Esta proposta de atividade de MATEMÁTICA é destinada aos estudantes do 1º período (1ª / 2ª séries) da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
PADRÕES NA MATEMÁTICA
O QUE É PADRÃO? ACERTOU SE VOCÊ PENSOU EM MODELO, EM REPETIÇÃO, EM SEQUÊNCIA. NO PADRÃO, A REPETIÇÃO TEM SENTIDO OU UM MOTIVO.
ENCONTRAMOS PADRÕES NA NATUREZA, NA ARTE, NA ARQUITETURA, NA MATEMÁTICA E EM MUITAS OUTRAS ÁREAS.
NA MATEMÁTICA, RECONHECER PADRÕES FACILITA A ENTENDER CLASSIFICAÇÕES, A COMPREENDER REGRAS E RESOLVER PROBLEMAS, POR EXEMPLO.
VEJA SÓ ESSA SEQUÊNCIA DE RETÂNGULOS COLORIDOS. EXISTE UM PADRÃO NA FORMA (RETÂNGULOS) E DE CORES (AMARELO, AZUL, VERMELHO E VERDE).
NESSE EXEMPLO, AS FORMAS GEOMÉTRICAS SE REPETEM NA MESMA ORDEM: TRIÂNGULO, CÍRCULO E QUADRADO.
JÁ NESSE OUTRO EXEMPLO, TEMOS UMA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS CONTADOS DE 3 EM 3.
3 – 6 – 9 – 12 – 15 – 18 – 21
BOM ESTUDO!
QUESTÃO 1
NO DEPÓSITO DE UMA LOJA, HAVIA ALGUMAS CAIXAS ESPALHADAS. O REPOSITOR ORGANIZOU AS CAIXAS DESSA MANEIRA:
QUAL PADRÃO VOCÊ CONSEGUE PERCEBER NA FORMA COMO REPOSITOR ORGANIZOU AS CAIXAS?
QUESTÃO 2
O SINAL DE TRÂNSITO FUNCIONA COM A SEGUINTE SEQUÊNCIA DE CORES: VERMELHO, VERDE E AMARELO.
SE O SINAL DE TRÂNSITO ESTÁ AMARELO, QUAL É A PRÓXIMA COR QUE SE ACENDERÁ?
QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
QUAL É O PADRÃO QUE SE VÊ NA SEQUÊNCIA ACIMA?
(A) TRIÂNGULO, QUADRADO E RETÂNGULO.
(B) CÍRCULO, TRIÂNGULO E QUADRADO.
(C) TRIÂNGULO, CÍRCULO E QUADRADO.
(D) CÍRCULO, QUADRADO E TRIÂNGULO.
QUESTÃO 4
A PROFESSORA DA TURMA ESCREVEU ESSA SEQUÊNCIA DE NÚMEROS NO QUADRO:
1 – 4 – 7 – 10 – 13 – 16.
O PADRÃO NESSA SEQUÊNCIA, É
(A) AUMENTA DE 3 EM 3.
(B) AUMENTA DE 2 EM 2.
(C) AUMENTA DE 4 EM 4.
(D) DIMINUI DE 3 EM 3.
QUESTÃO 5
ALGUNS PRÉDIOS EM GOIÂNIA FORAM CONSTRUÍDOS NO ESTILO ART DÉCO. O TEATRO GOIÂNIA E A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GOIÂNIA SÃO NO ESTILO ART DÉCO.
SAIBA MAIS
AS FORMAS GEOMÉTRICAS SÃO DIFERENCIADAS POR SUAS CARACTERÍSTICAS, COMO O NÚMERO DE LADOS. SE DESEJAR RELEMBRAR QUAIS SÃO ESSAS FORMAS GEOMÉTRICAS E ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS, ASSISTA AO VÍDEO “AS FORMAS E OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS“, DO CANAL DA PROFESSORA CRISTIANE SOUZA, NO YOUTUBE E QUE SEGUE LOGO AQUI EMBAIXO.
AUTORIA | CRISTIANE SOARES DE SOUZA, LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. |
COMPONTENTES CURRICULARES | MATEMÁTICA E ARTE |
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E CONCIENTE. | (EJAMA0115) Reconhecer padrões ou regularidades em sequências de números naturais, objetos, figuras, cores, tamanhos e formas. (EJAAV0112) Conhecer e explorar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, HQ, dobradura, gravura, escultura, modelagem, vídeo, fotografia, dentre outros). |
REFERENCIAL TEÓRICO | NUNES, DAVIANE. FORMAS GEOMÉTRICAS URL https://escolakids.uol.com.br/matematica/formas-geometricas.htm, CONSULTADO EM 10/03/2022. |