Esta proposta de atividade de História é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos-EJA
POVOS INDÍGENAS EM GOIÁS
Bandeirantes paulistas, vindos do sul, e missionários jesuítas, vindos do norte, mapearam o território goiano no século XVII. Com a descoberta do ouro, fundou-se o arraial de Sant’Ana, nas cabeceiras do Rio Vermelho, afluente do Araguaia. Após a instalação da Capitania de Goiás, em 1749, teve início a política de aldeamentos, caracterizada pelo alojamento e catequização dos indígenas da região.
A seguir, três povos que habitavam o território da Capitania de Goiás.
Avá-Canoeiro
Trata-se de um dos povos mais resistentes ao contato com os não-indígenas. Os primeiros contatos se deram na segunda metade do século XVIII. Originalmente, viviam na região do alto Tocantins. Com o contato houve uma separação em dois grupos: a maior parte migrou para a região do médio Araguaia, enquanto outra parte permaneceu.
A organização social é indissociável da mitologia. E a resistência à mudança social imposta se deu principalmente pela religião associada ao xamanismo e a um discurso mítico. Segundo ele, o território com o qual mantêm vínculo afetivo e histórico é onde o xamã vê os mortos que carregam o terror vivido durante o processo de caça aos índios.
Também demonstram continuidade com os antepassados por meio da relação com os recursos naturais. Duas características distinguem este de outros povos: a filiação linguística e a floresta como seu habitat. A floresta, neste caso, inclui diversos tipos de cobertura vegetal e tem importância tanto econômica quanto simbólica. Suas fontes de alimentos mais importantes são a agricultura e a caça.
Javaé
Os Javaé habitam o vale do rio Araguaia em seu curso médio, principalmente na Ilha do Bananal. Os rios Jaburu e Riozinho atuam como limites naturais entre o território Karajá, a oeste, e o Javaé, a leste.
O território habitado por esse povo incluía originalmente áreas dentro e fora da Ilha do Bananal.
Até meados do século XX, os Javaé e Karajá mantinham uma moradia baseada na alternância entre as aldeias de inverno, situadas em locais mais altos e secos, e os acampamentos de verão, mais dispersos, situados nas praias surgidas à medida que a água do rio seca.
O principal critério para a construção de aldeias é a proximidade de cursos de água ricos em peixes e tartarugas. A pesca, principal fonte de alimentação, é praticada o ano inteiro.
Karajá
O rio Araguaia é um eixo de referência mitológica e social dos Karajá. Seu território está na Ilha do Bananal. As aldeias ficam próximas aos lagos e afluentes do Araguaia e do rio Javaés e no interior da ilha. Cada aldeia demarca internamente espaços culturais e tem seu território de pesca, caça e práticas culturais.
O contato com a sociedade brasileira se deu em duas frentes. Através das missões jesuítas da província do Pará, a partir do século XVII, e das bandeiras paulistas, no século XVIII.
A unidade básica da organização social e política é a aldeia. O poder é exercido pelos homens não sendo raro as rivalidades entre facções em disputa pelo poder político da aldeia.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Um modo como os Avá-Canoeiro reproduzem sua tradição é pela atribuição do nome de cada pessoa.
“As práticas relativas ao ato de doar e receber nomes têm um alcance social e cultural muito mais vasto do que o objetivo imediato de individualizar uma pessoa. Por meio dos nomes transmitidos através das gerações…, as sociedades indígenas… conectam os vivos com os mortos, os recém-nascidos com um grupo familiar mais extenso, fornecem uma persona ou um papel cerimonial pré-estabelecido a uma pessoa ou estabelecem contrastes sociais entre grupos, atuando como mecanismos classificatórios, entre outras funções” (RODRIGUES, 2022a).
Faça uma comparação entre a atribuição de nomes para as pessoas na cultura Avá-Canoeiro e a nossa. Quais as funções dos nomes em nossa cultura? Quais as diferenças em relação a esta cultura indígena?
QUESTÃO 2
“Os principais critérios de localização das aldeias dos três povos falantes da língua Karajá [Javaé, Karajá e Xambioá] relacionam-se intimamente com o regime anual de inundações periódicas do vale do Araguaia e com os padrões de subsistência mais adequados às características ambientais próprias da região” (RODRIGUES, 2022b).
Quais são os critérios de localização da sua moradia? Compare-os com os desses povos indígenas.
QUESTÃO 3
Os Avá-Canoeiros é um dos povos mais resistentes ao contato com os não-indígenas. Entre os principais fatores que explicam esta resistência estão:
(A) O discurso mítico e o xamã que vê os mortos.
(B) O xamanismo e a separação em dois grupos.
(C) A filiação linguística e a agricultura.
(D) A religião e a floresta como seu habitat.
QUESTÃO 4
Marque a alternativa correta sobre a relação dos Javaé e Karajá com o rio Araguaia.
(A) O rio Araguaia é fonte de problemas, por causa de suas cheias os povos precisam se mudar todo ano.
(B) O rio Araguaia é um eixo de referência mitológica e social, além de ser fonte de alimentos.
(C) O rio Araguaia não tem nenhuma importância, servindo apenas como uma bela paisagem.
(D) O rio Araguaia é um elemento da geografia local interferindo diretamente na vida dos povos da região.
Saiba mais
Lei 11.645 e lei 10.639
Autoria: | Anísio José Pereira Filho |
Formação: | História |
Componente Curricular: | História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAHI0304) Identificar o tipo de organização social e econômica dos primeiros agrupamentos humanos no território goiano e as diferenças étnicas e culturais entre as nações indígenas. |
Referencial teórico: | LIMA FILHO, Manuel Ferreira. Karajá [verbete]. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Karaj%C3%A1> acesso em 21, mar. 2022. RODRIGUES, Patrícia de Mendonça. Avá-canoeiro [verbete]. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Av%C3%A1-Canoeiro> acesso em 21, mar. 2022a. ______. Javaé [verbete]. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Java%C3%A9> acesso em 21, mar. 2022b. |