You are currently viewing Língua Portuguesa – Ler, escutar e escrever poemas concretos

Língua Portuguesa – Ler, escutar e escrever poemas concretos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

Um poema é um texto composto de versos, e que podem conter rimas ou não. O poema concreto apresenta: linguagem verbal e não-verbal, poesia visual, efeitos gráficos, sonoros, aspectos geométricos e supressão do verso e estrofe. Assim, o escritor preenche o espaço em branco oferecido pelo papel, mediante uma íntima relação entre a palavra, a sonoridade e a imagem.

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-premium/pergaminho-real-decorado-fita-de-cetim_5569141.htm?query=crian%C3%A7a%20com%20folha%20de%20papel> Acesso em 18, fev. 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “5º ano Língua Portuguesa Aprender Sempre 1ºBi Videoaula 3”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FVSozCdIMxQ> Acesso em 31 mar 2022.

Ler, escutar e escrever poemas concretos

Olá, estudantes!

Você sabe o que é um poema?

O gênero poema é um texto que utiliza a linguagem de maneira expressiva, explorando a musicalidade das palavras e a criatividade artística.

Os poemas são compostos por versos, organizados em estrofes, e podem conter rimas.

O texto poema tem uma longa história que remonta às antigas civilizações, como os escritos épicos da Grécia Antiga e os haikus japoneses. Ao longo dos séculos, o gênero poético evoluiu e se adaptou a diferentes culturas e estilos literários.

Os poemas podem ser curtos ou longos, formais ou livres, escritos em diferentes estilos. Podem ser utilizados para descrever a beleza da natureza, expressar amor, dor, esperança, crítica social, filosofia e uma infinidade de temas.

Os principais elementos que compõem um poema são o verso,  a estrofe e a rima.

Veja agora um poema diferente:

Disponível em: <GOI NIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.> acesso em 2, fev. 2022.

Este poema é um poema concreto. O poema concreto, também conhecido como poesia concreta, é um movimento literário que surgiu na década de 1950 no Brasil. Diferente dos poemas tradicionais, nos quais as palavras são organizadas em versos e estrofes, o poema concreto explora a dimensão visual e espacial do texto, utilizando elementos gráficos, como formas, cores, tamanhos e disposições específicas. Os poetas concretos buscam romper com a linguagem tradicional, experimentando novas possibilidades de expressão.

Atividades

QUESTÃO 1

Você sabia que os principais elementos que compõem um poema são o verso,  a estrofe e a rima? Sabendo disso, leia o poema “As borboletas” do autor Vinícius de Moraes e depois responda o que se pede:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/borboleta-modelo-projeto-fundo-7002093/>. Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-papel-com-menino-e-lapis_19713391.htm#query=CRIAN%C3%87A%20COM%20LAPIS&position=0&from_view=search>. Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-papel-com-linda-garota-e-lapis_19715056.htm#query=CRIAN%C3%87A%20COM%20LAPIS&position=1&from_view=search>. Acesso em 18, fev. 2022.

QUESTÃO 2

O que diferencia o poema concreto dos poemas tradicionais?

(A) A ausência de elementos gráficos.

(B) A utilização predominante da linguagem formal.

(C) A ênfase na expressão musical das palavras.

(D) No poema concreto as palavras são organizadas em versos e estrofes.

(E) O poema tradicional explora a dimensão visual e espacial do texto.

QUESTÃO 3

Complete a afirmação: “Os poetas concretos……”

(A) … não buscam romper com a linguagem tradicional

(B) … buscam experimentar novas possibilidades de expressão

(C) … seguem sempre a mesma proposta de escrita.

(D) … usam sempre estrofes e versos.

(E) Nenhuma alternativa está correta.

QUESTÃO 4

Que tal produzir seu próprio poema concreto?

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/m%c3%a3o-l%c3%a1pis-caneta-editar-borracha-160538/>. Acesso em 18, fev. 2022.
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/caderno-espiral-aberto-1405082/>. Acesso em 18, fev. 2022.
Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.   (EF04LP26) Observar, em poemas concretos, o formato, a distribuição e a diagramação das letras do texto na página.  
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas e textos, com base no contexto da frase ou do texto.  
(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.  
(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
Referências: EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/ organizadora: Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki. -1.ed.- São Paulo: Moderna, 2013.  
GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.  
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.