Esta proposta de atividade de CIÊNCIAS DA NATUREZA E LÍNGUA PORTUGUESA é destinada aos estudantes do 3º período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
CORDEL E CADEIA ALIMENTAR
Os cordéis fazem parte da literatura popular brasileira. Surgiram no Nordeste, no século XIX. São livretos com capa ilustrada com xilogravuras (técnica de impressão em que se utiliza uma matriz de madeira esculpida). Seus autores são os chamados cordelistas. Eles costumam vender suas obras em feiras livres ou em pequenas livrarias. A poesia de cordel aborda temas diversos como amor, aventura, religião, política e humor. A sua popularização permitiu com que fosse inspiração nas demais regiões brasileiras, abordando inclusive outros assuntos. No site da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), por exemplo, há cordéis sobre ciência. Temos também tais poesias da nutricionista Carliane Vasconcelos, sobre alimentação.
Você sabia que a representação da relação alimentar entre seres vivos, indicando o fluxo da energia por meio de setas, é chamada de cadeia alimentar? Ela começa com os produtores (planta ou alga), tem um ou mais consumidores e encerra com os decompositores (fungos e bactérias).
QUESTÃO 1
Leia o texto abaixo, cuja autora é a nutricionista Carliane Vasconcelos: a @nutricionistacordelista.
“Sem receita milagrosa Ou um superalimento Nada de pílula mágica Para o emagrecimento; O nosso feijão com arroz Merece enaltecimento".
O texto que você leu pode ser considerado uma poesia. Ela faz parte do livro chamado “Guia Alimentar Arretado e Saudável”, inspirado no “Guia Alimentar para a População Brasileira”, publicado pelo Ministério da Saúde. Escreva três pontos importantes que devemos considerar ao declamar uma poesia ou um poema.
QUESTÃO 2
O poema da nutricionista Carliane, que você conheceu na questão anterior, foi escrito na forma de cordel, que
(A) é uma forma de literatura erudita.
(B) surgiu no Sudeste do nosso país.
(C) são escritos por cordelistas ou não.
(D) tem uma escrita bastante formal.
QUESTÃO 3
Isis não dispensa um bom prato de feijão com arroz! Ontem, ela almoçou uma porção generosa de cada um deles, além de alface, tomate e carne bovina moída. Considerando essas informações, responda: Isis tem uma dieta carnívora, herbívora, onívora ou vegetariana? Explique a sua resposta.
QUESTÃO 4
O gado doméstico se alimenta geralmente de capim ou feno. Dessa maneira, ele pode ser considerado um
(A) produtor.
(B) consumidor primário.
(C) consumidor secundário.
(D) decompositor.
QUESTÃO 5
Em uma fazenda, o gado se alimenta de cana-de açúcar. Certo dia, uma onça-parda predou um filhote do rebanho. Algumas semanas depois, um trabalhador da fazenda percebeu a presença de uma sucuri que regurgitou partes de uma onça. Faça a representação de uma cadeia alimentar envolvendo os seres vivos citados. Não se esqueça das setas e da indicação de cada nível trófico.
QUESTÃO 6
Por ser uma construção rimada e com linguagem simples, a literatura de cordel é um excelente instrumento de informação. Leia algumas postagens retiradas do perfil do Instagram da Carlianne Vasconcelos: a Nutricionista Cordelista. Ouça também a declamação de um ou mais cordéis, como o “Cordel da Alimentação Complementar”, do enfermeiro e poeta Junior Siqueira. Depois, escolha um cordel que aborda o tema “alimentação”, para ser apresentado por você e seus colegas. esteja atento ao ritmo, postura e interpretação adequadas ao gênero cordel. Bons ensaios e… arrase!
SAIBA MAIS
Assista ao vídeo a seguir para conhecer melhor sobre as cadeias alimentares e a relação existente entre elas e as teias alimentares:
Autoria: | Mariana Araguaia |
Formação: | Ciências Biológicas |
Componente curricular: | Ciências da Natureza e Língua Portuguesa (integração) |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJACI0301) Descrever cadeias alimentares, classificar os seres vivos quanto à nutrição e transferência de energia. (EJALP0352) Analisar os efeitos estilísticos, composicionais e temáticos dos gêneros. (EJALP0342) Assistir às apresentações de trabalhos realizados por colegas. |
Referências: | CARNEVALLE, M. R. Araribá mais Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2018. 272 p. CHICO Junior. Nutricionista cearense publica versão em cordel inspirada no Guia Alimentar. Comunic Sônia Apolinário. Disponível em https://www.comunicsoniaapolinario.com.br/single-post/nutricionista-cearense-publica-vers%C3%A3o-em-cordel-inspirada-no-guia-alimentar. Acesso em 23/03/2022. G1 CE. Com poesia e literatura de cordel, nutricionista publica guia com informações alimentares no Ceará. G1. Disponível em <https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/01/31/com-poesia-e-literatura-de-cordel-nutricionista-publica-guia-com-informacoes-alimentares-no-ceara.ghtml>. Acesso em 05/03/2023. GOIÂNIA. Documento Curricular para a Rede Municipal de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2023. 235p. Disponível em https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/24-eja?download=425:documento-curricular-para-a-rme-de-goiania-eja. Acesso em 23/03/2023. HIRANAKA. R. A. B.; HORTENCIO, T. M. A. Inspire Ciências: 6º ano: ensino fundamental: anos finais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2018. 256 p. MARCONI, R. Sucuri de 4m engole onça adulta após briga; registro é inédito, diz estudo. G1 Bauru e Marília. Disponível em https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2016/08/sucuri-de-4m-engole-onca-adulta-apos-briga-registro-e-inedito-diz-estudo.html. Acesso em 23/03/2022. NUTRICIONISTA Cordelista. Instagram. Disponível em https://www.instagram.com/nutricionistacordelista/. Acesso em 23/03/2022. TABANE, Fabiane. O protagonismo do arroz com feijão na alimentação dos brasileiros. Laranja na Colher – UFRGS. Disponível em <https://www.ufrgs.br/laranjanacolher/2020/05/11/o-protagonismo-do-arroz-com-feijao-na-alimentacao-dos-brasileiros/>. Acesso em 05/03/2023. |