Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes das 4ª séries da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
EQUIVALÊNCIA DE VALORES EM DINHEIRO
O DINHEIRO BRASILEIRO, OU A MOEDA BRASILEIRA ATUALMENTE É O REAL. ATUALMENTE ESTÃO EM CIRCULAÇÃO NO BRASIL, 7 CÉDULAS E 6 MOEDAS DE REAL FAZEM PARTE DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO.
AS CÉDULAS TEM OS SEGUINTES VALORES:
- R$200,00;
- R$100,00;
- R$50,00;
- R$20,00;
- R$10,00;
- R$5,00;
- R$2,00.
OS VALORES DAS MOEDAS SÃO:
- R$1,00;
- R$0,50 (CINQUENTA CENTAVOS);
- R$0,25 (VINTE E CINCO CENTAVOS);
- R$0,10 (DEZ CENTAVOS);
- R$0,05 (CINCO CENTAVOS).
É COM ESSE CONJUNTO DE CÉDULAS E MOEDAS QUE FORMAMOS QUALQUER QUANTIA QUE SEJA NECESSÁRIA.
POR EXEMPLO, UMA FATURA DE ÁGUA, NO VALOR DE R$80,00. PARA PAGÁ-LA EM DINHEIRO, PODEMOS REUNIR ESSA QUANTIA COM:
A EQUIVALÊNCIA DE VALORES EM DINHEIRO ESTÁ NA POSSIBILIDADE DE JUNTAR A MESMA QUANTIA COM CÉDULAS E MOEDAS DE VALORES DIFERENTES.
QUESTÃO 1
OBSERVE ESSA FATURA DE ENERGIA ELÉTRICA E RESPONDA O QUE SE PEDE.
A) QUAL É O VALOR TOTAL DA FATURA?
B) QUAL É A DATA DE VENCIMENTO DA FATURA?
C) QUAL É A COR DA BANDEIRA TARIFÁRIA QUE É COBRADA NESSA FATURA E QUAL É O VALOR DESTA TAXA?
QUESTÃO 2
JOSUÉ TROCOU UMA CÉDULA DE R$20,00 POR OUTRAS DE MENOR VALOR, MAS QUE SOMAM ESSA MESMA QUANTIA. ELE RECEBEU 3 CÉDULAS NO TOTAL. NESTE CASO, AS CÉDULAS SÃO DE
(A) R$10,00 APENAS.
(B) R$10,00 E R$5,00.
(C) R$10,00 E R$2,00.
(D) R$10,00 E R$1,00.
QUESTÃO 3
JOANA PAGOU EM DINHEIRO, O VALOR EXATO DE UMA FATURA DE ÁGUA. A QUANTIA QUE JOANA ENTREGOU AO CAIXA ESTÁ REPRESENTADA NA IMAGEM A SEGUIR.
O VALOR DA FATURA PAGA POR JOANA ERA DE
(A) R$145,10.
(B) R$155,20.
(C) R$175,30.
(D) R$195,30.
QUESTÃO 4
O MUNICÍPIO ESTÁ ENFRENTANDO UMA GRAVE CRISE HÍDRICA. VOCÊ TRABALHA NA EQUIPE DA AGÊNCIA DE SANEAMENTO BÁSICO DA CIDADE. ESTA EQUIPE TEM A TAREFA DE ELABORAR ORIENTAÇÕES AOS MORADORES PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA, A FIM DE EVITAR O RACIONAMENTO.
PESQUISE E LISTE ORIENTAÇÕES PARA O USO RACIONAL DA ÁGUA QUE PODERÃO SER APRESENTADAS AOS MORADORES DESSE MUNICÍPIO.
SAIBA MAIS
O SISTEMA MONETÁRIO É FORMADO POR INSTITUIÇÕES E REGRAS QUE ORGANIZAM AS RELAÇÕES FINANCEIRAS NO PAÍS. A MOEDA TAMBÉM FAZ PARTE DESSE SISTEMA. A MODEDA BRASILEIRA ATUAL É O REAL (R$), MAS JÁ MUDOU MUITAS VEZES.
ASSISTA AO VÍDEO DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, SISTEMA MONETÁRIO, NO YOUTUBE, PARA RELEMBRAR ESSAS MUDANÇAS E RECONHECER AS CÉDULAS E MOEDAS EM CIRCULAÇÃO.
NO SITE DO BANCO CENTRAL DO BRASIL, VOCÊ TAMBÉM PODE VER CADA UMA DAS CÉDULAS, CONHECER OS ITENS DE SEGURANÇA ENTRE OUTROS DETALHES. É SÓ CLICAR AQUI.
AUTORIA | CRISTIANE S DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONENTE CURRICULAR | MATEMÁTICA E CIÊNCIAS. |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO | (EJAMA0131) RECONHECER, RELACIONAR E ESTABELECER A EQUIVALÊNCIA ENTRE VALORES DE MOEDAS E CÉDULAS DO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO EM DIFERENTES CONTEXTOS. (EJACI0125) COMPREENDER O QUE SÃO RECURSOS HÍDRICOS E JUSTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DOS MANANCIAIS PARA A MANUTENÇÃO E EQUILÍBRIO DA VIDA NO PLANETA (MATA CILIAR). |
REFERENCIAL | RASIL, Banco Central do Brasil. Cédulas e Moedas. URL https://www.bcb.gov.br/cedulasemoedas, consultada em 18/03/2022. MÁXIMO, Welton. Brandão, Marcelo. Agência Brasil explica: como funciona nova bandeira tarifária de luz. URL https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-09/agencia-brasil-explica-como-funciona-nova-bandeira-tarifaria-de-luz,consultada em 18/03/2022. SOUZA, Luís. Fernandes, Rogério. A água é um recurso natural esgotável. URL https://novaescola.org.br/conteudo/1142/a-agua-e-um-recurso-natural-esgotavel, consultado em 18/03/2022. |