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Língua Portuguesa – Os gêneros textuais anotação e seminário

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.

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A anotação é um gênero textual que se caracteriza por ser uma técnica de leitura que visa registrar informações relevantes de um texto de maneira organizada e sistemática. Ela é muito útil para facilitar a compreensão e a assimilação de informações, além de permitir uma revisão mais eficiente e rápida do conteúdo. 

Este gênero tem o objetivo de registrar informações relevantes a respeito de algo, seja uma aula, um texto ou uma palestra, por exemplo. Com a anotação em mãos, posteriormente, seu produtor pode retomá-la diante de alguma necessidade. Sua estrutura é particular e há várias estratégias para desenvolvê-la, como em forma de tópicos, mapa mental e resumo, por exemplo.  A anotação pode ser feita em diversos suportes, como papel, caderno, computador ou até mesmo em aplicativos de anotações, e deve conter informações importantes como resumos, ideias-chave, exemplos, definições, dúvidas e questionamentos.

A estrutura de uma anotação é particular e existem várias estratégias para desenvolvê-la, como em forma de tópicos, mapa mental e resumo, por exemplo. É importante experimentar diferentes técnicas e estilos de anotação, para que se encontre aquele que melhor se adapte ao seu estilo de aprendizagem e às suas necessidades específicas. 

Para realizar anotações de maneira eficiente, convém seguir algumas dicas simples, mas fundamentais. Em primeiro lugar, é fundamental identificar o objetivo da leitura e, a partir disso, selecionar as informações mais relevantes e úteis para esse objetivo. Além disso, é importante organizar as informações de forma clara e concisa, utilizando palavras-chave, símbolos e abreviações que facilitem a compreensão e a revisão posterior. Outra dica importante é fazer anotações de maneira ativa, ou seja, relacionando as informações do texto com conhecimentos prévios e fazendo questionamentos e reflexões críticas sobre o conteúdo.

Ao realizar uma anotação, convém considerar algumas questões como qual é objetivo das anotações, se elas são pessoais ou serão repassadas a alguém. Também deve-se considerar os aspectos mais importantes do que está sendo lido ou escutado. As anotações podem ser feitas em um caderno, bloco de notas ou até mesmo celular.

O seminário, por sua vez, é um gênero oral público em que o produtor expõe um assunto, como o texto de divulgação científica, o relatório, o texto didático. Desse modo, ele transmite conhecimentos específicos, técnicos ou científicos sobre um assunto relacionado a determinada área. Para elaborar um seminário, é natural realizar anotações prévias para selecionar o que irá compor a apresentação. 

Comum na esfera escolar e profissional, o seminário pode ser realizado individualmente ou em grupo. Para produzir um seminário, primeiramente é necessário realizar pesquisas e anotações sobre o tema do seminário, selecionando e organizando as informações. Em seguida, um esquema de exposição deve ser elaborado: abertura, tomada da palavra e cumprimentos, apresentação do tema, exposição da temática, conclusão e encerramento. A  linguagem formal deve ser priorizada.

Que tal, a partir de agora, fazer anotações para organizar suas apresentações de trabalhos escolares?

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Canal Portal Conexão Escola “Aprender Sempre – L. Portuguesa – 8º Ano – 1ºBi – Videoaula2 – Os Gêneros Textuais Anotações e Seminário”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=3yFz6wXro80> Acesso 13 mar. 2022.

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Vamos pesquisar e anotar!

Você conhece bem as dez classes gramaticais em que a língua portuguesa é classificada? A saber, são substantivo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, verbo, advérbio, conjunção, preposição e interjeição. Com auxílio do(a) professor(a), sua classe será dividida em 10 grupos. Cada grupo será responsável por pesquisar sobre seu tema e realizar anotações no caderno. As pesquisas poderão ser realizadas na sala de leitura ou no ambiente informatizado da escola.

QUESTÃO 2

Planejando o seminário!

Agora que você e seu grupo fizeram anotações sobre o tema, reúnam essas anotações, selecionem os tópicos que utilizarão na exposição do seminário e façam um ensaio da apresentação. Depois, lembrem-se de se apresentarem para a classe, discorrerem sobre o tema, organizarem as falas. Durante a apresentação, é necessário empregar a norma padrão da língua portuguesa na fala e ter uma postura mais formal frente à classe.

QUESTÃO 3

É hora de avaliar!

Agora que você e seu grupo apresentaram, elabore um parágrafo avaliando o desempenho de vocês nesse trabalho. Para isso, considere a postura do grupo, a linguagem empregada, a seleção das informações apresentadas, o domínio do conteúdo e a interação com a classe. Por fim, relate sobre o que você aprendeu com a realização desse trabalho.

QUESTÃO 4

Qual é o objetivo principal de um seminário?

(A) Realizar uma exposição visual de um tema.

(B) Debater de forma superficial diversos assuntos.

(C) Apresentar e discutir um tema específico em profundidade.

(D) Promover atividades de lazer.

QUESTÃO 5

Qual é a importância do seminário no ambiente escolar?

(A) Proporcionar atividades de lazer aos estudantes.

(B) Ajudar os estudantes a descansar das atividades escolares.

(C) Desenvolver habilidades de comunicação e debate nos estudantes.

(D) Promover a competição entre os estudantes.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular:Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP26) Tomar nota em discussões, debates, palestras, apresentação de propostas, reuniões, como forma de documentar o evento e apoiar a própria fala (que pode se dar no momento do evento ou posteriormente, quando, por exemplo, for necessária a retomada dos assuntos tratados em outros contextos públicos, como diante dos representados).(EF67LP36) Utilizar, ao produzir texto do Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa, recursos de coesão referencial (léxica e pronominal) e sequencial e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
(EF69LP34-A) Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), quadro sinóptico, ou resumo do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado.
(EF69LP32-A) Selecionar informações e dados relevantes de fontes diversas (impressas, digitais, orais etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes.
(EF69LP38-A) Organizar os dados e informações pesquisados em painéis ou slides de apresentação, levando em conta o contexto de produção, o tempo disponível, as características do gênero apresentação oral, a multissemiose, as mídias e tecnologias que serão utilizadas.
(EF69LP38-C) Proceder à exposição oral de resultados de estudos e pesquisas, no tempo determinado, a partir do planejamento e da definição de diferentes formas de uso da fala – memorizada, com apoio da leitura ou fala espontânea.
Referências:GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022.