Esta proposta de atividade de HISTÓRIA é destinada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
A MEDIÇÃO DO TEMPO É FUNDAMENTAL PARA QUE O SER HUMANO POSSA REALIZAR AS SUAS ATIVIDADES DE FORMA ORGANIZADA. IMAGINE COMO SERIA A NOSSA VIDA SEM RELÓGIOS E CALENDÁRIOS? MUITO DIFÍCIL E DESORGANIZADA, NÃO É MESMO? A MEDIÇÃO DO TEMPO NECESSITA DE REFERENCIAIS QUE PODEM SER ESTAÇÕES DO ANO, MOVIMENTOS DOS ASTROS E OBSERVAÇÕES DAS ÉPOCAS DE PLANTIO.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
O ESTUDO DA HISTÓRIA DEPENDE DA OBSERVAÇÃO DA PASSAGEM DO TEMPO. OS SERES HUMANOS AO SE ORGANIZAREM EM SOCIEDADES, ESTABELECEM ROTINAS E MOMENTOS PARA QUE AS ATIVIDADES SEJAM EXECUTADAS.
PARA A CONTAGEM DO TEMPO, INSTRUMENTOS SÃO DESENVOLVIDOS COMO OS CALENDÁRIOS E OS RELÓGIOS.
A NATUREZA E A CONTAGEM DO TEMPO
OS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO DO TEMPO FORAM CRIADOS COM BASE NA OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS NATURAIS E OS CICLOS QUE ELES POSSUEM. POR EXEMPLO, A NOÇÃO DE DIA E A NOITE NASCE PELA VERIFICAÇÃO QUE O SOL SE PÕE.
OS CALENDÁRIOS E A DURAÇÃO DOS MESES SÃO BASEADOS COM INFLUÊNCIA DO CICLO DA LUA E AS ESTAÇÕES DO ANO.
O CALENDÁRIO OFICIAL UTILIZADO NO BRASIL É O CALENDÁRIO GREGORIANO QUE POSSUI DOZE MESES. ALGUNS MESES POSSUEM 31 DIAS (JANEIRO, MARÇO, MAIO, JULHO, AGOSTO, OUTUBRO E DEZEMBRO), OUTROS POSSUEM 30 DIAS (ABRIL, JUNHO, SETEMBRO E NOVEMBRO) E O MÊS DE FEVEREIRO PODE TER 28 OU 29 DIAS.
AGORA É COM VOCÊS, VAMOS RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES?
QUESTÃO 1
OS CALENDÁRIOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA A ORGANIZAÇÃO DA VIDA ATUAL. POR MEIO DA DIVISÃO EM DIAS, SEMANAS E MESES PODEMOS REALIZAR A LOCALIZAÇÃO DE DATAS E PLANEJAMENTOS DE ATIVIDADES E COMEMORAÇÕES.
QUE TAL MANUSEAR UM CALENDÁRIO?
CONSULTE O CALENDÁRIO DO ANO DE 2022 E RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES:
A) QUE DIA É SEU ANIVERSÁRIO? A DATA DE SEU ANIVERSÁRIO SERÁ EM QUE DIA DA SEMANA?
B) QUANTOS MESES FALTAM PARA A DATA COMEMORATIVA DO NATAL?
C) OBSERVANDO O CALENDÁRIO, HÁ ALGUM FERIADO NO MÊS DE ABRIL DE 2022? QUAL(IS)?
QUESTÃO 2
POR MEIO DOS RELÓGIOS O SER HUMANO CONSEGUIU REALIZAR A MARCAÇÃO DO TEMPO EM PARTES FRACIONADAS DO DIA CHAMADAS HORAS.
COM ISSO, ATIVIDADES DE ROTINA PUDERAM SER ORGANIZADAS E AS PESSOAS CRIARAM HORÁRIOS PARA O TRABALHO, PARA O ESTUDO, PARA O LAZER E DIVERSOS AFAZERES.
OBSERVE OS RELÓGIOS A SEGUIR E INDIQUE QUE TIPO DE ATIVIDADE VOCÊ COSTUMA REALIZAR NOS HORÁRIOS APRESENTADOS:
Disponível em: https://pixabay.com/pt/photos/rel%c3%b3gio-rel%c3%b3gio-despertador-tijolo-997589/.Acesso em 22 fev. 2022
Disponível em:https://pixabay.com/pt/vectors/assistir-rel%c3%b3gio-de-pulso-tempo-2649380//.Acesso em 22 fev. 2022
Disponível em:https://www.flickr.com/photos/chung123/2236789031/.Acesso em 22 fev 2022
QUESTÃO 3
AO LONGO DA HISTÓRIA DIFERENTES CIVILIZAÇÕES ELABORARAM CALENDÁRIOS POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DE FENÔMENOS NATURAIS, COMO O MOVIMENTO DOS ASTROS.
O CALENDÁRIO OFICIALMENTE UTILIZADO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA É DENOMINADO:
A) GREGORIANO
B) JUDAICO
C) EGÍPCIO
D) MAIA
QUESTÃO 4
O CALENDÁRIO OFICIAL BRASILEIRO DIVIDE O ANO EM MESES, QUE POR SUA VEZ POSSUI SEMANAS.
NO CALENDÁRIO VIGENTE EM NOSSA SOCIEDADE, O ANO É DIVIDIDO EM:
A) 14 MESES
B) 12 MESES
C) 10 MESES
D) 15 MESES
SAIBA MAIS
ASSISTA AO VÍDEO E APRENDA A CONSTRUIR UMA AMPULHETA.
COM ESTE INSTRUMENTO VOCÊ PODE MEDIR O TEMPO.
Autoria: | Lorena Guimarães |
Formação: | Formada em Pedagogia e Letras |
Componente: | História |
Habilidade: | (GO-EF02HI06-B) Identificar e compreender os fatos da vida cotidiana, rotina diária e semanal, organizando-os temporalmente, usando material concreto, imagens, relacionando-as ao tempo: antes, durante, ao mesmo tempo e depois. (EF02HI07) Identificar e utilizar diferentes marcadores do tempo presentes na comunidade, como relógio e calendário. |
Referências: | GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Volume II. Ensino Fundamental Anos Finais. CONSED; UNDIME, 2018. 433 p. Disponível em <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2/category/27-documentos-gerais>>. Acesso em 23/03/2023. GOIÁS. Documento Curricular para Goiás – Ampliado. Cortes Temporais. CONSED; UNDIME, 2019. p. 143. Disponível em: <sme.goiania.go.gov.br/site/index.php/institucional/documentos-oficiais-2 > . Acesso em 23/03/2023. HERWEG. História dos relógios. Disponível em: https://herweg.com.br/uma-viagem-no-tempo-a-historia-dos-relogios/. Acesso em 22 fev 2022. KHAN ACADEMY BRASIL. Diferentes tipos de calendários . Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8pqsNhhg_wI Acesso em 22 fev. 2022. TODA MATÉRIA. História e origem do calendário. Disponível em https://www.todamateria.com.br/historia-e-origem-do-calendario/. Acesso em 22 fev 2022. |