Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes da 5º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
FEUDALISMO
A Idade Média compreende o período da história da Europa que vai do século V ao XV. Esta época iniciou-se com a queda do império romano e a fragmentação do território.
O território que hoje chamamos de Europa passou por um processo de ruralização, ou seja, o desenvolvimento de um modo de vida rural em detrimento das cidades. Formou-se uma cultura permeada de elementos das tradições romanas e germânicas.
Feudalismo
O feudalismo foi o sistema de organização econômica e social que se desenvolveu e tornou-se predominante durante a Idade Média. Para entendê-lo é preciso conhecer o significado da palavra feudo.
O historiador Marc Bloch disse que:
Quem dizia feudo dizia bem concedido em troca, fundamentalmente, não de obrigações de pagar…, mas de obrigações de fazer. Mais concretamente, para que houvesse feudo, não bastava que os serviços constituíssem o encargo principal do bem. Era preciso ainda que eles comportassem um elemento muito preciso de especialização profissional e também de individualização.
BLOCH, 2001, P. 192.
O bem dado em troca criava um vínculo entre dois homens, uma relação de obrigação de um para com o outro.
Uma terra podia ser dada a um senhor na condição que ele governasse outros foreiros; a um pintor que em troca deveria decorar a igreja dos religiosos seus senhores; a um carpinteiro ou ourives e estes em troca colocavam sua arte à disposição do senhor; a um padre em retribuição pela assistência das almas; ou a um vassalo companheiro armado e guerreiro.
Essa forma econômica criava uma relação social baseada na dependência pessoal.
Ser ‘o homem’ de outro homem: no vocabulário feudal, não existia aliança de palavras mais difundida do que esta, nem mais rica de sentido. Comum aos falares românicos e germânicos, servia para exprimir a dependência pessoal, em si. E isto, fosse qual fosse, aliás, a natureza jurídica exacta do vínculo e sem ter em conta qualquer distinção de classe. O conde era ‘o homem’ do rei, tal como o servo o era do senhor da sua aldeia… apesar do abismo entre as camadas sociais, a acentuação exercia-se sobre o elemento fundamental comum: a subordinação de indivíduo a indivíduo.
BLOCH, 2001. p. 169.
Descentralização do poder
O principal desdobramento político do feudalismo foi a descentralização do poder, ou seja, em vez de um Estado centralizado governando um território, houve uma fragmentação do mando. As relações eram essencialmente pessoais, então o poder era exercido por indivíduos de forma pessoal. Os senhores feudais acabaram assumindo a condição de comando dentro de seus domínios. Por isso, costuma-se dizer que, nesta época, o poder se fragmentou – houve uma descentralização política.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Marque a opção que define corretamente o feudo de acordo com o historiador Marc Bloch.
(A) O feudo era uma obrigação que uma pessoa contraía ao adquirir um bem que desejava.
(B) O feudo era um bem concedido em troca que criava um vínculo de obrigação entre duas pessoas.
(C) O feudo era uma terra concedida a uma pessoa que passava a ser chamada de senhor feudal.
(D) O feudo era uma noção de ordem econômica muito bem definida mas que as pessoas não praticavam.
QUESTÃO 2
“Ser ‘o homem’ de outro homem: no vocabulário feudal, não existia aliança de palavras mais difundida do que esta, nem mais rica de sentido” (BLOCH, 2001. p. 169).
Para o historiador Marc Bloch, o principal significado da expressão “ser o homem de outro homem”, no feudalismo, era:
(A) Exprimia a dependência pessoal.
(B) Demonstrava o abismo entre as camadas sociais.
(C) Falava das relações homoafetivas.
(D) Expunha a natureza jurídica do vínculo.
QUESTÃO 3
Explique de que forma o sistema econômico e social baseado no feudo levou à descentralização política.
QUESTÃO 4
O feudo foi a base a partir da qual o feudalismo se desenvolveu. Ou seja, temos aí um tipo de relação econômica e social entre as pessoas da qual se origina todo um sistema. Pensando nisso, faça uma comparação do feudalismo com o sistema econômico predominante hoje, deixando claro o tipo de relação fundamental a partir da qual o sistema em que vivemos se baseia.
Saiba mais
Idade Média
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0430) Compreender a descentralização política no mundo feudal. |
Referencial teórico: | BLOCH, Marc. A sociedade feudal. Tradução Emanuel Lourenço Godinho. Lisboa: Edições 70, 2001. |