Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.
As grandezas e medidas são conceitos essenciais que desempenham um papel fundamental na ciência, matemática e em várias outras áreas de conhecimento. Elas nos permitem quantificar e expressar numericamente diversas características do mundo ao nosso redor.
Quando temos a capacidade de medir ou atribuir um valor numérico a algo, o chamamos de grandeza. Exemplos comuns de grandezas incluem comprimento, tempo, massa, temperatura e velocidade.
Cada grandeza possui unidades de medida específicas para expressá-las. Elas podem ser obtidas por meio de instrumentos de medição, como réguas, balanças, termômetros, relógios, entre outros. A precisão e a exatidão das medidas dependem da qualidade desses instrumentos e das técnicas utilizadas.
Unidades de medida de comprimento
As unidades de medida de comprimento são utilizadas para quantificar e expressar distâncias, extensões ou dimensões. Elas são usadas em várias áreas, desde a construção e engenharia até a ciência e o comércio.
Existem diferentes sistemas de unidades de medida de comprimento em todo o mundo. O Sistema Internacional de Unidades (SI) é amplamente adotado e baseia-se no metro (m) como unidade fundamental.
Os múltiplos e submúltiplos do metro são utilizados para expressar comprimentos maiores ou menores do que ele. Veja quais são eles:
- Quilômetro (km): Um quilômetro é igual a 1.000 metros. É utilizado para medir distâncias maiores, como a extensão entre cidades ou países.
- Hectômetro (hm): Um hectômetro equivale a 100 metros. É usado principalmente em áreas como agricultura e urbanismo para medir extensões de terras.
- Decâmetro (dam): Um decâmetro corresponde a 10 metros. É usado ocasionalmente em algumas aplicações práticas, como a medição de campos esportivos.
- Decímetro (dm): Um decímetro é igual a 0,1 metro. É uma unidade menos comum, mas às vezes utilizada para medições menores, como a altura de objetos.
- Centímetro (cm): Um centímetro equivale a 0,01 metro. É uma unidade bastante utilizada para medir dimensões menores, como a altura de uma pessoa ou o tamanho de objetos.
- Milímetro (mm): Um milímetro corresponde a 0,001 metro. É usado para medições muito pequenas, como a espessura de materiais ou componentes eletrônicos.
Unidades de medida de tempo
As unidades de medida de tempo são usadas para quantificar e expressar a duração, intervalos e sequências de eventos. Vejamos alguns exemplos de unidades de medida de tempo:
- Minuto (min): Um minuto equivale a 60 segundos. É comumente utilizado para medir intervalos curtos de tempo, como a duração de uma conversa ou o tempo necessário para realizar uma tarefa.
- Hora (h): Uma hora corresponde a 60 minutos ou 3.600 segundos. É uma unidade amplamente conhecida e utilizada para medir períodos maiores, como a duração de um filme ou a duração de um turno de trabalho.
- Dia (d): Um dia é igual a 24 horas ou 86.400 segundos. É usado para representar um ciclo completo de rotação da Terra, bem como a duração de um período de 24 horas.
- Semana (sem): Uma semana corresponde a 7 dias. É frequentemente utilizado para planejar atividades e agendas, principalmente em contextos pessoais ou empresariais.
Unidades de medida de temperatura
Unidades de medida de temperatura são usadas para medir o quão quente ou frio algo está. Elas nos ajudam a entender e falar sobre a temperatura.
Uma unidade de medida comum é o grau Celsius (°C). Nessa escala, 0°C é a temperatura em que a água congela e 100°C é a temperatura em que ela ferve, quando estamos ao nível do mar. O grau Celsius é muito usado em todo o mundo e você encontra essa escala nos termômetros comuns.
Relação entre capacidade e volume
O volume é usado para descrever a quantidade de espaço interno de um objeto, como uma caixa ou um recipiente. Ele é medido em unidades como centímetros cúbicos (cm³) e metros cúbicos (m³).
A capacidade, por sua vez, está relacionada à quantidade de substância que um recipiente pode armazenar. Ela é medida em unidades como litros (L) ou mililitros (mL).
Capacidade e volume estão relacionados, pois descrevem aspectos de espaço e quantidade em diferentes contextos.
Veja algumas relações entre as unidades de medida de capacidade e de volume:
- 1 decímetro cúbico (dm3) equivale a 1 litro (L)
- 1 metro cúbico (m3) ocupa o mesmo volume de 1000 litros (L)
- 1 centímetro cúbico (cm3) corresponde a 1 mililitro (mL)
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VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
Questão 1
Uma construção com formato retangular tem 600 cm de largura e 800 cm de comprimento. De acordo com essas informações responda:
- Qual é a figura que podemos fazer para representar essa construção?
- Qual o perímetro desse espaço em metros?
- Qual a área dessa construção em metros quadrados?
Questão 2
Um curso profissionalizante começa às 19:00, tem quatro aulas com duração de 45 minutos e um intervalo de 15 minutos entre a segunda e a quarta aula. Qual é o horário final dessas aulas?
(A) 22:15
(B) 22:00
(C) 22:30
(D) 22:45
Questão 3
No dia 27 de março de 2022 a temperatura máxima prevista para Goiânia foi de 32º e mínima de 21º. Então qual foi a variação de temperatura nesse dia?
Questão 4
Uma caixa d’água com capacidade para 1000 dm3 estava com um quarto de água. Quantos litros faltam para que ela fique cheia novamente?
Disponível em: < https://canva.me/WrrMlOGkFob > Acesso em 21, março. 22
(A) 250 mL
(B) 350 mL
(C) 450 mL
(D) 750 mL
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias |
Formação: | Licenciada em Matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF06MA24) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento. (EF06MA29) Analisar e descrever mudanças que ocorrem no perímetro e na área de um quadrado ao se ampliarem ou reduzirem, igualmente, as medidas de seus lados, para compreender que o perímetro é proporcional à medida do lado, o que não ocorre com a área. |
Descritores: | D15 – Resolver problema envolvendo relações entre diferentes unidades de medida |