ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM GEOGRAFIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
JOGOS DOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS
OS JOGOS SÃO UMA INVENÇÃO DA HUMANIDADE E FREQUENTEMENTE SÃO UTILIZADOS COMO UMA FORMA DE DIVERSÃO. ENTRETANTO, PARA CERTOS GRUPOS, COMO OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS, ESSAS PRÁTICAS CORPORAIS SÃO INTEGRADAS NA ROTINA DA COMUNIDADE E SÃO MAIS DO QUE MERAS OPÇÕES DE LAZER – SÃO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE FAZEM PARTE DE UM CONTEXTO SOCIAL MAIS ABRANGENTE. UM EXEMPLO DESSES POVOS SÃO OS INDÍGENAS, QUE POSSUEM DIVERSOS JOGOS, INCLUINDO O “CAMA DE GATO”, EM QUE FIGURAS QUE REPRESENTAM OBJETOS OU ELEMENTOS DO COTIDIANO SÃO CRIADAS A PARTIR DE FIOS.
QUESTÃO 1
OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO GRUPOS ÉTNICOS E CULTURAIS QUE MANTÊM PRÁTICAS, CONHECIMENTOS E COSTUMES ANCESTRAIS, TRANSMITIDOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO, E QUE POSSUEM FORTE VÍNCULO COM SEUS TERRITÓRIOS DE ORIGEM. ESSES GRUPOS INCLUEM
(A) QUILOMBOLAS E CIGANOS.
(B) NEGROS E IMIGRANTES.
(C) RIBEIRINHOS E INDÍGENAS.
(D) REFUGIADOS E PESCADORES.
QUESTÃO 2
OS JOGOS SÃO UMA CRIAÇÃO DA HUMANIDADE. PARA ALÉM DE LAZER, ELES SÃO VISTOS PELOS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS COMO UMA
(A) OBRIGAÇÃO.
(B) MANIFESTAÇÃO CULTURAL.
(C) PUNIÇÃO.
(D) FORMA DE TRABALHO.
QUESTÃO 3
DENTRE OS JOGOS QUE VOCÊ CONHECE, PRATICOU E PRATICA, PESQUISE ALGUM CUJA ORIGEM É INDÍGENA. DEPOIS, PESQUISE SOBRE ELE, CONFORME O ROTEIRO ABAIXO:
NO FINAL, ESTE MATERIAL PODERÁ SER ORGANIZADO EM FORMATO DE LIVRO E FICARÁ DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA DA ESCOLA. BOM TRABALHO!
QUESTÃO 4
VIVENCIE O JOGO “CAMA DE GATO”. REGISTRE, POR DESENHOS OU PELO CELULAR, AS IMAGENS QUE CONSEGUIU FORMAR.
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE OS POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS E SUAS PRÁTICAS CORPORAIS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Geografia |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0201) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EJAGE0201) Identificar os diferentes povos e comunidades tradicionais brasileiros seus modos de vida em lugares distintos, com ênfase no território goiano. |
Referências | BERSA, Aline. Na semana dos Povos Indígenas, vamos conhecer um pouco mais sobre a influência cultural indígena no nosso cotidiano. TV Liberal. Disponível em https://redeglobo.globo.com/pa/tvliberal/noticia/na-semana-dos-povos-indigenas-vamos-conhecer-um-pouco-mais-sobre-a-influencia-cultural-deles-no-nosso-cotidiano.ghtml. Acesso em 27 de março de 2022. BRASIL, Ministério da Cidadania. Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília: MDS, 2007. Disponível em http://mds.gov.br/assuntos/seguranca-alimentar/direito-a-alimentacao/povos-e-comunidades-tradicionais. Acesso em 27 de março de 2022. CARVALHO, Leandro. Heranças culturais indígenas. PrePara Enem. Disponível em https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/herancas-culturais-indigenas.htm. Acesso em 27 de março de 2022. CONEXÃO ESCOLA. Geografia – Povos e comunidades tradicionais. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/eaja/geografia-povos-e-comunidades-tradicionais. Acesso em 27 de março de 2022. REDAÇÃO. Lenda do açaí. Portal Amazonia. Disponível em https://portalamazonia.com/amazonia-az/letra-l/lenda-do-acai. Acesso em 05 de janeiro de 2023. SUPORTE GEOGRÁFICO. Base Nacional Comum Curricular – Educação Física. Disponível em https://suportegeografico77.blogspot.com/2018/07/base-nacional-comum-curricular-educacao.html. Acesso em 27 de março de 2022. TERRITÓRIO DO BRINCAR. Figuras de barbante. YouTube. Disponívem em https://www.youtube.com/playlist?list=PL1IlaKMcWzexrTMjEVd-FAzhACHYz_GmJ. Acesso em 05 de janeiro de 2023. |