You are currently viewing Educação Física: Saúde no Contexto Esportivo

Educação Física: Saúde no Contexto Esportivo

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Freepik.com

Saúde no Contexto Esportivo

A busca por mais saúde é um dos principais motivos para a popularização dos esportes. Contudo, precisamos refletir sobre a relação saúde/esporte, pois tanto o conceito de saúde pode variar conforme a época e local, quanto a prática esportiva pode estar voltada para outros objetivos que se distanciam da busca pela saúde.

Os cuidados que devemos tomar para termos saúde se diferenciam bastante de uma época ou cultura para a outra. Inicialmente, a saúde era tratada como fenômeno sobrenatural e dependia de ações como orações ou simpatias para a cura.

Com o desenvolvimento da ciência passamos a entender a saúde como um estado de homeostase complexo, que depende de diversos fatores econômicos e sociais, como o saneamento básico, condições de trabalho e moradia, salário, alimentação, prática de atividades físicas e de como temos acesso aos serviços e bens relacionados à medicina.

Atualmente, além das questões de acesso e os fatores determinantes e condicionantes, a saúde é vista como um estado de bem-estar físico, emocional e social. Portanto, uma pessoa saudável é aquela que se sente bem fisicamente. Mas, também se encontra em um estado emocional saudável, não depressivo, ansioso ou estressado. E que mantenha relacionamentos positivos com a família, amigos, e no trabalho.

E é em busca dessa saúde que muitas pessoas buscam a prática esportiva, que pode melhorar o nosso condicionamento físico, pode nos integrar em um grupo social ativo e pode regular e estimular a produção de substâncias como hormônios e neurotransmissores que provocam a sensação de bem-estar físico e emocional.

A prática esportiva traz muitos benefícios à saúde quando realizada com o objetivo de melhorar o condicionamento físico ou como forma de lazer. Mas, quando realizada com o objetivo de buscar a performance ou algum padrão estético, essa prática pode estar se afastando dos ideais de saúde e bem-estar.

Na busca por um padrão estético ou por performance, as pessoas deixam de ter a saúde como parâmetro para a prática esportiva e acabam buscando métodos exagerados de treino, medicamentos ou substâncias proibidas, e até procedimentos cirúrgicos.

Questão 1

A prática esportiva pode trazer muitos benefícios para nossa saúde, como

(A) melhorar o condicionamento físico e aumentar o estresse e a depressão.

(B) regular a produção de hormônios, mas não de neurotransmissores.

(C) diminuir nosso condicionamento físico e sistema imunológico.

(D) melhorar o condicionamento físico e regular a produção de hormônios e neurotransmissores.

Questão 2

A prática esportiva voltada apenas para a performance e a busca por um determinado padrão estético pode

(A) levar a treinos exagerados e lesões.

(B) melhorar nossa saúde sem risco de lesões.

(C) levar a treinos leves e dentro dos limites do corpo.

(D) fazer pouco efeito sobre o corpo.

Questão 3

Nossa saúde também depende de diferentes fatores econômicos e sociais. Liste alguns fatores determinantes e condicionantes da nossa saúde?

Questão 4

Saúde é um estado de bem-estar físico, emocional e social. Como a prática esportiva pode contribuir para o nosso bem-estar físico, bem-estar emocional e bem-estar social?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre a saúde no contexto esportivo

Saúde no Contexto Esportivo

Canal Educação Física com o Professor Luciano. “Saúde no contexto esportivo”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kyCUl7HkmSo&t=13s

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0409) Compreender, discutir e apropriar-se dos conhecimentos sobre saúde no contexto esportivo
(EJAEF0410) Refletir e dialogar sobre a saúde enquanto uma questão econômica, política e social
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022