Esta aula pertence ao componente curricular de Arte, indicada para o 3º ano do Ensino Fundamental.
Você sabia que a milhares de anos os homens viviam em cavernas e abrigos, com o básico para a sobrevivência.
Nessa época (Pré-histórica) já existiam os desenhos.
Você sabia que os primeiros humanos já faziam desenhos nas paredes de cavernas? Esses desenhos, são chamados de arte rupestre. Eles são uma importante fonte de informação sobre a cultura e a vida dos nossos ancestrais.
Arte rupestre é o nome que se dá aos desenhos, pinturas e outros tipos de marcas feitas em grandes pedras, nas paredes de cavernas e outros lugares. É uma das formas de arte mais antigas da humanidade, com registros datados de mais de 40.000 anos atrás.
Os desenhos rupestres são encontrados em todo o mundo, mas são mais comuns em regiões de clima seco, onde as condições de preservação são melhores. No Brasil, a arte rupestre é encontrada em diversos locais, como o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, e o Parque Nacional Serra da Capivara, no Ceará.
Os desenhos rupestres são feitos de diversas maneiras, incluindo pintura, gravura e escultura. Os temas representados são variados, incluindo animais, plantas, figuras humanas, símbolos e padrões geométricos.
A arte rupestre é uma importante forma de arte que nos permite ter um vislumbre da imaginação e da criatividade dos primeiros humanos. É também um patrimônio cultural que deve ser preservado para as gerações futuras.
QUESTÃO 1
Identifique entre as imagens abaixo um desenho rupestre
QUESTÃO 2
Marque a alternativa correta.
Em qual das alternativas, há somente elementos que foram usados para fazer as pinturas nas rochas – Rupestres?
A) urucum, lápis de cor, tinta guache
B) água, pincel e folhas
C) ovos, giz e os dedos
D) sangue de animais, carvão e clara de ovo.
QUESTÃO 3
Marque a alternativa correta.
Arte rupestre pode ser encontrada em:
A) países chuvosos e frios
B) em todos os lugares
C) nos estados de Goiás, Piauí e Ceará do Brasil
D) não há arte rupestre no Brasil
QUESTÃO 4
Será que nós conseguimos fazer arte/desenhos parecidos com os que os homens das cavernas?
Vamos fazer de contas que vivemos na floresta e moramos em uma caverna.
Vamos desenhar uma aventura que tivemos e queremos deixar para todos verem.
Materiais: um pedaço de papelão, canetinhas e uma fita adesiva.
Vamos desenhar com o giz de cera, depois colocarmos a fita como borda e expor na sala para que todos os colegas consigam ver!
Outra possibilidade é esticar em uma parede um TNT e pintar com o giz de será no TNT esticado própria parede.
Ao final é importante ver os desenhos dos colegas e conversar com eles sobre.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre os desenhos rupestre acesse: Arte das cavernas. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Habilidades: Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterialProcessos de Criação: Criação e ressignificação em artesvisuais | (GO-EF03AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais. (GO-EF03AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade. |
Referências: | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). GOIÂNIA/GO: CONSED/ Undime goiás, 2018. disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24 de mar de 2022. Quasarte. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <http://quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acessado em: 26 de mar de 2022. MORAES, Denise. Arte das cavernas. disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9> Acessado em: 26 de mar de 2022. |