You are currently viewing Matemática – Múltiplos e divisores

Matemática – Múltiplos e divisores

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <Disponível em: https://cdn.pixabay.com/photo/2017/08/20/18/46/pay-2662758__340.jpg>- último acesso em 12 de março de 2023.

Os múltiplos de um número natural são uma sequência infinita obtida a partir da multiplicação desse número por todos os outros números naturais. Existem muitas aplicações dos múltiplos de um número natural na ciência, programação de computadores, na física e até na engenharia elétrica. 

Vejamos como obter os múltiplos de 3 a partir da multiplicação:

Podemos afirmar que:

Veja outro exemplo: 

Nesse caso observe que para escrever os múltiplos de 5 também podemos somar de 5 em 5 a partir do zero.

Observações:

* O zero é múltiplo de todos os números.

* Todo número é múltiplo de si mesmo.

Divisores de um número natural

Os divisores de um número natural são aqueles que o dividem de forma exata, ou seja, o resto é igual a zero. Veja o exemplo:

Imagem do arquivo pessoal

Esses números são os divisores de 12, pois ao dividirem o número 12 o resto será zero. Observe ainda que esses números são os que multiplicados têm resultado 12:

Imagem do arquivo pessoal

Observações:

•O número 1 é divisor de todos os números naturais;

•Todo número é divisor de si mesmo;

•O conjunto dos divisores de um número é finito.

Assista a videoaula abaixo da professora Daniela com essa temática

Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Realizando multiplicações pelos 10 primeiros números naturais, encontre os múltiplos de:

A) M (5):____________________________________________________________

B) M (8):____________________________________________________________

C) M (10):___________________________________________________________

D) M (12):___________________________________________________________

Questão 2

Felipe e Eduardo são primos e visitam sua avó frequentemente. Felipe visita sua avó a cada 15 dias e Eduardo a cada 21 dias. Neste domingo, Felipe  e Eduardo visitaram a avó juntos. Logo, eles visitarão a avó juntos novamente daqui a

(A) 105 dias.

(B) 100 dias.

(C) 315 dias.

(D) 120 dias.

Questão 3

Observe os números e responda:

12182436

A) Descubra quais são os divisores de cada um desses números.

B) Entre esses números há divisores em comum? Se existem, qual o maior deles?

Questão 4

Ricardo tem 15 tipos de balas e 20 tipos de bombons para distribuir igualmente entre um grupo de amigos, de modo que todos recebam a mesma quantidade de balas e bombons e não sobre nenhum doce.  Este grupo de amigos do Ricardo terá, no máximo, 

(A) 15 pessoas.

(B) 20 pessoas. 

(C) 10 pessoas.

(D) 5 pessoas. 


Autoria:Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga.
Componente Curricular:Matemática
Habilidades:(EF06MA05-D) Classificar números naturais em primos e compostos.
(EF06MA06-A) Reconhecer e compreender o Mínimo Múltiplo Comum entre pelo menos dois números naturais.
(EF06MA06-B) Estabelecer e construir estratégias para determinar o Mínimo Múltiplo Comum entre pelo menos dois números naturais
(EF06MA06-C) Reconhecer e compreender o Máximo Divisor Comum entre pelo menos dois números naturais. 
(EF06MA06-D) Estabelecer estratégias para determinar o Máximo Divisor Comum entre pelo menos dois números naturais. 
(EF06MA06-E) Ler, interpretar, elaborar e resolver problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor, por meio de desafios matemáticos contextualizados 
(EF07MA01-A) Examinar as noções de divisor e de múltiplo de um número natural. 
(EF07MA01-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números naturais, envolvendo as noções de divisor e de múltiplo, podendo incluir Máximo Divisor Comum ou Mínimo Múltiplo Comum, por meio de estratégias diversas, sem a aplicação de algoritmos.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Matemática; 1° Bimestre; Goiânia, 2023. 
GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <https://sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais&gt>. Acesso em 23/03/2023.