Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
GRAFITE SUGESTIVIDADE E POESIA.
A poesia e o grafite são formas de arte bastante democráticas, acessíveis e populares. Afinal muitos grafites transformam-se em fotos de grande valor, e inúmeras poesias transformam-se em músicas ou obras publicadas. A poesia faz uso das palavras enquanto o grafite faz uso das tintas, no entanto, o grafite muitas vezes pela expressividade de suas imagens são considerados como uma poesia ao ar livre, repleto de sugestividade e cores, espalhados por lugares muitas vezes inusitados.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O grafite e a poesia são formas de arte sugestivas e figurativas. Você conhece alguma poesia expressiva, que aponta um tom de protesto ou reivindicação? Mencione aqui o seu título e seu autor. Tomando como base os conceitos entre poesia e grafite, que imagem poderia representar a poesia que você citou?
QUESTÃO 2
A imagem e a escrita são grandes aliados quando o assunto é arte. Você conhece algum bairro, alguma rua ou muro em Goiânia que apresentam grafite como forma de expressão? Mencione aqui o lugar. Que imagens foram retratadas? Que mensagem elas conseguiram passar para você?
QUESTÃO 3
O hip-hop é um movimento de arte que está intimamente ligado ao grafite desde sua origem no Brasil. Você já assistiu alguma apresentação de hip-hop? Como foi a apresentação? Em local aberto ou fechado? O que mais chamou a sua atenção? O vestuário, a linguagem, os ritmos ou a própria dança?
QUESTÃO 4
Qual das seguintes opções descreve melhor o grafite?
(A) Uma forma de arte urbana que envolve desenhos e pinturas em espaços públicos.
(B) Uma técnica de escrita à mão que usa uma caneta especial chamada grafite.
(C) Um estilo de dança popularizado nos anos 80.
(D) Uma forma de música que combina rap e hip-hop.
QUESTÃO 5
O que é comum entre o grafite e a poesia?
(A) Ambos são criados apenas por artistas profissionais.
(B) Ambos são praticados exclusivamente em galerias e museus.
(C) Ambos têm o poder de evocar emoções e transmitir mensagens.
(D) Ambos são proibidos por lei em todos os países.
SAIBA MAIS
Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o grafite e a poesia assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades pertinentes entre estas duas formas de arte.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0513) Ler, compreender e apreciar textos literários, sobretudo aqueles relativos à literatura periférica e que valorizem as matrizes africanas e indígenas, além daqueles que já são socialmente reconhecidos e valorizados (EJALP0514) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo neles formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção |
Referencial teórico: | GITAHY, C. O que é grafitti. Editora Brasiliense. São Paulo, S.P. 1999. KNAUSS, P. “Grafite Urbano Contemporâneo”. In: TORRES, Sônia (org.). Raízes e rumos –perspectivas interdisciplinares em estudos americanos. Ed.7 Letras, p. 334- 353. Rio de Janeiro, RJ. 2001. LAZZARIN, L. F. “Grafite e o Ensino da Arte”. Revista Educação & Realidade. 32(1): 59-74, jan/jun. 2007. |