You are currently viewing Língua Portuguesa – Construção de  brinquedos

Língua Portuguesa – Construção de brinquedos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental

Para construir um brinquedo é necessário seguir as instruções do texto instrucional.

O texto instrucional é um gênero textual que tem como principal característica a informação. Este texto instrui o leitor a fazer algo.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/verde-azul-laranja-pipa-v%c3%b4o-ar-48752/>. Acesso em: 17 de fevereiro de 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Canal Portal Conexão Escola “4º ano Língua Portuguesa Aprender Sempre 1ºBi Videoaula 3”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=eEWQT6OotF4> Acesso em 31 mar 2022.

Construção de brinquedos

Você conhece este brinquedo? Sabe como construí-lo?

GOIANIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.

Os textos instrucionais ensinam como construir algo, como uma pipa, por exemplo. Eles instruem o leitor a realizar uma tarefa e possuem elementos importantes, como título, materiais/ingredientes e procedimentos.

O título indica qual tarefa ou ação será ensinada. Os materiais ou ingredientes apresentam o que é necessário para realizar a tarefa ou ação. Já os procedimentos apresentam o passo a passo de forma organizada e lógica.

Existem vários tipos de textos instrucionais, que podem variar dependendo da tarefa ou ação que está sendo ensinada. Alguns exemplos comuns incluem: receitas culinárias, manuais de instruções, tutoriais, guias de viagem e instruções de jogos.

O texto instrucional pode ser melhor compreendido, usando ilustrações e uma linguagem mais simples e objetiva. 

Atividades:

QUESTÃO 1

Você sabia que para construir uma pipa, uma peteca ou outro brinquedo é importante seguirmos as orientações do texto instrucional? Isto mesmo! O texto instrucional é responsável por auxiliar na realização de ações, tanto como uma maneira certa de fazer algo, quanto para montar um móvel, fazer uma receita, construir um brinquedo e outras possibilidades. Observe os exemplos abaixo e diga qual o  tipo de texto instrucional apresentado:

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/modelo-de-adesivo-com-um-menino-escrevendo-na-mesa-isolado_20743395.htm#query=crian%C3%A7a%20escrevendo%20desenho&position=0&from_view=search> Acesso em: 17, fev. 22

A)

B)

C)

QUESTÃO 2

Ao escrever um texto é importante ficar atento quanto aos elementos que devem estar presentes neste texto. Observe o texto abaixo:

Disponível em: <http://tatui.sp.gov.br/images/noticias/pipa.jpg> Acesso em: 17, fev. 22
Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/l%c3%a1pis-feliz-pulando-escola-escrita-152713/> Acesso em: 17, fev. 22

QUESTÃO 3

Marque a alternativa que melhor explica o objetivo dos textos instrucionais:

(A) Entreter o leitor.

(B) Ensinar ao leitor como realizar uma tarefa ou ação de forma clara e objetiva.

(C) Fazer críticas ou comentários sobre algum tema.

(D) Apresentar opiniões pessoais do autor.

(E) Visa a comunicação de pessoas que estão distantes.

QUESTÃO 4

Qual é a importância de usar ilustrações e linguagem simples e objetiva em textos instrucionais? Marque a alternativa incorreta:

(A) Tornar o texto mais detalhado.

(B) Deixar o texto mais formal.

(C) Tornar o texto mais interessante e claro.

(D) Fazer com que o texto seja acessível para diversos leitores.

(E) Facilitar a compreensão.


Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP03) Identificar a ideia central de textos, demonstrando compreensão global.
(EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais, como receitas, manual de instrução, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP11-B) Compreender que os textos injuntivos instrucionais apresentam estrutura específica: verbos imperativos, indicação de passos a serem seguidos, bem como mesclas de palavras, imagens e recursos gráfico-visuais.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 4°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.