Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História, é destinada a estudantes de 1ª e 2ª série da Educação de Jovens e Adultos.
NESTA ATIVIDADE VAMOS CONTINUAR FALANDO DE CORA CORALINA.
DESTA VEZ VAMOS TRABALHAR COM OUTRA DOBRA E CONHECER MAIS UM POUCO SOBRE ELA.
VOCÊ SABIA QUE CORA TEVE SEU PRIMEIRO LIVRO PUBLICADO EM 1965, QUANDO A AUTORA TINHA 75 ANOS?
E QUE TEM COMO OBJETO DE ESCRITA A VIDA COTIDIANA E A CULTURA GOIANA?
QUESTÃO 1
VAMOS LER COLETIVAMENTE?
ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE
REFLETINDO SOBRE O TEXTO
OBS. SE HOUVER PALAVRAS NO TEXTO DESCONHECIDAS VAMOS PESQUISAR SOBRE ELAS.
A – DEPOIS QUE LEMOS, VAMOS OBSERVAR QUEM É A AUTORA E QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE?
B – POR FIM, VAMOS DIALOGAR/REFLETIR UM POUCO SOBRE A LEITURA QUE FIZEMOS E O QUE NOS CHAMOU MAIS A ATENÇÃO NA LEITURA.
QUESTÃO 2
ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE
AGORA QUE REFLETIMOS E COMPREENDEMOS MELHOR O POEMA, VAMOS PREENCHER AS LACUNAS E REESCREVER AS PALAVRAS ADEQUADAMENTE DO POEMA DE CORA.
QUESTÃO 3
ATIVIDADE INDICADA PARA 2ª SÉRIE
COM PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO. VAMOS DESCOBRIR DE OLHO NAS LISTAS DE PALAVRAS E SEUS NÚMEROS, QUAL O LOCAL ADEQUADO DE CADA PALAVRA.
QUESTÃO 4
ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª E 2ª SÉRIE
CAMINHADO PARA O FIM DE NOSSA ATIVIDADE, VAMOS VER O VÍDEO A SEGUIR E OBSERVAR COM ATENÇÃO.
QUESTÃO 5
ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª SÉRIE
PARA FINALIZAR, REGISTRE EM FORMA DE LISTA, PALAVRAS QUE LHE CHAMOU A ATENÇÃO DURANTE A INTERPRETAÇÃO DO TEXTO.
QUESTÃO 5
ATIVIDADE INDICADA PARA 2ª SÉRIE
DEPOIS DE CONHECER MAIS DE CORA E SEUS POEMAS, É A SUA VEZ DE CRIAR UM VERSO COM RIMA, PODE SER DE ALGO QUE VIVE OU VIVEU.
PARA SABER MAIS
Para conhecer mais de Cora Coralina e a Cidade de Goiás, visite o Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>
Componente Curricular | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética (EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. (EAJALP0113) Analisar, coletivamente, a inferência como uma estratégia de leitura básica (EAJALP0270) Valorizar as diferenças culturais, regionais, sociais, etárias e de gênero durante a exposição oral. (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil (EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito. |
Referências | GOIÂNIA. Secretária Municipal de Educação e Esporte – Gereja. Matriz Estruturante Eja. 2022 Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em 08 de mar de 2022 |