Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
LÍNGUA, LINGUAGEM E INFORMAÇÃO
A língua ou línguas são entendidas como um conjunto de regras sistematizados em uma gramática, ou em um dicionário, são idiomas de um povo, como a língua portuguesa, inglesa, espanhola e tantas outras espalhadas pelo mundo. A linguagem está além da língua, pois, se trata de uma capacidade humana, é o ato ou ação de se comunicar, levar adiante o que sabemos e muitas vezes o que queremos. Linguagem é uma capacidade que se renova com a mudança dos nossos comportamentos. Somatizando língua e linguagem, a informação pode combinar palavras com imagens, ou somente uma das formas, apontando um jogo simbólico do que vemos e vivemos como os outdoors, placas de trânsito, pichação, grafite, telejornais, anúncios, livros, revistas, redes sociais e demais meios de comunicação. No entanto, a língua e a linguagem nos oferecem um horizonte de percepções diante do mundo que vivemos.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As línguas são processos vivos que compõem a identidade de um povo ou uma nação. Atualmente estamos rodeados de outros idiomas, em especial pela língua inglesa que invadiu nossas relações sociais com o advento da tecnologia. Comente abaixo o que alguns símbolos e expressões da língua inglesa significam.
a) Share
b) Password
c) Username
d) Like
e) Email
f) Login
QUESTÃO 2
Sabemos que a linguagem é uma capacidade humana, muitas vezes usa palavras, imagens e símbolos para combinar o processo de comunicação. Classifique os recursos de informação abaixo em linguagem verbal, não verbal ou mista:
a) Placas de trânsito
b) Jornal
c) Propaganda
d) Grafite
e) Faixa de pedestre
f) Semáforo
QUESTÃO 3
O grafite é uma obra de arte a céu aberto, e acima de tudo uma fonte inesgotável de informações sociais, mas que às vezes passa despercebido pelos nossos olhos. Em sua opinião, por que o grafite é uma fonte de informação pouco comentada e/ou divulgada?
QUESTÃO 4
Qual das seguintes opções descreve melhor a língua?
(A) A capacidade inata de se comunicar e expressar ideias.
(B) Um sistema de regras e convenções compartilhado por uma comunidade de falantes.
(C) A manifestação física da linguagem através da produção de sons e palavras.
(D) A transmissão de mensagens entre um emissor e um receptor.
QUESTÃO 5
Retomando os conceitos entre língua, linguagem e informação e marque a alternativa que responda a pergunta: o que é informação?
(A) Um sistema de regras e convenções compartilhado por uma comunidade de falantes.
(B) A capacidade inata de se comunicar e expressar ideias.
(C) A manifestação física da linguagem através da produção de sons e palavras.
(D) Dados que têm significado e são transmitidos para compartilhar conhecimento ou transmitir uma mensagem.
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar os assuntos: língua, linguagem e informação, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre estes expressivos conteúdos da Língua Portuguesa.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJALP0712) Compreender e posicionar-se sobre conteúdos e informações de fontes diferentes, nos contextos de produção. |
Referencial teórico: | FARACO, Carlos Alberto.; TEZZA, Cristovão. Oficina de texto. Petrópolis: Vozes, 2003. FIORIN, José. Luis. (Org.) Introdução à lingüística. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2002, vol. 1. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1984. GERALDI, João. Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 2002. KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. 7. ed. rev. Paulo: Cortez, 2002. |