ESTA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDADES DO 1º PERÍODO (1ª / 2ª SÉRIES) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ADIÇÃO
NA MATEMÁTICA, USAMOS AS OPERAÇÕES PARA FAZER CONTAS COM AS QUANTIDADES QUE REGISTRAMOS. UMA DESSAS OPERAÇÕES É A ADIÇÃO. A ADIÇÃO REPRESENTA A IDEIA DE AUMENTO, DE JUNTAR, DE ACRESCENTAR. O SÍMBOLO USADO NA ADIÇÃO É +.
OBSERVE AS SITUAÇÕES A SEGUIR.
CAMINHO PERCORRIDO:
PARA IR DO TRABALHO PARA A ESCOLA, PEDRO PERCORRE 5 QUILÔMETROS. DEPOIS, DA ESCOLA PARA A CASA, ELE PERCORRE OUTROS 3 QUILÔMETROS. QUANTOS QUILÔMETROS PEDRO PERCORRE PARA IR DO TRABALHO PARA CASA PASSANDO PELA ESCOLA?
NA SITUAÇÃO ACIMA, PARA SABER A DISTÂNCIA TOTAL PERCORRIDA POR PEDRO, É PRECISO SOMAR AS DISTÂNCIAS PERCORRIDAS EM CADA TRECHO. É ASSIM QUE FUNCIONA A ADIÇÃO, JUNTANDO AS QUANTIDADES.
5 + 3 = 8
ASSIM, PEDRO PERCORRE 8 QUILÔMETROS NO TOTAL, PARA IR DO TRABALHO PARA CASA, PASSANDO PELA ESCOLA.
AS VENDAS:
MARIANA TRABALHA COMO VENDEDORA NUMA LOJA DE ROUPAS. ELA ANOTA A QUANTIDADE DE CAMISETAS QUE VENDE TODOS OS DIAS. ONTEM, ELA VENDEU 6 CAMISETAS. HOJE ELA VENDEU 8 CAMISETAS. QUANTAS CAMISETAS MARIANA VENDEU NESSES DOIS DIAS?
MARIANA VENDEU 14 CAMISETAS NO TOTAL.
QUESTÃO 1
A PROFESSORA DE UMA CERTA TURMA DO 1º PERÍODO DA EJA, PERGUNTOU AOS ESTUDANTES EM QUAL REGIÃO DO PAÍS ELES NASCERAM. OS RESULTADOS FORAM
- REGIÃO CENTRO-OESTE: 5 ESTUDANTES;
- REGIÃO NORTE: 3 ESTUDANTES;
- REGIÃO SUL: 2 ESTUDANTES.
O TOTAL DE ESTUDANTES DAS REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE É IGUAL A
(A) 3 ESTUDANTES.
(B) 8 ESTUDANTES.
(C) 7 ESTUDANTES.
(D) 5 ESTUDANTES.
QUESTÃO 2
ANA MARIA FOI AO SUPERMERCADO. LÁ ELA COMPROU OS SEGUINTES PRODUTOS:
- 3 PACOTES DE SABÃO EM PÓ;
- 2 AMACIANTES;
- 2 CAIXAS DE LEITE;
- 1 ABACAXI.
AGORA RESPONDA:
A) QUANTOS PRODUTOS DE LIMPEZA ANA MARIA COMPROU?
B) QUANTOS ALIMENTOS ANA MARIA COMPROU?
C) QUANTOS PRODUTOS ANA MARIA COMPROU NO TOTAL?
QUESTÃO 3
UM ÔNIBUS SAIU DO PONTO INICIAL COM 9 PASSAGEIROS. NA PRIMEIRA PARADA, 8 PASSAGEIROS ENTRARAM NO ÔNIBUS. SE NINGUÉM, O NÚMERO DE PASSAGEIROS QUE ESTÁ NO ÔNIBUS É
(A) 11 PASSAGEIROS.
(B) 13 PASSAGEIROS.
(C) 15 PASSAGEIROS.
(D) 17 PASSAGEIROS.
QUESTÃO 4
NO GPS, MOACIR ENCONTROU DOIS CAMINHOS PARA CHEGAR AO TRABALHO. NO CAMINHO A, MOACIR GASTARÁ 8 MINUTOS PARA CHEGAR AO TRABALHO. NO CAMINHO B, MOACIR GASTARÁ 3 MINUTOS A MAIS PARA CHEGAR AO TRABALHO. QUANTO TEMPO MOACIR LEVARÁ PARA CHEGAR AO TRABALHO SE ESCOLHER O CAMINHO B?
SAIBA MAIS:
PARA AUXILIAR VOCÊ A ENTENDER MELHOR AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO, ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, YOUTUBE QUE SEGUE ABAIXO.
AUTORIA | CRISTIANE S SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPENENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E GEOGRAFIA |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EAJAMA0108) Compreender e construir fatos básicos da adição, subtração e multiplicação de números naturais em situações diversas. (EAJAMA0109) Resolver e elaborar situações-problema de adição e subtração, utilizando diferentes estratégias de cálculo. (EAJAGE0106) Perceber os processos migratórios inseridos dentro de seu contexto social. |
REFERENCIAL | GOIÁS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – SECOM: Goiânia entre as 2 mais atrativas, disponível na URL https://secom.ufg.br/n/47717-goiania-entre-as-2-mais-atrativas, consultado em 15/03/2022. RIBEIRO, Amarolina. Tipos de Migração, Mundo Educação. URL https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-migracao.htm, consultado em 15/03/2022. SILVA, Lucien Alves Dionisio Monteiro da Acerta Brasil : Matemática : 1o ano : Ensino fundamental / Lucien Alves Dionisio Monteiro da Silva, Keitti Karoline da Silva Bilbao La Vieja. – 2. ed. –- São Paulo : Ática, 2020, URL https://portalacertabrasil.com.br/materiais/ef1/Matematica , consultado em 15/03/2022. Imagem 1 – Itens supermercado – Canva |