Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo’>Fundo vetor criado por pch.vector – br.freepik.com</a>- último acesso em 12 de março de 2023.
Os números Racionais surgiram no Egito de acordo com a necessidade de divisão de terras. Eles são os números que podem ser representados na forma de fração, com numerador e denominador números inteiros, sendo que o denominador não pode ser igual a zero.
Podemos observá-los nas pesquisas estatísticas, medidas de tempo e distância, em cálculos do sistema monetário, medições e em várias outras situações.
Além da forma fracionária podem ser representados nas formas decimal e de porcentagem.
Potenciação com números racionais
A potenciação é a operação matemática usada para representar multiplicação com fatores iguais.
Veja o seguinte exemplo:
Conforme podemos observar, para resolver 5² (cinco elevado ao quadrado), devemos realizar uma multiplicação. O número 5 é a base e o número 2 é o expoente.
Dentro do conjunto dos números racionais resolvemos essa operação matemática da mesma forma, veja alguns exemplos:
Radiciação com números racionais
“A radiciação é a operação matemática inversa da potenciação. Desta forma, podemos encontrar o resultado de uma raiz buscando a potenciação, que tem como resultado a raiz proposta.” (ASTH, 2021)
Quando o índice é 2 não precisamos escrevê-lo:
Exemplos:
Assista a videoaula da professora Priscilla com essa temática.
VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Na radiciação, quando aplicamos a raiz quadrada a um número racional, estamos aplicando essa raiz ao numerador e ao denominador. Dessa forma, calcule o valor das raízes:
a)
b)
Questão 2
Alice comprou um terreno retangular com as seguintes medidas: 11 m de largura por 24,75 m de comprimento. Se esse terreno tivesse o formato quadrado porém com a mesma área, quantos metros teriam cada um dos seus lados?
a. 15 m
b. 15,5 m
c. 16,5 m
d. 18,5 m
Questão 3
José fez um tanque em formato cúbico para criar peixes. O volume desse tanque cheio de água é 0,27m³. Usando radiciação, calcule as dimensões desse tanque.
Questão 4
Dentre os números a seguir, qual deles não é um número racional:
a. 0,333…
b. 1,123123
c. 0
d. 3,12131415…
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF07MA10) Comparar e ordenar números racionais em diferentes contextos e associá-los a pontos da reta numérica. (EF07MA11-A) Compreender e utilizar a multiplicação e a divisão de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias, em situações diversas. (EF07MA11-B) Ler, interpretar, resolver, analisar e elaborar problemas com adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de números racionais, a relação entre elas e suas propriedades operatórias em situações diversas como o uso de escalas em mapas, o uso de representações de decimais exatos, porcentagens e dízimas periódicas. (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais. |