ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
BASQUETE: ORIGEM E REGRAS BÁSICAS
- ORIGEM
O BASQUETE É UM DOS ESPORTES MAIS POPULARES DO MUNDO.
SURGIU NOS ESTADOS UNIDOS COMO UMA NECESSIDADE DE TER UMA ATIVIDADE ESPORTIVA QUE PUDESSE SER JOGADA DENTRO DE LUGARES FECHADOS.
- CARACTERÍSTICAS
É UMA MODALIDADE COLETIVA QUE ENVOLVE DUAS EQUIPES, CADA UMA COMPOSTA POR CINCO JOGADORES EM QUADRA.
O OBJETIVO PRINCIPAL DO JOGO É FAZER MAIS PONTOS QUE A EQUIPE ADVERSÁRIA.
O ARREMESSO É A CONCLUSÃO DE UMA OFENSIVA, EM QUE O JOGADOR LANÇA A BOLA COM O OBJETIVO DE FAZER UMA CESTA E CONTRIBUIR COM PONTOS PARA SUA EQUIPE.
O VALOR DOS PONTOS É DETERMINADO PELA DISTÂNCIA DO LANÇAMENTO.
ARREMESSOS CONVERTIDOS DE FORA DA LINHA DE TRÊS PONTOS RENDEM À EQUIPE TRÊS PONTOS, ENQUANTO ARREMESSOS DENTRO DESSA MARCAÇÃO EQUIVALEM A DOIS PONTOS. ALÉM DISSO, LANCES LIVRES BEM-SUCEDIDOS SOMAM UM PONTO À PONTUAÇÃO.
- REGRAS
UM JOGO DE BASQUETE TEM UMA DURAÇÃO INICIAL DE 40 MINUTOS, DIVIDIDO EM QUATRO PERÍODOS DE 10 MINUTOS CADA. NO ENTANTO, O RELÓGIO PARA TODA VEZ QUE O JOGO É INTERROMPIDO, O QUE FAZ COM QUE AS PARTIDAS SE ESTENDAM ALÉM DOS 40 MINUTOS.
EXISTEM REGRAS IMPORTANTES SOBRE OS SEGUNDOS NO BASQUETE, ELAS SÃO FUNDAMENTAIS PARA MANTER O JOGO DINÂMICO. TAMBÉM EXISTE UMA REGRA QUE DIZ QUE O JOGADOR SÓ PODE DAR DOIS PASSOS SEGURANDO A BOLA, DEPOIS DISSO, ELE PRECISA PASSÁ-LA OU FAZER UM ARREMESSO.
NO BASQUETE, EMPATES NÃO SÃO PERMITIDOS. SE ACONTECER, UM TEMPO EXTRA DE 5 MINUTOS É ADICIONADO PARA DECIDIR QUEM VENCE, E ISSO CONTINUA ATÉ QUE HAJA UM VENCEDOR.
QUESTÃO 1
LEIA A AFIRMAÇÃO ABAIXO:
BASEADO NESSA AFIRMAÇÃO, EXPLIQUE EM QUAL CONTEXTO O BASQUETE FOI CRIADO.
QUESTÃO 2
SOBRE AS REGRAS DO BASQUETE, MARQUE (V) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E (F) PARA AS FALSAS.
( ) O JOGO DE BASQUETE ENVOLVE DUAS EQUIPES, CADA UMA COMPOSTA POR SETE JOGADORES NA QUADRA.
( ) OS JOGADORES EM QUADRA EM UM JOGO DE BASQUETE OCUPAM TRÊS POSIÇÕES DISTINTAS: ARMADOR, ALA E PIVÔ.
( ) NO BASQUETE ALGUMAS REGRAS SÃO RELACIONADAS AOS SEGUNDOS. ALGUMAS DELAS SÃO A DE 3, 5, 8 E 24 SEGUNDOS.
( ) NO BASQUETE O LIMITE DE PASSOS PERMITIDO ENQUANTO SE SEGURA A BOLA É DE APENAS TRÊS. APÓS ESSE MOMENTO, É NECESSÁRIO QUE O JOGADOR REALIZE UM PASSE OU UM ARREMESSO.
QUESTÃO 3
O OBJETIVO DO BASQUETE É FAZER UMA MAIOR QUANTIDADE DE PONTOS QUE O OPONENTE, FAZENDO COM QUE A BOLA ENTRE DENTRO DO ARO DA CESTA DA EQUIPE ADVERSÁRIA. O NOME DA FIGURA PLANA SEMELHANTE AO ARO É O
( A ) TRIÂNGULO.
( B ) QUADRADO.
( C ) PENTÁGONO.
( D ) CÍRCULO.
QUESTÃO 4
A CONTAGEM DE PONTOS NO BASQUETE OCORRE SEMPRE QUE UM JOGADOR CONSEGUE FAZER A BOLA PASSAR PELA CESTA ADVERSÁRIA. O VALOR DOS PONTOS É DETERMINADO DE ACORDO COM A
( A ) VARIEDADE DO LANÇAMENTO.
( B ) LARGURA DO LANÇAMENTO.
( C ) DISTÂNCIA DO LANÇAMENTO.
( D ) CATEGORIA DO LANÇAMENTO.
QUESTÃO 5
QUANDO O JOGO DE BASQUETE VAI COMEÇAR, O JUIZ LANÇA A BOLA PARA CIMA, PARA QUE UM ATLETA DE CADA EQUIPE DISPUTE A POSSE DA BOLA. ESSE LANÇAMENTO OCORRE NO MEIO DE CAMPO E DENTRO DE UMA FIGURA PLANA QUE CHAMA-SE
( A ) TRIÂNGULO.
( B ) QUADRADO.
( C ) CÍRCULO.
( D ) RETÂNGULO.
QUESTÃO 6
UMA DAS REGRAS CENTRAIS DO BASQUETE ESTÁ RELACIONADA À PONTUAÇÃO. EXISTEM 3 TIPOS DE PONTUAÇÃO NO BASQUETE, ELAS SÃO DE
( A ) TRÊS, QUATRO E CINCO PONTOS.
( B ) QUATRO, TRÊS E DOIS PONTOS.
( C ) TRÊS, DOIS E UM PONTO.
( D ) CINCO, TRÊS E DOIS PONTOS.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAMA0125) Classificar e comparar figuras planas, registrando as características em esquemas e tabelas. |
Referências | CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BASQUETE. Disponível em: Confederação Brasileira de Basquete (cbb.com.br). Acesso em 30 de agosto de 2023. |