You are currently viewing Arte – Cidade de Goiás e Cora Coralina

Arte – Cidade de Goiás e Cora Coralina

Esta proposta de atividade de Arte, é destinada a estudantes de 5º ano do Ensino Fundamental.

Ponte da Lapa com casa de Cora Coralina, Antônio Ricardo Gomes de Souza, 2014, Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ponte_da_Lapa_com_casa_de_Cora_Coralina_em_destaque.jpg>

Você conhece a Cidade de Goiás e sua cultura?

Sabia que a cidade tem muitos museus, inclusive um museu de Arte Sacra?

Podemos dizer que a Cultura Goiana, perpassa em grande parte a Cultura Vilaboense.

Vamos explorar um pouco?

Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, também conhecida pelo pseudônimo de Cora Coralina (1889-1985), foi uma notável escritora e poetisa goiana, além de renomada doceira vilaboense. Sua rica obra literária é um reflexo autêntico da vida cotidiana no interior do Brasil, com foco especial na região de Goiás, onde passou a maior parte de sua existência.

Entre as obras mais destacadas de Cora Coralina estão “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, “Meu Livro de Cordel” e “Vintém de Cobre: ​​Meias Confissões de Aninha”. Além de sua contribuição significativa para a literatura, Cora Coralina também deixou seu legado na culinária, uma vez que trabalhou como doceira. Essa experiência influenciou sua poesia, enriquecendo-a com elementos gastronômicos presentes em seus poemas e contos.

Apesar de suas múltiplas facetas, como poetisa e doceira, Cora Coralina só recebeu reconhecimento póstumo. Ela foi agraciada com diversos prêmios e honrarias tanto no Brasil quanto no exterior, solidificando seu lugar como uma figura imortal na cultura brasileira.

A relação entre poesia, arte e culinária é evidente na vida e obra de Cora Coralina. A poesia e a arte, como formas de expressão profundas, juntas a capacidade de transcender barreiras temporais e culturais, permitindo-nos mergulhar em diferentes realidades. A estética presente na poesia e na arte convida-nos a apreciar as nuances da vida, uma característica também evidente na culinária, que valoriza a beleza nas coisas simples do cotidiano.

Assim, podemos afirmar com certeza que Cora Coralina não foi apenas uma poetisa extraordinária, mas também uma artista completa, imortalizada por suas contribuições literárias e pela doçura de sua visão única do mundo.

Questão 1

Qual é o pseudônimo pelo qual a escritora e poetisa goiana Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas é mais conhecida?

A)Ana Peixoto

B) Clara Guimarães

C)Cora Coralina

D)Maria Bretas

Questão 2

Em que região do Brasil Cora Coralina concentrou sua obra literária, retratando a vida cotidiana?

A)Nordeste

B) Sudeste

C)Sul

D) Centro-Oeste

Questão 3

Além de sua carreira literária, Cora Coralina teve outra atividade profissional significativa. Qual era essa atividade?

A) Jornalista

B) Arquiteta

C) Doceira

D) Médica

Questão 4

Vamos ver o vídeo a seguir como introdução?

Vamos refletir e dialogar:

A – Qual é o tema do vídeo que acabamos de ver?

B – O que chamou mais a atenção?

C – Qual a importância de Cora para a cultura goiana e para a cidade de Goiás?

Questão 5

Vamos ler?

Agora que conhecemos parte da obra de Cora:

A – Se houver palavras no texto desconhecidas vamos pesquisar sobre elas.

B – Depois que lemos, vamos observar quem é a autora? Que gênero textual é esse e quais suas características?

C – Vamos dialogar/refletir um pouco sobre aspectos da cultura Goiana. Tanto em Confissões de Aninha, quanto em Todas as Vidas foi possível perceber algo de comum com a cultura Goiana?

Questão 6

Agora que conhecemos um pouco sobre Cora e sua importância para a cultura goiana. Vamos ser os artistas da vez!

Vamos representar o que aprendemos hoje por meio de uma produção artística, pode ser um desenho, um poema ou até mesmo uma coreografia para encenar na declamação do poema.

Cada um de nós tem uma habilidade a ser explorada, então mãos à obra!

Para saber mais

Para conhecer mais de Cora Coralina e a Cidade de Goiás, visite o  Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>

Para conhecer em 3D o Museu de Arte Sacra da Boa Morte localizado na cidade de Goiás, acesse: https://museusibramgoias.museus.gov.br/museus-ibram-em-goias/museu-de-arte-sacra-da-boa-morte/#:~:text=O%20Museu%20de%20Arte%20Sacra,Brasileiro%20de%20Museus%20desde%202009.

Autoria:Ariadiny Cândido Morais
Formação:Pedagoga e Mestre em Educação.
Componente CurricularArte
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento:
Matrizes Estéticas e Culturais: Matrizes Estéticas e Culturais

Processos de Criação: Sentidos Plurais Criação e ressignificação em artes visuais.
(GO-EF05AR03-A) Conhecer, reconhecer, analisar e valorizar a influência das distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas locais, regionais, nacionais e universais, bem como produzir artisticamente a partir das obras dos artistas estudados, relacionando-os aos contextos pessoais e sociais presentes na vida cotidiana de forma reflexiva e investigativa, compreendendo as diferentes identidades culturais.

(GO-EF05AR05) Experimentar o processo de criação e ressignificação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da instituição escolar e da comunidade.
Referência Documento Curricular Para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cee.go.gov.br>. Acesso em: 24, fev, 2022.

Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em: 08 de mar de 2022.

Coralina, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145.