Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental.
Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.
A entrevista é um gênero textual do campo jornalístico que possui grande circulação nas mídias digitais e costuma ser publicada em jornais e revistas. Tem como finalidade divulgar informações a respeito do entrevistado, quase sempre uma pessoa famosa do meio artístico, cultural, científico, político ou religioso. Mas, também pode partir de temas atuais, por exemplo. Neste caso, a partir do tema, o especialista é convidado a participar da entrevista. Este gênero pode ser reproduzido de maneira escrita e oral, a depender do meio de propagação.
Diferente dos gêneros notícia e reportagem, a entrevista é exclusivamente marcada pelo diálogo constante entre a pessoa que realiza perguntas, o entrevistador, e a pessoa que as responde, o entrevistado. Entretanto, uma entrevista, principalmente oral, não se resume a um ato mecânico em que alguém pergunta e alguém responde. O mais natural é que ela se dê de maneira fluida, espontânea, como em uma conversa do dia a dia, mas guiada pelo entrevistador que já elaborou, previamente, questões ou tópicos a serem considerados durante o momento do diálogo, que tende a ocorrer em turnos alternados de fala (quando ocorrer de maneira oral). Quando a entrevista acontece de maneira escrita, ela tende a ser mais direta e menos descontraída. É preciso sempre ter em mente que o contexto em que os participantes estão influencia no grau de formalidade da entrevista.
Para estruturar uma entrevista, antes de mais nada, é preciso definir seu tema ou a pessoa convidada. Caso a entrevista parta de um tema específico, é necessário que o produtor selecione a pessoa a ser entrevistada considerando o tema. Também é importante pesquisar sobre o assunto da entrevista, sobre o entrevistado e sua relação com o assunto. Para facilitar o processo de interlocução, o entrevistador deve elaborar questões claras e objetivas para perguntar à pessoa entrevistada que caibam na duração combinada do encontro entre os interlocutores.
Como em todo texto, é comum dar um título a uma entrevista. A escolha do título também deve ser objetiva: “Entrevista com” e nome da pessoa entrevistada. Pode-se inserir também o tema da entrevista na sequência.
Vamos responder algumas questões?
QUESTÃO 1
Escolha um tema para realizar uma entrevista com algum(a) colega de sua sala de aula. Antes de realizar sua entrevista, faça um bom planejamento seguindo os passos abaixo:
A) Qual será o tema da entrevista?
B) Quem será a pessoa entrevistada?
C) O que eu já sei sobre esse tema?
D) Qual será a duração da entrevista?
E) Quais perguntas realizarei?
QUESTÃO 2
Agora que você realizou a entrevista com alguma pessoa de sua classe, transcreva aqui as respostas dadas. Lembre-se da estrutura da entrevista e não se esqueça de sinalizar as perguntas do entrevistador e as respostas do entrevistado.
QUESTÃO 3
Depois de transcrever a entrevista concedida por alguma pessoa de sua classe, ler e refletir sobre a opinião dessa pessoa sobre o tema e de sua experiência como entrevistador(a), elabore um parágrafo dissertando sobre o que você aprendeu com essa atividade.
QUESTÃO 4
A respeito do gênero entrevista, marque a alternativa correta.
(A) Em qualquer entrevista, os interlocutores empregam apenas a linguagem formal.
(B) Em uma entrevista oral, a pessoa entrevistada deve apenas responder o que lhe é perguntado, sem a possibilidade de fazer comentários de seu interesse.
(C) Não é possível realizar entrevistas de cunho político e religioso devido a sensibilidade do tema.
(D) Uma entrevista pode ter como objetivo divulgar informações sobre a pessoa entrevistada.
QUESTÃO 5
Leia atentamente o texto a seguir procurando preencher as lacunas com as palavras mais apropriadas.
As entrevistas podem ser escritas ou ________. Geralmente, há, pelo menos, duas pessoas em uma entrevista: alguém que faz perguntas, que é o ___________, e quem as responde, o ___________. Quando a entrevista é escrita, é importante que a fala da pessoa entrevistada esteja entre aspas ( “ ” ), indicando que todo o trecho é a fala tal qual a pessoa respondeu.
As palavras que completam adequadamente as lacunas são:
(A) digitadas – perguntador – respondedor
(B) digitadas – jornalista – espectador
(C) orais – escritor – leitor
(D) orais – entrevistador – entrevistado
Autoria: | Marlon Santos |
Formação: | Letras – Português |
Componente curricular: | Língua Portuguesa |
Habilidades estruturantes: | (GO-EF89LP41) Partilhar com colegas as percepções de leituras e conhecimentos sobre textos jornalísticos. (EF67LP23-A) Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola. (EF69LP39-A) Definir o recorte temático da entrevista e o entrevistado. (EF69LP39-B) Levantar informações sobre o entrevistado e sobre o tema da entrevista. (EF69LP39-C) Elaborar roteiro de perguntas. (EF69LP39-D) Realizar entrevista, a partir do roteiro, abrindo possibilidades para fazer perguntas a partir da resposta, se o contexto permitir. (EF69LP39-E) tomar nota, gravar ou salvar a entrevista e usar adequadamente as informações obtidas, de acordo com os objetivos estabelecidos. (EF69LP07-B) Utilizar estratégias de revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc. (EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero). (EF69LP08) Revisar/editar o texto produzido (notícia, entrevistas, cartas de leitor, etc). (EF69LP10-A) Produzir notícias, entrevistas e comentários para rádios, TV ou vídeos, dentre outros possíveis, relativos a fatos e temas de interesse pessoal, local ou global. |
Referências: | GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/genero-textual-entrevista/ Acesso em 21, fev. 2022 |