You are currently viewing Educação Física: Aspectos positivos e negativos da prática de jogos eletrônicos

Educação Física: Aspectos positivos e negativos da prática de jogos eletrônicos

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by Freepik

Aspectos Positivos e Negativos da Prática de Jogos Eletrônicos

Os jogos eletrônicos são práticas lúdicas onde realizamos as ações através de um aparelho eletrônico. Eles surgiram através do uso criativo e lúdico da tecnologia e se desenvolveu muito ao longo das décadas, sendo que atualmente é a prática de jogos que mais cresce no mundo.

Isso se deve tanto às características dos jogos (personagens, enredos, jogabilidade e multimídia), quanto pelos interesses econômicos que movem um mercado bilionário todos os anos.

Assim como outros, os jogos eletrônicos refletem as características e os valores da sociedade que os criou e os pratica. E uma das principais características da sociedade atual é o avanço da tecnologia em diferentes aspectos da nossa vida, como no trabalho, nos estudos, nas compras, no entretenimento etc. Portanto, os jogos eletrônicos já fazem parte da nossa cultura.

Podemos destacar muitos aspectos positivos na prática de jogos eletrônicos. Além dos aspectos lúdicos e do desenvolvimento de diversas habilidades motoras, podemos destacar também o uso dos jogos eletrônicos para ajudar na aprendizagem de diferentes conteúdos e conceitos; o uso dos jogos eletrônicos nos processos de tratamento, reabilitação e recuperação de diversos problemas de saúde ou motor; e o uso em simuladores para treinamento ou pesquisa.

Por outro lado, a prática de jogos eletrônicos também pode apresentar alguns aspectos negativos, principalmente, através do comportamento compulsivo, do desinteresse por outras práticas e até mesmo pelo descumprimento das obrigações.

Questão 1

Jogos eletrônicos são aqueles que

(A) realizamos as ações através de algum aparelho eletrônico como vídeo game, computador ou celular.

(B) realizamos em locais abertos, utilizando bolas e muita ação motora.

(C) realizamos na piscina de forma sincronizada e de acordo com um ritmo.

(D) realizamos na natureza, buscando superar os desafios de um meio ambiente desafiador.

Questão 2

Atualmente, a prática de jogos eletrônicos é uma das que mais cresce em todo o mundo. Essa grande difusão dos jogos eletrônicos se dá, principalmente, por conta

(A) apenas dos interesses econômicos.

(B) apenas pelas características dos jogos.

(C) das características dos jogos e dos interesses econômicos.

(D) de questões aleatórias que ninguém pode determinar ao certo.

Questão 3

Quais os aspectos positivos que podemos destacar na prática de jogos eletrônicos?

Questão 4

Quais os aspectos negativos que podemos destacar na prática de jogos eletrônicos?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre o uso e a prática dos jogos eletrônicos na nossa sociedade.

Aspectos positivos da prática de jogos eletrônicos

Canal Educação Física com professor Luciano – “Aspectos positivos da prática de jogos eletrônicos”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9wGt-5lQe0c
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0607) Vivenciar e fruir jogos eletrônicos diversos.
(EAJAEF0706) Dialogar sobre os aspectos positivos e negativos da prática dos jogos eletrônicos.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022