You are currently viewing Língua Portuguesa – O cartaz e o emprego dos verbos
Disponível em:

Língua Portuguesa – O cartaz e o emprego dos verbos

Esta atividade de Língua Portuguesa tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em:  Disponível em: <https://pixabay.com/images/id-3143684/>

Assista à videoaula do professor Marlon Santos com essa temática.

Aprender Sempre – L. Portuguesa – 7º Ano – 1ºBi – Videoaula1 – O Cartaz e o Emprego dos Verbos

O cartaz é um gênero textual muito eficiente que tem o objetivo de comunicar uma ideia, informar algum acontecimento importante ou, até mesmo, fazer um apelo aos leitores.  Atualmente, o cartaz circula tanto em mídia impressa como em mídia digital.

Para construir um cartaz, seu produtor usa a linguagem verbal, aquela que utiliza a palavra, e a linguagem não verbal, aquela que é composta por imagens, desenhos e símbolos, por exemplo. A linguagem publicitária é amplamente utilizada na produção de um cartaz, pois, assim como em peças publicitárias, os cartazes podem persuadir alguém a fazer alguma coisa ou consumir um produto. É por isso que a escolha das palavras deve ser feita de maneira estratégica com a intenção de provocar alguma reação em quem lê.

A mensagem transmitida em um cartaz é direta, objetiva, breve e sugestiva, de modo que a leitura seja rápida e de fácil compreensão. Para alcançar seu propósito comunicativo, é comum o emprego de verbos no modo imperativo e o uso de imagens aliadas aos textos. 

O verbo faz parte da classe gramatical que indica ação (abraçar, sorrir), estado (ser, estar) ou fenômeno da natureza (chover, trovejar). O verbo pode ser flexionado, conjugado em três modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada modo verbal tem suas formas, que dependem também da pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) e número (singular/plural) para flexionarem.

O verbo no modo imperativo costuma ser empregado em textos que instruem alguém, aconselham, dão ordens ou fazem pedidos. Veja os exemplos:

Coloque o livro sobre a mesa.

Felipe, ouça sua mãe.

Me um abraço.

Compre logo seu ingresso!

Não perca esta oportunidade!

Leia o cartaz a seguir.

Cartaz. Disponível em: <https://www.flickr.com/photos/doisbicudos/8619514338
Acesso em: 13, mar. 2023.

 O cartaz acima diz respeito a uma campanha de vacinação, que tem por objetivo informar quais grupos de pessoas estão aptas a se imunizar na referida campanha. Além de informar, o texto do cartaz faz um apelo às pessoas por meio do verbo “procurar” flexionado no modo imperativo: procure (um posto de vacinação).

          A produção de um cartaz

Para produzir um cartaz, é preciso planejá-lo. Uma forma interessante para elaborar esse planejamento é seguir um roteiro, respondendo a algumas questões.

– Qual é o tema do meu cartaz?

– A mensagem do cartaz terá o objetivo de instruir, informar, convencer, conscientizar ou sensibilizar os leitores?

– Qual é o meu público leitor?

– Em qual local eu irei expor meu cartaz?

– Em qual mídia produzirei o meu texto (impressa ou on-line)?

– Usarei a linguagem verbal?

– Usarei imagens?

– Como será a organização/distribuição dos elementos verbais e não verbais no cartaz?

– Haverá outros símbolos no cartaz? Quais? Em que parte?

Agora que você já sabe como produzir um cartaz, que tal colocar em prática seus conhecimentos?

VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?

QUESTÃO 1

Pesquise na internet:

A) Por que no dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher?

B) Pesquise sobre a luta das mulheres para garantir e assegurar seus direitos na sociedade.

QUESTÃO 2

Faça o planejamento de um cartaz com o tema Dia Internacional da Mulher seguindo as orientações do nosso material:

Tema:

Objetivo:

Público leitor:

Local de exposição: 

Mídia impressa ou on-line:

Linguagem utilizada:

Organização de todos elementos no cartaz:

QUESTÃO 3

Agora que você planejou e produziu seu cartaz, reflita:

A) Os verbos utilizados em seu cartaz estão apresentados em quais formas verbais?

B) Qual estratégia você utilizou ao selecionar os verbos nessas formas verbais?

QUESTÃO 4

Leia o cartaz abaixo e responda ao que se pede.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/illustrations/marketing-de-conte%c3%bado-propaganda-3181730/> Imagem adaptada no Canva. Acesso em: 13, mar. 2023

O cartaz, por meio de sua mensagem, demonstra um caráter

(A) informativo

(B) apelativo

(C) explicativo

(D) apreciativo

QUESTÃO 5

Leia o cartaz a seguir:

O cartaz acima tem o objetivo de:

(A) convencer o leitor a praticar determinadas ações escolares.

(B) informar o leitor sobre regras da uma sala de aula.

(C) ilustrar ações que devem acontecer na rotina escolar.

(D) informar sobre a necessidade de manter a sala de aula limpa.


Autoria:Marlon Santos
Formação:Letras – Português
Componente curricular: Língua Portuguesa
Habilidades estruturantes:(EF69LP04-A) Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários. 
(EF69LP04-B) Relacionar as estratégias de persuasão e apelo ao consumo, em textos publicitários, com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes, formação de consumidores críticos, reflexão sobre o consumismo, entre outros.
(EF69LP17-B) Perceber e analisar os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo e modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos e as formas de imperativo em gêneros publicitários).
(EF69LP13) Engajar-se e contribuir com a busca de conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de interesse da turma e/ ou de relevância social.
Referências: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender Sempre. 6° ao 9º ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa; 1° Bimestre; Goiânia, 2022. 
PORTUGUÊS. https://www.portugues.com.br/gramatica/o-modo-subjuntivo.html Acesso em 14, fev. 2022
TODA MATÉRIA. https://www.todamateria.com.br/o-cartaz-como-genero-textual/ Acesso em 14, fev. 2022