Esta aula pertence ao componente curricular de Arte, indicada para o 2º ano do Ensino Fundamental.
VOCÊ SABIA QUE POR MILHARES DE ANOS OS HOMENS VIVERAM EM CAVERNAS E ABRIGOS, COM O BÁSICO PARA A SOBREVIVÊNCIA?
ERA NECESSÁRIO CAÇAR PARA SE ALIMENTAR! NESSA ÉPOCA (PRÉ-HISTÓRICA) JÁ EXISTIAM OS DESENHOS. MAIS PRECISAMENTE OS DESENHOS RUPESTRES.
A ARTE RUPESTRE É O CONJUNTO DE PINTURAS, GRAVURAS E OUTROS TIPOS DE MARCAS FEITAS NAS PAREDES DE CAVERNAS E OUTROS ESPAÇOS NATURAIS. É UMA DAS FORMAS DE ARTE MAIS ANTIGAS DA HUMANIDADE, COM REGISTROS DATADOS DE MAIS DE 40.000 ANOS ATRÁS.
OS DESENHOS RUPESTRES SÃO ENCONTRADOS EM TODOS OS CONTINENTES, MAS SÃO MAIS ABUNDANTES EM REGIÕES DE CLIMA MAIS QUENTE E SECO COMO NO BRASIL. O CONTINENTE AFRICANO É O QUE POSSUI MAIS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EM RELAÇÃO A QUANTIDADE.
OS DESENHOS RUPESTRES SÃO REALIZADOS DE DIVERSAS MANEIRAS, INCLUINDO PINTURA, GRAVURA, ENTALHAMENTO E ESCULTURA. OS PIGMENTOS UTILIZADOS SÃO GERALMENTE NATURAIS, COMO OCRE, CARVÃO E HEMATITA.
QUESTÃO 1
IDENTIFIQUE ENTRE AS IMAGENS ABAIXO UM DESENHO RUPESTRE
QUESTÃO 2
OBSERVE A IMAGEM:
MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE A IMPAGEM
A) É UMA TELA
B) UM SALÃO DE FESTAS
C) UMA CAVERNA
D) UMA CASA COMUM
QUESTÃO 3
COMO INSTRUMENTO DE DESENHOS, OS HUMANOS PRIMITIVOS USAVAM
A) PINCEL
B) GIZ DE CERA
C) OSSOS
D) ÁGUA
QUESTÃO 4
SERÁ QUE NÓS CONSEGUIMOS FAZER ARTE/DESENHOS PARECIDOS COM OS DESENHADOS PELOS HOMENS DAS CAVERNAS?
VAMOS FAZER DE CONTAS QUE VIVEMOS NA FLORESTA E MORAMOS EM UMA CAVERNA.
VAMOS DESENHAR UMA AVENTURA QUE TIVEMOS E QUEREMOS DEIXAR PARA TODOS VEREM.
MATERIAIS: UM PEDAÇO DE PAPELÃO, GIZ DE CERA E UMA FITA ADESIVA.
VAMOS DESENHAR COM O GIZ DE CERA, DEPOIS COLOCARMOS A FITA COMO BORDA E EXPOR NA SALA PARA QUE TODOS OS COLEGAS CONSIGAM VER!
OUTRA POSSIBILIDADE É ESTICAR EM UMA PAREDE UM TNT E PINTAR COM O GIZ DE SERÁ NA PRÓPRIA SOBRE O TNT NA PAREDE.
AO FINAL É IMPORTANTE VER OS DESENHOS DOS COLEGAS E CONVERSAR COM ELES SOBRE.
SAIBA MAIS
EBC NA REDE. PIAUÍ ABRIGA RICA ARTE RUPESTRE. DISPONÍVEL EM: <https://www.youtube.com/watch?v=ByDjGDSK04M>. ACESSADO EM: 24, MAR, 2022.
PARA SABER MAIS SOBRE OS DESENHOS RUPESTRE ACESSE: ARTE DAS CAVERNAS. DISPONÍVEL EM: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9>
Autoria: | Ariadiny Cândido Morais |
Formação: | Pedagoga e Mestre em Educação |
Componente Curricular: | Arte |
Objetos: Contextos e Práticas: Patrimônio cultural material e imaterial Processos de Criação: Criação e a ressignificação em artes visuais | Habilidades: (GO-EF02AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e o repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, bem como reconhecer as suas heranças culturais. (GO-EF02AR05) Experimentar a criação e a ressignificação em artes visuais, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade, sentindo-se pertencente a esses espaços, respeitando os contextos afetivos, sociais e culturais de modo individual, coletivo e colaborativo. |
Referências | Documento Curricular para Goiás (DC-GO). GOIANIA/GO: CONSED/ Undime goiás, 2018. disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24 de mar de 2022. Quasarte. A importância da imagem no ensino da arte: Diferentes metodologias. Disponível em: <http://quasarte.blogspot.com/2007/06/importncia-da-imagem-no-ensino-da-arte.html#:~:text=Faz%2Dse%20imprescind%C3%ADvel%2C%20discutir%20e,de%20cada%20indiv%C3%ADduo%20em%20classe>. Acessado em: 26 de mar de 2022. MORAES, Denise. Arte das cavernas. disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=974&sid=9> Acessado em: 26 de mar de 2022. |