Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e Geografia, é destinada a estudantes de 3ª série da Educação de Jovens e Adultos.
Você sabia que na Língua Portuguesa temos três tipos de linguagens:
- Linguagem Verbal: formada por palavras, seja na escrita ou na fala.
- Linguagem Não-Verbal: linguagem que não contém palavras, (imagens, placas, desenhos, gestos, símbolos…)
- Linguagem Mista ou Híbrida: a linguagem verbal e não-verbal simultaneamente (ao mesmo tempo, imagens, símbolos e diálogos).
Questão 1
Em nosso cotidiano, estão presentes várias mensagens, algumas delas verbais e outras não verbais e às vezes mista.
Relacione as placas com as linguagens adequadas:
Imagens de Ariadiny Morais, 22 de mar de 2022
Questão 2
Complete a lista de acordo com as placas.
Imagens retiradas e montadas no Canva educacional em 23 de mar de 2022. Disponível em: <www.canva.com>
Questão 3
Nem sempre precisamos de palavras, para contar algo ou nos comunicarmos!
Veja a imagem abaixo e escreva (pode ser em seu caderno) em linguagem verbal o que foi possível você compreender na tirinha abaixo.
Questão 4
Outra maneira de nos comunicarmos de forma verbal em outra língua é pela Libras (Língua Brasileira De Sinais).
Consulte o alfabeto abaixo e tente por meio da língua de sinais dizer seu nome.
Fique a vontade para tentar representar outras palavras, mas atenção na Libras não dizemos tudo por meio do alfabeto, existem movimentos específicos para representar determinadas palavras, ações, objetos… Se ficou curioso pesquise sobre isso.
Imagem adaptada de Cultura Surda, disponível em: <https://culturasurda.net/2019/11/19/fonte-libras-2019/>
OBS: Sugerimos que haja um momento coletivo para ampliar esta atividade.
Saber Mais
Para saber mais sobre a Língua Brasileira de Sinais, consulte o Portal Libras em: <https://acervo.sead.ufes.br/materiais/artes/libras/alfabeto>
Componente Curricular | Língua Portuguesa e Geografia |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0104) Conhecer a linguagem verbal e não verbal do texto. (EAJALP0107) Conhecer os sentidos dos recursos gráfico-visuais, relacionados à linguagem verbal. (EAJALP0204) Diferenciar a linguagem verbal e não verbal no texto. (EAJAGE0101) Reconhecer-se como sujeito integrante do espaço vivido. |
Referências | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ Undime Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 22, mar, 2022. PORTAL LIBRAS. Acervo UFES. Disponível em: <https://acervo.sead.ufes.br/materiais/artes/libras/historia#conteudo> acessado em: 23 de mar de 2022. EDUCA+BRASIL. Linguagem Verbal e Não Verbal. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/linguagem-verbal-e-nao-verbal> acessado em: 23 de mar de 2022. |