Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 6º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
FORMAÇÃO DE PALAVRAS
Novas palavras são formadas pelo processo de junção de outras palavras ou radicais existentes em nossa língua. A composição de palavras promove uma renovação de ideias para atender as necessidades de comunicação. É válido lembrar que o surgimento das novas palavras seja por meio de justaposição ou por meio de aglutinação, apontam novos significados e independentes das palavras ou radicais de origem. Marcadas ou não por hífen as novas palavras são formadas pelo intuito ou ideal de representar um novo conceito.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O processo de composição é considerado como criativo e inovador, tomando como base os referidos conceitos entre justaposição e aglutinação, Indique o processo de formação das palavras:
A) vaivém
B) paraquedas
C) malmequer
D) aguardente
QUESTÃO 2
Observe o processo de aglutinação das palavras abaixo e indique perda gráfica e fonética.
A) vinho + acre: vinagre
B) plano + alto: planalto
C) filho + de + algo: fidalgo
QUESTÃO 3
De acordo com as nossas necessidades de discurso e comunicação, novas palavras podem surgir. Aponte a alternativa que abaixo que apresenta aglutinação:
A) girassol
B) passatempo
C) couve-flor
D) aguardente
QUESTÃO 4
A respeito da composição é correto afirmar que:
A) Trata-se de uma renovação de ideias para atender as necessidades ideológicas
B) Trata-se de uma renovação de ideias para atender as necessidades filosóficas
C) Trata-se de uma renovação de ideias para atender as necessidades comunicativas
D) Trata-se de uma renovação de ideias para atender as necessidades históricas
SAIBA MAIS
Com a intenção de abordar o assunto formação de palavras, assista ao vídeo que menciona algumas curiosidades sobre o processo de composição da palavra: pé de moleque durante o período colonial.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-8a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJALP0623) Analisar o estilo dos gêneros textuais/discursivos (escolhas lexicais, aspectos gramaticais, marcas estilísticas, variedade linguística, entre outros) como forma de ampliar as possibilidades de compreensão e produção de textos |
Referencial teórico: | AMARAL, Emília; et al. Novas palavras. São Paulo: FTD, 2005. v. 1. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1998. DE NICOLA, José. Português: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2005. v. 2. MAIA, João Domingues. Português: volume único. 2. ed. São Paulo: Ática, 2005. |