ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ESPORTE E VALORES SOCIAIS
OS ESPORTES SÃO PRÁTICAS CORPORAIS COMPETITIVAS REGIDAS POR UM CONJUNTO DE REGRAS FORMAIS INSTITUCIONALIZADAS POR ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS. ELES DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, PROMOVENDO NÃO APENAS A SAÚDE FÍSICA E MENTAL, MAS TAMBÉM A CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE VALORES SOCIAIS.
A PRÁTICA ESPORTIVA ENGLOBA DIVERSOS ASPECTOS QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL DOS INDIVÍDUOS. DURANTE A PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES ESPORTIVAS, SÃO TRABALHADOS VALORES COMO DISCIPLINA, COOPERAÇÃO, PERSEVERANÇA, SOLIDARIEDADE, ENTRE OUTROS. ESSES VALORES SÃO ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES, RESPONSÁVEIS E COMPROMETIDOS COM O BEM-ESTAR COLETIVO.
ALÉM DISSO, O ESPORTE DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO SOCIAL. ELE OFERECE OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO A PESSOAS DE DIFERENTES ORIGENS, CULTURAS, IDADES E CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS. AO REUNIR INDIVÍDUOS EM TORNO DE UMA PRÁTICA ESPORTIVA, O ESPORTE ESTABELECE UM VÍNCULO QUE PROMOVE A INTERAÇÃO, O DIÁLOGO E A FORMAÇÃO DE LAÇOS DE AMIZADE E RESPEITO MÚTUO.
AO PROMOVER VALORES COMO FAIR PLAY, RESPEITO ÀS REGRAS E ESPÍRITO ESPORTIVO, O ESPORTE CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SOLIDÁRIA E INCLUSIVA. ATRAVÉS DO ESPORTE, AS PESSOAS APRENDEM A LIDAR COM DESAFIOS, A SUPERAR OBSTÁCULOS E A TRABALHAR EM EQUIPE, HABILIDADES QUE SÃO TRANSFERÍVEIS PARA DIFERENTES ASPECTOS DA VIDA.
QUESTÃO 1
UM DOS VALORES SOCIAIS MAIS IMPORTANTES DO SER HUMANO E QUE TEM GRANDE IMPORTÂNCIA NOS ESPORTES E DEMAIS RELAÇÕES INTERPESSOAIS É O
(A) RECALQUE.
(B) RELEVO.
(C) RESPEITO.
(D) REPRISE.
QUESTÃO 2
FAIR PLAY É CONSIDERADO O PRINCIPAL VALOR DO ESPORTE MODERNO. ELE SIGNIFICA JOGO
(A) LEVE.
(B) LIVRE.
(C) LINDO.
(D) LIMPO.
QUESTÃO 3
O VALOR SOCIAL QUE SE EXPRESSA DENTRO E FORA DO ESPORTE, QUE DEVE SER EXERCIDO, PRINCIPALMENTE, NOS MOMENTOS DE DERROTA E DE SOFRIMENTO DO OUTRO É O/A
(A) SONETO.
(B) SOLIDARIEDADE.
(C) SOBERBA.
(D) SOLIDÃO.
QUESTÃO 4
A EXPRESSÃO FAIR PLAY VAI ALÉM DO CONTEXTO ESPORTIVO, SENDO APLICADA EM DIVERSAS ÁREAS DA SOCIEDADE, E ADQUIRIU O SIGNIFICADO DE ADOTAR UMA CONDUTA EM CONFORMIDADE COM PADRÕES ÉTICOS, SOCIAIS E MORAIS. AGORA É COM VOCÊ! PENSE, EM SITUAÇÕES REAIS, E REGISTRE EM SEU CADERNO, ATITUDES QUE POSSAM SER APLICADAS NA SUA VIDA, PARA QUE VOCÊ TENHA “UM JOGO LIMPO” NAS RELAÇÕES COM OS OUTROS.
QUESTÃO 5
O ESPORTE É UM FENÔMENO CULTURAL QUE POSSUI UM CÓDIGO ÉTICO A SER SEGUIDO, SENDO O RESPEITO UM DE SEUS FUNDAMENTOS ESSENCIAIS. INFELIZMENTE, ESSES VALORES NEM SEMPRE SÃO OBSERVADOS, HAVENDO AINDA HOJE INÚMERAS MANIFESTAÇÕES DE VIOLÊNCIA CONTRA INDIVÍDUOS NEGROS DURANTE AS PRÁTICAS ESPORTIVAS. ESSAS ATITUDES DESRESPEITAM A DIVERSIDADE, IGNORANDO AS DIFERENÇAS COMO ELEMENTOS INTRÍNSECOS DE QUALQUER GRUPO. SOBRE ESSE ASSUNTO, EXPONHA SUA OPINIÃO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM ACRÓSTICO, USANDO A PALAVRA DIVERSIDADE. LEMBRE-SE! ACRÓSTICO É A CRIAÇÃO DE NOVAS PALAVRAS OU FRASES A PARTIR DAS LETRAS INICIAIS, INTERMEDIÁRIAS OU FINAIS DE UMA PALAVRA JÁ FORMADA.
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I
V
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SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE FAIR PLAY, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJACI0116) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças. |
Referências | SÉRGIO, M. O espírito desportivo: uma questão de ética. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, São Paulo, v.11, n.3. p.201-205, 1990. COSTA, Lamartine P. Lazer, espaço urbano e tranversalidade. In: CARVALHO, J. E. (Org). Lazer no espaço urbano. Curitiba: Editora Universidade Champagnat, 2006. p. 113-116. |