You are currently viewing Língua Portuguesa – Denotação e conotação na linguagem de rua.

Língua Portuguesa – Denotação e conotação na linguagem de rua.

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.


FONTE: Pixabay.com. Disponível em:https://pixabay.com/pt/photos/coreto-goi%C3%A2nia-antigo-art-d%C3%A9co-1610330/  Acesso em 17 de Mar. de 2022.

DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO NA LINGUAGEM DE RUA

Você já deve ter observado que as palavras, em determinados contextos, ganham um sentido novo, um sentido figurado, diferente daquele que encontramos no dicionário. Esse novo sentido é carregado de valores afetivos, ideológicos ou sociais. Quando uma palavra aparece com significado restrito e com sentido comum, encontrado no dicionário, denominamos denotação. Agora, quando uma palavra aparece com significado amplo, dado pelo contexto, utilizada de modo artístico, criativo, expressivo, denominamos conotação. Tomando como princípio os diferentes sentidos da palavra, e a nossa relação com o mundo, denominamos também a linguagem de rua, que trata das marcas deixadas pelas ruas quando passamos, como os cartazes, os prédios, as casas,  as pichações, os grafites e inclusive o lixo.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

Para escrever com expressividade é muito importante saber quando uma palavra é usada seu sentido literal ou figurado, observe abaixo as expressões e marque a alternativa em que a palavra fogo foi usada de forma expressiva em seu sentido conotativo, ou seja, figurativo.

(A) O fogo do incêndio atingiu os animais do cerrado.

(B) Durante o espetáculo, o palco pegou fogo.

(C) A paixão é um fogo inexplicável.

(D) A rodovia estava em chamas, era fogo para todos os lados.


QUESTÃO 2

A denotação e a conotação também estão presentes na pintura, na propaganda, no teatro, no cinema e na música. Muitas vezes o conceito de uma palavra pode assumir novos significados dependendo do contexto. Aponte os possíveis significados das palavras abaixo, leve em consideração a forma como você as emprega em seu

seu dia a dia.

a) Legal

b) Gato

c) Cilada

d) Fera

e) Ligado

Fonte: Pxhere. Disponível em: <https://pxhere.com/pt/photo/1614421>. Acesso em: 17 de Mar. de 2022.

QUESTÃO 3

A linguagem de rua é uma grande descoberta da nossa identidade urbana, nossos comportamentos e expressividade. Muitas imagens podem provocar nossa curiosidade e claro a percepção também. Em seu bairro há alguma rua com muros pintados. Qual a mensagem ou reflexão esta pintura transmitiu para você?

Fonte: Commons.wikimedia. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Beco_da_Codorna_(4),_Goi%C3%A2nia,_outubro_de_2016.jpg>. Acesso em: 17 de Mar. de 2022.

QUESTÃO 4

A linguagem de rua é um universo único dentro da nossa cidade, capaz de revelar a nossa sensibilidade. Um claro exemplo de linguagem de rua é também uma forma de arte que se chama:

(A) Grafite

(B) Pintura

(C) Gravura

(D) Escultura


SAIBA MAIS

Com a intenção de abordar os assuntos: denotação, conotação e linguagem de rua assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre estes temas tão atuais da nossa Língua Portuguesa.

CANAL REGINA CACIA “Denotação, conotação e linguagem de rua.” disponível: https://www.youtube.com/watch?v=kL2u5CkdPxc4 acesso em 24 de mar de 2022

Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/


Autoria:Regina Cácia
Formação:Letras – Língua Portuguesa
Componente Curricular:Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:
(EJALP0525) Compreender e analisar os efeitos de sentido nos textos
decorrentes de fenômenos léxico-semânticos, tais como denotação/conotação, ambiguidade/duplo sentido e figuras de linguagem
   
Referencial teórico: BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. a ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 1999.
 
CÂMARA Jr., Joaquim Matoso. Contribuição à estilística portuguesa. 3. a ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1978.

 ILARI, Rodolfo. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo, 2001.