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História – República Velha: Aspectos Sociais

Nossos estudos de história neste ano começam com a queda da Monarquia e a invenção da República no Brasil. Conhecer os processos é um dos objetos de estudo da história, hoje aqui analisaremos algumas questões ligadas a chamada República Velha no  Brasil e  os projetos políticos da República.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

Sobre a “Reforma Urbana” no Rio de Janeiro no início do século XX, observe a foto, leia o texto e em seguida e em seguida faça o que se pede:

  Reforma urbana modifica centro do Rio de Janeiro, Teatro Municipal foi uma das novidades.

Disponível em:<http://educacao.globo.com/artigo/reforma-urbanistica-de-pereira-passos-o-rio-com-cara-de-paris.html>. Acesso em: 18, marc. 22.

“Foi nessa época que muitas favelas surgiram. Com a destruição dos cortiços, parte das pessoas foi para a periferia da cidade e a outra parte subiu o morro, formando favelas. Nos cortiços, os moradores sofriam com a falta de higiene, que causava várias doenças. A situação continuou ruim no morro, sem saneamento básico ou qualquer auxílio do governo”.

Disponível em:<http://educacao.globo.com/artigo/reforma-urbanistica-de-pereira-passos-o-rio-com-cara-de-paris.html>. Acesso em: 18, marc. 22.

QUESTÃO 1

Identifique no texto como as favelas surgiram no Rio de Janeiro e transcreva para seu caderno a resposta!

QUESTÃO 2

Ainda sobre o texto anterior, quais eram as condições sanitárias em que viviam os moradores dos cortiços? Após subirem o morro essa situação mudou? De acordo com sua resposta anterior, essa “reforma urbana” beneficiou qual classe social? Explique.    

QUESTÃO 3

Analisamos várias revoltas ocorridas na “República Velha”: MOVIMENTOS MESSIÂNICOS,CANGAÇO, VACINA, CHIBATA, TENENTISMO. Escolha um destes movimentos, grave um vídeo explicando o que aprendeu sobre ele. Em seguida, compartilhe esse vídeo em suas redes sociais e com sua família.

QUESTÃO 4

Escreva um pequeno texto de opinião sobre as causas dos movimentos messiânicos. Faça a leitura do seu texto para seu professor e seus colegas de classe.

SAIBA MAIS

Só aperta o play e vá curtir essa onda de informações no vídeo abaixo:

Canal Uilson Duarte. Atividade 3 – Santa Dica de Goiás – 9° Ano. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=NDneXnyTgcQ>. Acesso em: 18, marc. 22.

Acesse os materiais referenstes a essa atividade clicando aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1C2mAVvXYbcDnx8t2EWkryfBKz_FRCwgJ?usp=sharing

Habilidade:(GO-EF09HI02-A)   Analisar   os   processos políticos, econômicos e  sociais que levaram ao  domínio político das oligarquias brasileiras no período conhecido como Primeira República, identificando particularidades da história local e regional.
Referencial Teórico 
FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil.2ª EDIÇÃO – 2008. EDUSP, São Paulo, 2008
CHAUL, Nasr Fayad.  Caminhos   de   Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. Goiânia: Editora da Universidade Federal de Goiás, 1997.
CHAUL, Nasr Fayad (coord.). Coronelismo em Goiás: estudos de casos e famílias. Goiânia:mestrado em História/UFG; Kelps, 1998.
MORAES, Maria Augusto Sant’anna.  História   de   uma   oligarquia: os Bulhões. Goiânia:Oriente, 1974.