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1984.
     
     GERALDI, João. Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 7. ed. rev. Paulo: Cortez, 2002.