ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 1º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O QUE SÃO MORADIAS? DO QUE ELAS SÃO FEITAS? PARA QUE SERVEM?
NA PRÉ-HISTÓRIA OS HOMENS VIVIAM EM CAVERNAS. ERAM CHAMADOS DE NÔMADES. DEPOIS SURGIRAM AS PRIMEIRAS ALDEIAS.
NAS ALDEIAS AS CASAS ERAM CONSTRUÍDAS COM TRONCOS DE ÁRVORES, GALHOS, FOLHAS E ERAM BEM FRÁGEIS.
AOS POUCOS, AS COMUNIDADES FORAM APRENDENDO A USAR MELHOR OS RECURSOS NATURAIS E CONSTRUIR CASAS MAIS RESISTENTES, COM BLOCOS FEITOS DE BARRO, MUITO PARECIDOS COM OS TIJOLOS DE HOJE.
SABEMOS QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE MORADIA. QUE TAL OUVIRMOS A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS TRÊS POQUINHOS? A PROFESSORA FARÁ A LEITURA.
VOCÊ SABE COMO ERAM FEITAS AS MORADIAS DOS PORQUINHOS?
VAMOS FAZER AS ATIVIDADES?
QUESTÃO 1
RELEIA O FRAGMENTO DO TEXTO ABAIXO E TENTE IMAGINAR COMO ERA A CASA DO POEMA E, EM SEGUIDA, DESENHE SUA CASA.
NA CASA DE MEU AVÔ
ALÉM DO JARDIM FLORIDO
PLANTADO PELO SEU JÚLIO
ALÉM DE TER UM CACHORRO
DENGOSO MAS FURIOSO
DAS CONVERSAS LÁ NO QUARTO
DO TIO NENÁ QUE É TANTÃ
DO PIANO DA VOVÓ…
QUESTÃO 2
VOCÊ SE LEMBRA DAS CASAS DOS TRÊS PORQUINHOS? VAMOS ESCREVER O NOME DO MATERIAL QUE ELAS ERAM FEITAS?
________________________________ | |
________________________________ | |
_______________________________ |
https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-geografia-1o-ano/Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui:
Componente Curricular: | GEOGRAFIA |
Habilidade: | (EF01GE06-A) Compreender, descrever e comparar diferentes tipos de moradias ou objetos de uso cotidiano, como brinquedos, roupas, mobiliários, considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. |
REFERÊNCIAS | GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS. SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO – SEDUC/CONSED. DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: VOLUME II ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS. SCIESZKA, Jon. A verdadeira história dos três porquinhos. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1993. IMAGENS RETIRADAS DO SITE: CANVA |