You are currently viewing Arte – Dança – Danças Urbanas.

Arte – Dança – Danças Urbanas.

Esta proposta de atividade de ARTE – DANÇA é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Imagem 1: Disponível em: https://flic.kr/p/eML7xz  Acesso em 10, ago. 2023.

AÇÃO REFLEXIVA

Você dança ou conhece alguém que dança o Breakdance?

Conhece esse estilo que faz parte das Danças Urbanas?

BREAKDANCE – B-BOY E B-GIRL

Nesta atividade vamos mergulhar na história e nas técnicas do Breakdance e apresentar uma das principais manifestações das Danças Urbanas os B-boys e as B-girls.

CULTURA HIP HOP

A cultura hip hop, nascida nas comunidades urbanas dos Estados Unidos na década de 1970, é um fenômeno artístico e social que abrange diversos elementos interligados. Compreende a música rap, que explora questões sociais e pessoais através de rimas ritmadas, acompanhadas muitas vezes por batidas contagiantes. Além disso, a dança breakdance oferece uma expressão física energética e única, enquanto o grafite fornece um meio de comunicação visual nas ruas. A cultura hip hop também engloba moda, linguagem característica e uma atitude de empoderamento e auto expressão.

BREAKDANCE

O breakdance, é uma forma de dança urbana que surgiu nas ruas de Nova Iorque na década de 1970. Conhecido por seus movimentos acrobáticos, ritmo contagiante e expressão pessoal, o breakdance é uma maneira vibrante de contar histórias através do corpo. Os dançarinos, chamados de b-boys e b-girls, executam movimentos como spins, freezes e power moves, desafiando a gravidade e exibindo um impressionante domínio corporal. Além de sua técnica complexa, o breakdance carrega consigo valores de respeito mútuo, competição saudável e criatividade.

B-Boys e B-Girls

Os B-boys e B-girls são os praticantes do Breakdance, que dominam as técnicas e movimentos complexos dessa forma de dança. Eles desafiam a gravidade com seus spins e acrobacias no chão, criando uma conexão única com a música e o ritmo. Além da destreza física, a cultura do B-boy e B-girl valoriza a criatividade individual e a capacidade de improvisação. Os dançarinos desenvolvem seus próprios estilos de movimento, incorporando elementos de outros estilos de dança para criar uma expressão autêntica e original.

B-Boy

Imagem 2: Disponível em: https://flic.kr/p/eML8VF Acesso em 10, ago. 2023.

B-Girl

Imagem 3: Disponível em: https://flic.kr/p/9uFof5 Acesso em 10, ago. 2023.

Batalhas de Dança

Os B-boys e B-girls também são parte de uma comunidade unida, onde a competição e a colaboração andam lado a lado. Nas famosas “batalhas de dança”, eles se enfrentam amigavelmente, mostrando suas habilidades e respeitando os adversários. Esses eventos são uma vitrine para o talento individual e também uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências. Além disso, a cultura B-boy/B-girl possui seus próprios códigos e etiquetas, enfatizando a importância do respeito, humildade e dedicação, criando laços sólidos entre os participantes.

QUESTÃO 1

Como a cultura hip hop abrange uma variedade de elementos interligados, como música, dança, grafite e moda, para transmitir mensagens de empoderamento e auto expressão?

QUESTÃO 2

Como os B-boys e B-girls demonstram sua criatividade e individualidade através do breakdance, incorporando diferentes estilos de movimento para criar uma expressão autêntica?

QUESTÃO 3

Um dos elementos principais da cultura hip hop mencionados no texto é

( A ) a pintura a óleo.

( B ) a dança clássica.

( C ) o grafite.

( D ) a fotografia.

QUESTÃO 4

Nas batalhas de dança os B-boys e as B-girls

( A ) cantam músicas.

( B ) jogam xadrez.

( C ) competem em danças.

( D ) trocam figurinhas.

SAIBA MAIS – ARTE – DANÇA

No saiba mais – Arte – Dança, temos um vídeo que apresenta as Danças Urbanas. Convidamos a professora de Danças Urbanas – Juliete de Matos para conversar com você sobre esse tema.

Saiba mais – Arte – Dança. Danças Urbanas.

Canal Eurim Pablo Borges Pinho – “Saiba mais – Arte – Dança. Danças Urbanas”. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=q6sErKrQ4eU>
Autoria:Eurim Pablo
Formação:Educação Física e Mestre em Performances Culturais
Componente Curricular:Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAAR0628) Perceber e contextualizar as expressões das tradições e das culturas contemporâneas e periféricas em âmbito regional e nacional, ressaltar aspectos estruturais e estéticos levando em consideração a produção de conteúdo veiculada pelas diferentes mídias.
Referências:ALVES, César. Pergunte a quem conhece: Thaíde. São Paulo: Labortexto,2004.
BUZO, Alessandro. Hip Hop: Dentro do Movimento. Coleção Tramas Urbanas (Literatura da Periferia Brasil) Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2010.
FERRARI, Solange dos Santos Utuari… [et al.]. Por Toda Parte, 5º Ano. 1ª ed. – São Paulo: FTD, 2016.
GUARATO, Rafael. Dança de rua: Corpos para além do movimento. Uberlândia, Eduf, 2008.