ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO 2º PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
IDEIA DE FRAÇÃO E FRAÇÕES UNITÁRIAS
A PALAVRA FRAÇÃO TEM ORIGEM NO LATIM, FRACTUS, QUE SIGNIFICA “QUEBRADO”, “PARTIDO”. DIVIDIR EM PARTES IGUAIS PARECE SER JUSTO E ADEQUADO EM MUITAS SITUAÇÕES. NA MATEMÁTICA, A FRAÇÃO É UMA REPRESENTAÇÃO DA PARTE DE UM TODO NUMA DIVISÃO EM PARTES IGUAIS. OBSERVE:
O DENOMINADOR REPRESENTA EM QUANTAS PARTES O OBJETO SERÁ DIVIDIDO. O NUMERADOR INDICA QUANTAS PARTES DO TOTAL SERÃO UTILIZADAS OU TOMADAS.
FRAÇÕES UNITÁRIAS:
AS FRAÇÕES COM NUMERADOR IGUAL A 1 SÃO CHAMADAS DE FRAÇÕES UNITÁRIAS. VEJA ALGUMAS DESSAS FRAÇÕES:
NA PRÁTICA, EM QUE SITUAÇÕES É PRECISO DETERMINAR PARTE DO TODO? VEJAMOS ALGUMAS:
I – MEIO COMPRIMIDO DE 20MG É O MESMO QUE
20: 2 = 10MG
II – UM TERÇO DO SALÁRIO COMO ABONO DE FÉRIAS. SALÁRIO DE R$3.600,00, O ABONO SERÁ DE
R$ 3.600 : 3 = R$ 1.200
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
OBSERVE AS FRAÇÕES REPRESENTADAS A SEGUIR.
REESCREVENDO AS FRAÇÕES ORDEM CRESCENTE (DA MENOR PARA MAIOR), O CORRETO É
(A) 1/3
(B) 1/2
(C) 1/5
(D) 1/10
QUESTÃO 2:
LEIA A RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE:
3 OVOS
2 XÍCARAS DE CHÁ DE AÇÚCAR
2 COLHERES DE SOPA DE MANTEIGA
300 ML DE LEITE
3 XÍCARAS DE CHÁ DE FARINHA DE TRIGO
1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM PÓ.
AGORA RESPONDA:
A) PARA FAZER METADE DA RECEITA, QUANTAS XÍCARAS DE AÇÚCAR SERÃO NECESSÁRIAS?
B) PARA FAZER A TERÇA PARTE DA RECEITA, QUANTOS OVOS SERÃO NECESSÁRIOS?
C) A QUANTOS ML CORRESPONDE A DÉCIMA PARTE DE 300ML DE LEITE?
QUESTÃO 3:
LEIA A NOTÍCIA EM DESTAQUE NA IMAGEM.
A EXPRESSÃO “UM EM CADA QUATRO” NA FORMA DE FRAÇÃO É IGUAL A
(A) 1/4
(B) 2/4
(C) 3/4
(D) 4/4
QUESTÃO 4:
UM TRABALHADOR TEM SALÁRIO DE R$ 2.700,00. NAS FÉRIAS RECEBERÁ 1/3 DO SALÁRIO COMO ABONO. QUAL SERÁ O VALOR DESSE ABONO?
SAIBA MAIS:
NESSA ATIVIDADE, A REVISÃO FOI SOBRE A IDEIA DE FRAÇÃO. ESTA É FORMADA POR DOIS NÚMEROS, UM DELES É O NUMERADOR NA PARTE DE CIMA DA FRAÇÃO, INDICA PARTES TOMADAS. JÁ O NÚMERO DE BAIXO É O DENOMINADOR QUE INDICA QUANTAS PARTES SERÃO UTILIZADAS.
ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA QUE FALA DESSE ASSUNTO.
AUTORIA | CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTE CURRICULAR | OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO |
MATEMÁTICA | (EJAMA0210) Reconhecer a utilização de números racionais (razão entre dois números inteiros), na forma fracionária e/ou decimal, como unidades de medida menores do que uma unidade. (EJAMA0211) Ler e escrever números racionais, representados na forma fracionária e/ou decimal. |
GEOGRAFIA | (EAJAGE0119) Entender a questão do idoso no mercado de trabalho, do emprego formal e informal, emprego e subemprego, bem como as leis trabalhistas que envolvem. |
REFERENCIAL TEÓRICO | PONTOTEL, Entenda o que caracteriza uma relação de trabalho, quais são os tipos e o que diz a CLT!, URL https://www.pontotel.com.br/relacao-de-trabalho/, consultado em 4/03/2022. BRASIL, CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988. URL http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm, consultado em 24/03/2022. CELESTINO, KAMILA GONÇALVES. As frações em algumas civilizações antigas.. UNICENTRO. Encontro Paranaense de Educação Matemática. URL http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XIV_EPREM/paper/viewFile/157/205, consultado em 24/03/2022. |