You are currently viewing Ciclo da Água

Ciclo da Água

Estamos tão acostumados a usar água no nosso dia a dia que não nos preocupamos com a sua origem. Você sabia que a água possui um ciclo? Graças a esse ciclo, podemos ter água potável. Mas, algumas ações humanas interferem nesse ciclo, podendo colocar em risco a disponibilidade da água potável no planeta. 

Nesta atividade, aprenderemos sobre esse ciclo e sobre quais ações humanas contaminam a água. Vamos lá?

Atividade 1:  

Assista ao vídeo: “Água?”.  Convide sua família para assistir com você.

Atividade 2: 

Reflita com seus familiares. Assista ao vídeo novamente, se for necessário.

  • Quais são os estados físicos da água apresentados no vídeo?
  • Qual a importância da vegetação para a manutenção da água? 

Atividade 3: 

O vídeo mostra várias ações humanas que prejudicam e contaminam a água do planeta.

Escreva em seu caderno quais são essas ações. 

Pense sempre em atitudes que você possa fazer para contribuir com a preservação dos rios e mananciais de água!



Componentes:Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Ciências Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza; 
Geografia Ciclos naturais e a vida cotidianaIdentificação dos fenômenos naturaisCaracterização dos fenômenos naturaisContextualização e problematização dos fenômenos no dia a dia da sociedade
Língua PortuguesaApropriar-se da escrita alfabética e ortográfica, por meio das práticas de linguagem, visando a função social da língua materna, em uma relação dialógica, da realidade de forma política, social e cultural.Reconhecer a importância de práticas relativas ao estudo e à pesquisa, de forma a possibilitar novas percepções do mundo físico e da realidade social.


EAJA – 1° Segmento 1ª a 2ª séries – Educação Ambiental e Saúde