You are currently viewing Educação Física: Esporte e Mídia

Educação Física: Esporte e Mídia

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Image by pikisuperstar on Freepik

Esporte e Mídia

Os esportes são práticas corporais modernas, competitivas, com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, compostos por movimentos técnicos e ações táticas.

Chamamos de mídia todos os veículos de comunicação, espaços e canais que transmitem informações, mensagens ou conteúdos diversos, como por exemplo, a televisão, a internet, o rádio e jornais e revistas impressos.

A mídia tem muito interesse nos esportes, utilizando-os como fonte de conteúdo para atender a seus interesses, que são voltados para o consumismo, a formação de opiniões e a padronização de comportamentos.

Podemos refletir sobre diferentes aspectos desenvolvidos nas relações entre a mídia e os esportes, como refletir sobre o tempo e o espaço disponibilizado na mídia para os esportes; a esportivização das outras práticas corporais; e a prevalência dos interesses econômicos.

Podemos afirmar que a visibilidade de um esporte e consequentemente seu desenvolvimento é fortemente influenciado pela mídia.

No Brasil, a mídia ainda privilegia e dá muito mais visibilidade ao futebol masculino, mais especificamente, aos times do eixo Rio-São Paulo.

Esse privilégio dado aos times de futebol masculino do eixo Rio-São Paulo atrapalha o desenvolvimento, por exemplo, do futebol feminino, atrapalha o desenvolvimento de outras modalidades esportivas e atrapalha o desenvolvimento do futebol de outras regiões do país.

Felizmente, esse padrão midiático que privilegia apenas uma pequena parcela de todo universo dos esportes, que até pouco tempo era monopolizado pelos times de futebol masculino dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, vem sendo repensado por alguns veículos de comunicação, que passaram a transmitir e dar mais visibilidade a outros esportes e modalidades.

Em outros países, a mídia consegue trabalhar com diferentes esportes masculinos e femininos, aumentando não só a visibilidade de outras práticas esportivas, como também aumentando a audiência com pessoas que não se identificam apenas com a prática do futebol.

Questão 1

As principais características de uma prática esportiva são

(A) a cooperação, as regras flexíveis elaboradas pelos próprios atletas, os movimentos aleatórios e as ações descoordenadas.

(B) a expressividade através de movimentos organizados em coreografias e dentro de um ritmo.

(C) a competitividade, as regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, os movimentos técnicos e as ações táticas.

(D) a competitividade, a falta de regras, os movimentos táticos e as ações técnicas.

Questão 2

Podemos afirmar que a mídia pode contribuir com

(A) a visibilidade de um esporte tornando-o desconhecido.

(B) a visibilidade do esporte e o seu desenvolvimento.

(C) a organização do esporte caluniando os atletas e dirigentes.

(D) a proibição de outras modalidades esportivas diferentes do futebol.

Questão 3

O que é a esportivização de outras práticas corporais?

Questão 4

De acordo com o texto, quais as diferenças entre a mídia esportiva no Brasil e a de outros países?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as relações entre os esportes e a mídia

Relações entre esporte e a mídia – parte 1 – esportivização das práticas corporais

Canal Educação Física com professor Luciano – “Relações entre o esporte e a mídia”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gjapLpPWo8E
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0509) Vivenciar diferentes modalidades esportivas
(EJAEF0514) Analisar a presença das diversas violências no esporte, refletindo sobre as relações entre esporte e mídia
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022