Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
Disponível em: <Chocolate Bonitinho Doce – Foto gratuita no Pixabay> Acesso em 2, abr. 23
FRAÇÕES E DECIMAIS
As frações representam uma parte de um todo. Elas são muito usadas em situações cotidianas, como em medidas de receitas de cozinha, em porcentagens de desconto e em cálculos de probabilidades.
Elas são representadas da seguinte forma:
O numerador representa a quantidade de partes que temos, e o denominador, representa o total de partes em que o todo foi dividido. Por exemplo, a fração 1/4 representa uma parte de um total de quatro partes.
Frações na forma decimal
Sabemos que as frações são uma representação da divisão. Então, para representar uma fração na forma de número decimal devemos dividir o numerador pelo denominador:
Número decimal na forma fracionária
Vimos como escrever uma fração na forma decimal, agora vamos aprender como escrever um número decimal na forma de fração. Observe:
Então:
Uma casa decimal: dividimos por 10
Duas casas decimais: dividimos por 100
Três casas decimais: dividimos por 1000
…
Fração imprópria
São frações que representam quantidades maiores do que um inteiro. Então o numerador é um número maior do que o denominador. Veja o exemplo a seguir:
Para fazer um refresco foram usadas duas jarras e ¼ de outra. Vamos representar essa situação usando desenhos:
Assista a videoaula abaixo da professora Daniela com essa temática.
Vamos responder algumas questões?
Questão 1
Faça uma cópia da tabela a seguir no seu caderno, escreva a leitura das frações e faça desenhos que correspondam a cada uma delas:
Fração | Leitura | Desenho |
3/5 | ||
2/8 | ||
5/6 | ||
1/10 |
Questão 2
Renato ganhou uma barra de chocolate com 24 tabletes e decidiu dividir com sua irmã. Ele deu a ela 1/3 da barra. Renato ficou com
Disponível em <Chocolate Tábua Provar Barra De – Foto gratuita no Pixabay>. Abr 22.
(A) 8 tabletes.
(B) 16 tabletes.
(C) 18 tabletes.
(D) 10 tabletes.
Questão 3
O pai de Alice fez uma pizza para ela e seu irmão. Ela comeu 2/4 da pizza e Paulo comeu 1/2. De acordo com essas informações podemos concluir que:
Disponível em <Pizza Pastelaria Queijo – Foto gratuita no Pixabay>. Abr 22.
(A) alice comeu uma parte maior da pizza
(B) Paulo comeu uma parte maior da pizza
(C) Os dois juntos comeram menos do que 3/4 da pizza
(D) Alice e Paulo comeram quantidades iguais.
Questão 4
Leia o texto e responda às perguntas:
Aplicação da Matemática na Genética
A cor dos olhos
Assim que ocorre a fecundação, o gene responsável pela cor dos olhos de uma pessoa já está definido. Esta definição é uma herança genética, ou seja, sofre interferência direta da cor dos olhos dos pais.
O castanho, por exemplo, é considerado um gene dominante. Já as cores claras são consideradas genes recessivos. Veja na tabela, com
FRADE, Malu. Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será?. Famivita, 2022. Disponível em:<Cor dos Olhos do Bebê – Qual Será? | Famivita> Acesso em: 10 de março de 2023.
A) Na tabela , algumas probabilidades estão representadas na forma de fração. Qual é a representação decimal dessas frações?
B) Também podemos observar números na forma decimal. Escreva os números 0,01; 0,75; 0,99; 0,6 na forma de fração irredutível.
C) Represente na reta numérica a seguir os seguintes números decimais: 0,6; 0,5; 0,75
Autoria: | Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga. |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidades: | (EF05MA02-B) Comparar e ordenar números racionais de uso frequente, nas representações fracionária e decimal e representá-los na reta numérica. (EF05MA03- B) Identificar e representar frações (igual, menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando materiais manipuláveis e/ou não e reta numérica, como recursos. (EF05MA04-A) Identificar frações equivalentes, em situações diversas, utilizando manipuláveis como tiras de frações, tangram. (EF05MA04- B) Simplificar frações equivalentes para comparar e ordenar números racionais, utilizando expressões, como equivalente a, mesmo valor que, maior que, menor do que. (EF05MA04-C) Determinar frações equivalentes, em situações de escritas fracionárias diferentes para uma melhor representação da reta numérica. (EF06MA08-A) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionárias e decimais. (EF06MA08-B) Estabelecer relações entre os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, passando de uma representação para outra. (EF06MA08-C) Relacionar os números racionais positivos expressos nas formas, fracionária e decimal, a pontos na reta numérica. |