Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A concordância é o processo de adequação escrita das orações que procura estabelecer um acordo entre nomes e verbos. A concordância entre nomes no plural ou singular, chamamos de concordância nominal. A concordância entre sujeito e predicado chamamos de concordância verbal. Dominar todas as regras sobre concordância, seja nominal ou verbal, não é uma tarefa fácil, pois é necessário muita dedicação para atender as colocações de nomes no singular e no plural e das formas verbais nas suas desinências.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
Os registros de concordância verbal são os mais elaborados e exigem um bom conhecimento verbal. Coloque as frases abaixo no plural e reflita sobre suas mudanças quanto à concordância entre o sujeito e o verbo.
A) Ela chegou atrasado para o compromisso.
Elas…
B) Apenas um carro foi vendido
Muitos carros…
C) Eu prefiro o café sem açúcar
Nós…
QUESTÃO 2
A concordância nominal é atribuída a nomes, ligando termos acessórios como adjetivos e pronomes. Mas é preciso atenção para não errar, teste agora seus conhecimentos.
A) A entrada do cinema foi___________ (caro/cara)
B) As telas e as tintas________________ são de primeira qualidade (apresentados/apresentadas)
C) O espetáculo foi excelente pois saímos todos____________ (alegre /alegres)
QUESTÃO 3
Você já deve ter observado que atualmente ao realizar uma compra ou relação comercial, ao invés de dizer obrigada ou obrigado o atendente diz: “Obrigado eu!” Ao revelar sua satisfação prática um erro grave de concordância, pois de acordo com a gramática a palavra obrigado não é um verbo, mas sim:
(A) Substantivo
(B) Adjetivo
(C) Advérbio
(D) Artigo
QUESTÃO 4
Analisando as regras de concordância nominal e verbal, assinale a frase correta:
(A) Ela mesmo confirmou realizou o procedimento
(B) Foi muito elogiado pelos músicos a obra teatral.
(C) Muito obrigada, querido, comentou encantada.
(D) Anexos, envio amanhã por e-mail nossas fotografias.
SAIBA MAIS
Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre concordância nominal e verbal assista ao vídeo que menciona algumas regras e curiosidades pertinentes da Língua Portuguesa.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-7a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0523) Compreender e analisar o estilo dos gêneros textuais/discursivos, como forma de ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos |
Referencial teórico: | BECHARA, Evanildo. Gramática escolar da língua portuguesa. 2.ed. ampliada e atualizada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010. CIPRO Neto, Pasquale; INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2008. FIORIN, José Luiz; PLATÃO SAVIOLI, Francisco. Lições de textos: leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Ática, 2006. |