You are currently viewing Matemática – A relação entre decimais e frações

Matemática – A relação entre decimais e frações

Esta atividade de Matemática tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Relação entre decimais e frações

Ovo em cima de prato

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Disponível em: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/fundo’>Fundo foto criado por freepik – br.freepik.com</a> acesso em 03 de março de 2022

Os números racionais são todos aqueles que podem ser representados na forma fracionária em que o numerador é um número inteiro e o denominador é um número inteiro diferente de zero.

Podemos observá-los na forma fracionária em receitas culinárias, nas finanças, no cálculo de velocidade média, densidade demográfica, entre outras situações.

Os números racionais também podem ser representados na forma de número decimal. Vejamos a relação entre essas representações e algumas operações matemáticas com números racionais:

Frações decimais:

A frações decimais são aquelas cujo denominador é 10, 100, 1.000, 10.000 e assim por diante. Veja a representação decimal de algumas frações decimais:

Observe a representação dessas frações com desenhos:

Frações equivalentes:

São as frações que representam quantidade iguais com relação a um inteiro.

Exemplos:

Como podemos observar a partir da representação dessas frações usando desenhos, elas representam quantidades iguais, portanto as frações 1/4 e 2/8 são equivalentes.

Assista a videoaula com a professora Priscilla com essa temática

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – Matemática – 7º Ano – 1ºBi – Videoaula2 – As Relações Entre Decimais e Frações”. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=QeRHxizZec4> acesso em 16 mar 2022.

Vamos responder algumas questões?

Questão 1

Para fazer uma receita de torta é necessário usar 1/4 de uma xícara de chá de leite. Para fazer o dobro dessa receita, Carol usou 1/2 xícara de chá de leite. Ela usou a quantidade correta? Justifique sua resposta.


Questão 2

Mariana guarda mensalmente 1/6 do seu salário para futuramente comprar um carro. Sabendo que ela recebe R$ 2400,00 por mês, quantos reais ela guarda para comprar o carro?

(A) 500 reais

(B) 400 reais

(C) 300 reais

(D) 240 reais


Questão 3

Complete a tabela com as representações fracionárias e decimais dos seguintes números racionais:

NÚMERO DECIMALFRAÇÃOLEITURA
0,4
6/100
0,8
NOVE MILÉSIMOS
5,8

Questão 4


Um ciclista percorreu 1/3 de um trajeto no período da manhã e 1/4 no período da tarde. A fração que representa a parte do trajeto que ele ainda não percorreu é:

(A) 2/7

(B) 5/7

(C) 7/12

(D) 5/12

Componente Curricular:Matemática
Autoria: Priscilla Nascimento Dias, licenciada em matemática e pedagoga
Habilidades:(EF06MA10) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária. 
(EF06MA11-A) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas com números racionais positivos na representação decimal, envolvendo as quatro operações fundamentais e a potenciação, por meio de estratégias diversas, utilizando estimativas e arredondamentos para verificar a razoabilidade de respostas, com e sem uso de calculadora.