Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Números racionais e decimais
Os números racionais são aqueles que podem ser escritos como uma fração, ou seja, uma divisão entre dois números inteiros.
Por exemplo, 1/2 representa uma quantidade que é igual a um meio, ou seja, uma parte de um todo que foi dividido em duas partes iguais. Já o número 3/4 representa uma quantidade que é igual a três quartos, ou seja, três partes de um todo que foi dividido em quatro partes iguais.
Os números decimais são compostos por uma parte inteira e uma parte decimal. Os números decimais são compostos por duas partes: a parte inteira e a parte decimal. A parte inteira é o número inteiro antes da vírgula e a parte decimal é a fração decimal que aparece após a vírgula. Por exemplo, o número decimal 3,25 é composto pela parte inteira 3 e pela parte decimal 0,25; lemos: três inteiros e vinte e cinco centésimos.
Os números decimais também podem ser representados na reta numérica, que é uma linha reta onde os números são colocados em ordem crescente. Isso ajuda a visualizar a posição dos números decimais em relação aos outros números.
Os números decimais são usados em muitos contextos do mundo real, incluindo preço, pesos e medidas. Eles também são usados em cálculos matemáticos, como adição, subtração, multiplicação e divisão.
Assista a videoaula a seguir:
Questão 1
Escreva os números decimais correspondentes:
a) 7 unidades e 5 centésimos:
b) 32 unidades e 4 milésimos:
c) 2 unidades e 8 décimos:
d) 153 unidades e 2 centésimos:
Questão 2
Luíza tem uma nota de 50 reais, duas notas de 20 reais, uma nota de 10 reais, três notas de 2 reais, quatro moedas de 1 real e duas moedas de 25 centavos. Quanto Luíza tem em dinheiro?
a) 110
b) 110,50
c) 111
d) 111,50
Questão 3
Observe o conjunto de corações a seguir e responda as questões a seguir:
a) Que fração do total de corações são roxas?
b) Que fração do total, são amarelas?
c) Somando os corações rosas e azuis, que fração será?
Questão 4
Observe a imagem abaixo:
Quanto de melancia falta para ser comida?
a) ⅖
b) ⅕
c) ⅘
d) ⅗
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA01-A) Ler, escrever, comparar e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, com e sem a utilização de material manipulável. (EF05MA02-A) Reconhecer os termos da fração e fazer leitura de números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal, e representá-los na reta numérica. (EF05MA02-B) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal e representá-los na reta numérica. (EF05MA05-A) Comparar e ordenar números racionais na representação decimal e na fracionária, utilizando a noção de equivalência, relacionando-os a pontos na reta numérica. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |