Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Esportes e as Guerras
Os primeiros esportes surgiram das transformações sociais, econômicas e políticas causadas pelas revoluções industrial e francesa. Foi graças ao crescimento urbano, o tempo livre para os trabalhadores e, principalmente, graças a ideias como movimentos técnicos para aumentar os lucros, competitividade e concorrência, leis e regras oficiais iguais para todos, sistema de representatividade e democracia que os esportes surgiram.
Antes, as disputas e conflitos, na vida e nos jogos medievais, eram quase sempre resolvidos com violência. Era um tempo onde o mais forte tinha, pela força, mais direitos.
Portanto, os primeiros esportes vieram corroborar para o surgimento de uma nova sociedade, que pretende ser mais democrática, anti violenta, competitiva, técnica etc. Defendendo princípios como o Fair Play, disputa justa e com regras iguais para todos.
Por sua origem e pelos princípios que defende, o esporte, além de ser prejudicado durante as guerras, precisa se posicionar através das federações, clubes, dirigentes e atletas, contra os conflitos bélicos.
É o que acontece em diferentes momentos históricos que foram marcantes para os esportes. Nesses momentos, o esporte sempre atuou como elemento agregador e de reconstrução após a guerra, ou protestando e até mesmo excluindo atletas e nações das competições.
A seleção brasileira de futebol masculino, por exemplo, ficou marcada em 2004 por um amistoso com a seleção do Haiti, que naquela época viviam uma situação de guerra civil e grave crise humanitária. O amistoso revelou mais uma vez o poder agregador do esporte e criou fortes vínculos positivos entre os haitianos e a missão militar brasileira que atuava naquele país através da ONU.
Atualmente, 2023, a Rússia está invadindo o território da Ucrânia, provocando uma guerra intensa que acabou envolvendo muitos outros países, que passaram a apoiar a Ucrânia enviando armas e mercenários. Neste cenário, a Rússia, que é o país agressor, tem sofrido inúmeras sanções inclusive no mundo esportivo.
Questão 1
O esporte é uma prática corporal que surgiu no final da Idade Moderna como
(A) uma prática lúdica e sem relação com valores e comportamentos sociais.
(B) uma prática recreativa e sem vínculo com a nossa saúde.
(C) uma forma de ensinar novos valores para a sociedade.
(D) uma prática alienada e sem fundamentos.
Questão 2
Os esportes surgiram como uma forma de ensinar novos valores para sociedade, valores como
(A) preguiça e violência.
(B) sedentarismo e concorrência.
(C) competitividade e não-violência.
(D) violência e concorrência.
Questão 3
Como as revoluções industrial e francesa influenciaram o surgimento dos esportes?
Questão 4
Como as federações esportivas se comportam frente à guerra e conflitos entre nações?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como o esporte sempre se posicionou contra às guerras e à violência
Esporte e as Guerras
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0509) Vivenciar diferentes modalidades esportivas (EJAEF0510) Compreender e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Gutierrez, Gustavo L. et al. ”O Doping e os Jogos Olímpicos: Diferentes Dimensões do Fenômeno”. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/118242/115766/218302> Acessado em 14, maio. 23 Mundo. Portal G1: Por que a Rússia não disputa a Olimpíada de Tóquio (e em vez do hino é tocado Tchaikovsky)? 26/07/2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/07/26/por-que-a-russia-nao-disputa-a-olimpiada-de-toquio-e-em-vez-do-hino-e-tocado-tchaikvsky.ghtml> Acessado em 14, maio. 23 |