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Língua Portuguesa – Grafite, sugestividade e poesia.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


GRAFITE SUGESTIVIDADE E POESIA.

A poesia e o grafite são formas de arte bastante democráticas, acessíveis e populares. Afinal muitos grafites transformam-se em fotos de grande valor, e inúmeras poesias transformam-se em músicas ou obras publicadas. A poesia faz uso das palavras enquanto o grafite faz uso das tintas, no entanto, o grafite muitas vezes pela expressividade de suas imagens são considerados como uma poesia ao ar livre, repleto de sugestividade e cores, espalhados por lugares muitas vezes inusitados.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

O grafite e a poesia são formas de arte sugestivas e figurativas. Você conhece alguma poesia expressiva, que aponta um tom de protesto ou reivindicação? Mencione aqui o seu título e seu autor. Tomando como base os conceitos entre poesia e grafite, que imagem poderia representar a poesia que você citou?

Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/arte-de-parede-pulverizador-grafite-2852231/>. Acesso em: 24 de Fev. de 2022.

QUESTÃO 2

A imagem e a escrita são grandes aliados quando o assunto é arte. Você conhece algum bairro, alguma rua ou muro em Goiânia que apresentam grafite como forma de expressão? Mencione aqui o lugar. Que imagens foram retratadas? Que mensagem elas conseguiram passar para você?


QUESTÃO 3

O hip-hop é um movimento de arte que está intimamente ligado ao grafite desde sua origem no Brasil. Você já assistiu alguma apresentação de hip-hop? Como foi a apresentação? Em local aberto ou fechado? O que mais chamou a sua atenção? O vestuário, a linguagem, os ritmos ou a própria dança?

Fonte: Pixabay. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/dj-toca-discos-co%c3%a7ar-arranh%c3%a3o-1964727/>. Acesso em: 24 de Fev. de 2022.

QUESTÃO 4

Qual das seguintes opções descreve melhor o grafite?

(A) Uma forma de arte urbana que envolve desenhos e pinturas em espaços públicos.

(B) Uma técnica de escrita à mão que usa uma caneta especial chamada grafite.

(C) Um estilo de dança popularizado nos anos 80.

(D) Uma forma de música que combina rap e hip-hop.


QUESTÃO 5

O que é comum entre o grafite e a poesia?

(A) Ambos são criados apenas por artistas profissionais.

(B) Ambos são praticados exclusivamente em galerias e museus.

(C) Ambos têm o poder de evocar emoções e transmitir mensagens.

(D) Ambos são proibidos por lei em todos os países.


SAIBA MAIS

Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o grafite e a poesia assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades pertinentes entre estas duas formas de arte.

CANAL REGINA CACIA “Grafite, poesia e sugestividade”. Disponível: <https://www.youtube.com/watch?v=rF2IaqP_taA>. Acesso em 01 mar. 2022.

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EJALP0513) Ler, compreender e apreciar textos literários, sobretudo aqueles relativos à literatura periférica e que valorizem as matrizes africanas e indígenas, além daqueles que já são socialmente reconhecidos e valorizados
 
(EJALP0514) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo neles formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas, considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção
Referencial teórico:  GITAHY, C. O que é grafitti. Editora Brasiliense. São Paulo, S.P. 1999.

KNAUSS, P. “Grafite Urbano Contemporâneo”. In: TORRES, Sônia (org.). Raízes e rumos –perspectivas interdisciplinares em estudos americanos. Ed.7 Letras, p. 334- 353. Rio de Janeiro, RJ. 2001.

LAZZARIN, L. F. “Grafite e o Ensino da Arte”. Revista Educação & Realidade. 32(1): 59-74, jan/jun. 2007.