Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa e História, é destinada a estudantes de 1ª e 2ª séries da Educação de Jovens e Adultos.
VOCÊ CONHECE ANNA LINS DOS GUIMARÃES PEIXOTO BRETAS, UMA DAS MAIS ILUSTRES DOCEIRAS VILABOENSES?
E A POETISA CORA CORALINA, DA CIDADE DE GOIÁS?
ACREDITA QUE AS DUAS SÃO A MESMA PESSOA?
QUESTÃO 1
VAMOS LER COLETIVAMENTE?
A – DEPOIS QUE LEMOS, VAMOS OBSERVAR QUEM É A AUTORA E QUE GÊNERO TEXTUAL É ESSE?
B – SE HOUVER PALAVRAS NO TEXTO DESCONHECIDAS VAMOS PESQUISAR SOBRE ELAS.
C – POR FIM, VAMOS DIALOGAR/REFLETIR UM POUCO SOBRE A LEITURA QUE FIZEMOS E O QUE NOS CHAMOU MAIS A ATENÇÃO NA LEITURA.
QUESTÃO 2
AGORA QUE REFLETIMOS E COMPREENDEMOS MELHOR O POEMA, VAMOS REESCREVER AS FRASES ABAIXO, SUBSTITUINDO AS IMAGENS PELAS PALAVRAS ADEQUADAS DO POEMA DE CORA.
QUESTÃO 3
PREENCHA A CRUZADINHA, COM PALAVRAS RETIRADAS DO TEXTO. VAMOS DESCOBRIR DE OLHO NAS LISTAS DE PALAVRAS E SEUS NÚMEROS, QUAL O LOCAL ADEQUADO DE CADA PALAVRA.
QUESTÃO 4
CAMINHADO PARA O FIM DE NOSSA ATIVIDADE, VAMOS VER O VÍDEO A SEGUIR E OBSERVAR COM ATENÇÃO.
QUESTÃO 5
ATIVIDADE INDICADA PARA 1ª SÉRIE
PARA FINALIZAR, REGISTRE COM UMA LISTA DE PALAVRAS IMPORTANTES O QUE MAIS TE CHAMOU A ATENÇÃO NO VÍDEO E NA TRAJETÓRIA DE CORA.
QUESTÃO 5
ATIVIDADE INDICADA PARA 2ª SÉRIE
PARA FINALIZAR, REGISTRE O QUE MAIS TE CHAMOU A ATENÇÃO NO VÍDEO E NA TRAJETÓRIA DE CORA.
SAIBA MAIS
ACESSE: MUSEU CASA DE CORA CORALINA DISPONÍVEL EM: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/>
CONSULTE E UTILIZE A APRESENTAÇÃO: CORA CORALINA E A CULTURA GOIANA. DISPONÍVEL EM: https://docs.google.com/presentation/d/1DhULxrJKPbdpliQX2i1B6QP4n_ZonxUl/edit?usp=sharing&ouid=113346775071027317050&rtpof=true&sd=true
Componente Curricular | Língua Portuguesa e História |
Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento | (EAJALP0101) Ler coletivamente gêneros discursivos do campo da vida cotidiana que explorem a consciência fonológica, visando à apropriação da escrita alfabética. (EAJALP01118) Ler e escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas. (EAJALP0112) Utilizar o conhecimento prévio para identificar o gênero, o autor, o título, o vocabulário e muitos outros índices que informam o que poderá ser encontrado em um texto. (EAJALP0113) Analisar, coletivamente, a inferência como uma estratégia de leitura básica. (EAJALP0270) Valorizar as diferenças culturais, regionais, sociais, etárias e de gênero durante a exposição oral. (EAJALP01123) Conhecer e apreciar poemas e outros textos versificados de poetas goianos e de outras regiões do Brasil. (EAJAHI0206) Destacar a importância dos registros de experiências de vida em que tempo e espaço são construídos historicamente e compõem a formação da identidade social e cultural do sujeito. |
Referências | Goiânia. Secretária Municipal de Educação e Esporte – GEREJA. Matriz Estruturante EJA. 2022 Museu Casa de Cora Coralina. Disponível em: <https://www.museucoracoralina.com.br/site/> Acessado em: 08 de mar de 2022 Coralina, Cora. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. Ofertas de Aninha (aos moços). 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997, p.145. |