You are currently viewing Cora Coralina

Cora Coralina

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História, é destinada a estudantes de 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos.

Sedida Pelo Museu Casa De Cora Coralina

NESTA ATIVIDADE VAMOS CONTINUAR FALANDO DE CORA CORALINA.

DESTA VEZ VAMOS TRABALHAR COM OUTRA DOBRA E CONHECER MAIS UM POUCO SOBRE ELA.

VOCÊ SABIA QUE CORA TEVE SEU PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO EM 1965, QUANDO A AUTORA TINHA 75 ANOS?

E QUE TEM COMO OBJETO DE ESCRITA A VIDA COTIDIANA E A CULTURA GOIANA?

QUESTÃO 1

VAMOS LER COLETIVAMENTE? 

ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE 

REFLETINDO SOBRE O TEXTO

OBS. SE HOUVER PALAVRAS NO TEXTO DESCONHECIDAS VAMOS PESQUISAR SOBRE ELAS.

A – DEPOIS QUE LEMOS, VAMOS OBSERVAR QUEM É A AUTORA E QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE? 

B – POR FIM, VAMOS DIALOGAR/REFLETIR UM POUCO SOBRE A LEITURA QUE FIZEMOS E O QUE NOS CHAMOU MAIS A ATENÇÃO NA LEITURA.

QUESTÃO 2

ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE 

AGORA QUE REFLETIMOS E COMPREENDEMOS MELHOR O POEMA, VAMOS PREENCHER AS LACUNAS E REESCREVER AS PALAVRAS ADEQUADAMENTE DO POEMA DE CORA.

QUESTÃO 3

ATIVIDADE INDICADA PARA 2ª SÉRIE 

COM PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO. VAMOS DESCOBRIR DE OLHO NAS LISTAS DE PALAVRAS E SEUS NÚMEROS, QUAL O LOCAL ADEQUADO DE CADA PALAVRA.

QUESTÃO 4

ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE 

CAMINHADO PARA O FIM DE NOSSA ATIVIDADE, VAMOS VER O VÍDEO A SEGUIR E OBSERVAR COM ATENÇÃO.

Canal Cine 81 – “Museu Casa de Cora Coralina”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qu5nJEKM0h8>

QUESTÃO 5

ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª SÉRIE 

PARA FINALIZAR, REGISTRE EM FORMA DE LISTA, PALAVRAS QUE LHE CHAMOU A ATENÇÃO DURANTE A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO. 

QUESTÃO 5

ATIVIDADE INDICADA PARA 2ª SÉRIE 

DEPOIS DE CONHECER MAIS DE CORA E SEUS POEMAS, É  A SUA VEZ DE CRIAR UM VERSO COM RIMA, PODE SER DE ALGO QUE VIVE OU VIVEU. 

PARA SABER MAIS

Canal Ariadiny Candido – “Cora Coralina”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_yzRlIYMxTs>

Para conhecer mais de Cora Coralina e a Cidade de Goiás, visite o  Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>


Componente CurricularLíngua Portuguesa e História 
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento(EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética
(EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
(EAJALP0113) Analisar, coletivamente, a inferência como uma estratégia de leitura básica
(EAJALP0270) Valorizar as diferenças culturais, regionais, sociais, etárias e de gênero durante a exposição oral.
(EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil
(EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito.
Referências GOIÂNIA. Secretária Municipal de Educação e Esporte – Gereja. Matriz Estruturante Eja. 2022
Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em 08 de mar de 2022