Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.
Um poema é um texto composto de versos, e que podem conter rimas ou não. O poema concreto apresenta: linguagem verbal e não-verbal, poesia visual, efeitos gráficos, sonoros, aspectos geométricos e supressão do verso e estrofe. Assim, o escritor preenche o espaço em branco oferecido pelo papel, mediante uma íntima relação entre a palavra, a sonoridade e a imagem.
ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:
Ler, escutar e escrever poemas concretos
Olá, estudantes!
Você sabe o que é um poema?
O gênero poema é um texto que utiliza a linguagem de maneira expressiva, explorando a musicalidade das palavras e a criatividade artística.
Os poemas são compostos por versos, organizados em estrofes, e podem conter rimas.
O texto poema tem uma longa história que remonta às antigas civilizações, como os escritos épicos da Grécia Antiga e os haikus japoneses. Ao longo dos séculos, o gênero poético evoluiu e se adaptou a diferentes culturas e estilos literários.
Os poemas podem ser curtos ou longos, formais ou livres, escritos em diferentes estilos. Podem ser utilizados para descrever a beleza da natureza, expressar amor, dor, esperança, crítica social, filosofia e uma infinidade de temas.
Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a estrofe e a rima.
Veja agora um poema diferente:
Este poema é um poema concreto. O poema concreto, também conhecido como poesia concreta, é um movimento literário que surgiu na década de 1950 no Brasil. Diferente dos poemas tradicionais, nos quais as palavras são organizadas em versos e estrofes, o poema concreto explora a dimensão visual e espacial do texto, utilizando elementos gráficos, como formas, cores, tamanhos e disposições específicas. Os poetas concretos buscam romper com a linguagem tradicional, experimentando novas possibilidades de expressão.
Atividades
QUESTÃO 1
Você sabia que os principais elementos que compõem um poema são o verso, a estrofe e a rima? Sabendo disso, leia o poema “As borboletas” do autor Vinícius de Moraes e depois responda o que se pede:
QUESTÃO 2
O que diferencia o poema concreto dos poemas tradicionais?
(A) A ausência de elementos gráficos.
(B) A utilização predominante da linguagem formal.
(C) A ênfase na expressão musical das palavras.
(D) No poema concreto as palavras são organizadas em versos e estrofes.
(E) O poema tradicional explora a dimensão visual e espacial do texto.
QUESTÃO 3
Complete a afirmação: “Os poetas concretos……”
(A) … não buscam romper com a linguagem tradicional
(B) … buscam experimentar novas possibilidades de expressão
(C) … seguem sempre a mesma proposta de escrita.
(D) … usam sempre estrofes e versos.
(E) Nenhuma alternativa está correta.
QUESTÃO 4
Que tal produzir seu próprio poema concreto?
Componente Curricular: | LÍNGUA PORTUGUESA |
Habilidade: | (EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. (EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página. (EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. (EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas e textos, com base no contexto da frase ou do texto. (EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana. (EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos. |
Referências: | EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/ organizadora: Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki. -1.ed.- São Paulo: Moderna, 2013. GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022. Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017. |