Esta proposta de atividade de Arte/Dança é destinada aos estudantes do 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Imagem 5: https://pixabay.com/images/id-393488/ Acesso em 08, ago. 23.
Nosso objetivo nesta aula é compreender a origem e os pilares da cultura Hip Hop e sua relação com as Danças Urbanas.
Identificar as principais características das Danças Urbanas e sua expressão artística.
Vamos adentrar ao fascinante universo das Danças Urbanas e explorar suas raízes na cultura Hip Hop.
Imagem 1: https://pixabay.com/images/id-3949956/ Acesso em 08, ago. 23.
A CULTURA HIP HOP
A cultura Hip Hop surgiu na década de 1970 nas comunidades negras e latinas do Bairro Bronx, em Nova York, EUA. Caracterizada por quatro elementos fundamentais – o Breakdance (dança), o Rap e o DJ (música) e o Grafite (artes visuais) a cultura Hip Hop se tornou um poderoso meio de expressão e resistência para os jovens marginalizados da época.
O BREAKDANCE
O Breakdance é uma forma icônica de dança caracterizada por movimentos acrobáticos, giros no chão, freezes e footwork. É uma fusão de técnicas de dança, ginástica e expressão artística. Além de sua natureza altamente física, também carrega uma história de resistência e empoderamento, pois surgiu em comunidades marginalizadas como uma forma de expressão e superação de desafios.
Imagem 2: https://pixabay.com/images/id-6788572/ Acesso em 08, ago. 23.
O RAP
O Rap é uma forma de expressão poética e musical com batidas rítmicas, rimas habilidosas e letras que abordam questões sociais, políticas e culturais, o Rap tornou-se uma poderosa forma de comunicação e protesto. Os MCs (Mestres de Cerimônia) usam o Rap para narrar suas experiências e histórias, bem como para dar voz a questões que afetam suas comunidades, transmitindo mensagens de empoderamento e mudança.
Imagem 3: https://flic.kr/p/ctpKS Acesso em 08, ago. 23.
O DJ
Os DJs (Disc Jockeys) são artistas que manipulam e mixam músicas, criando novas batidas e ritmos por meio do scratching e do beatmatching. Essas habilidades técnicas permitem que os DJs criem uma atmosfera única, levando a energia das festas a níveis empolgantes. Além disso, os DJs têm sido importantes figuras culturais, contribuindo para a divulgação do Rap e das Danças Urbanas e influenciando a música de várias gerações.
Imagem 4: Acervo pessoal do Professor Eurim Pablo. Acesso em 08, ago. 23.
O GRAFITE
O Grafite é uma forma de arte visual que se desenvolveu nas ruas e paredes das cidades, serve como uma forma de expressão pessoal e coletiva. Os artistas do Grafite, também conhecidos como writers, usam espaços públicos como suas telas, transmitindo mensagens, estilos e identidades. O Grafite encontrou reconhecimento como uma forma legítima de arte contemporânea, revelando a riqueza da cultura Hip Hop e suas diversas manifestações.
Imagem 5: https://pixabay.com/images/id-393488/ Acesso em 08, ago. 23.
AÇÃO REFLEXIVA
Você conhecia esses elementos da cultura Hip Hop?
O que você acrescentaria sobre esses elementos: Breakdance (dança), o Rap e o DJ (música) e o Grafite (artes visuais).
QUESTÃO 1
Quais são os quatro elementos fundamentais da cultura Hip Hop?
QUESTÃO 2
Por que a cultura Hip Hop é considerada uma forma de resistência e expressão para as comunidades marginalizadas?
QUESTÃO 3
São os quatro elementos fundamentais da cultura Hip Hop:
( A ) Danças Urbanas, Rap, DJ e Grafite.
( B ) Breakdance, Funk, Rock e R&B.
( C ) Samba, Capoeira, Forró e Axé.
( D ) Ballet, Jazz, Contemporâneo e Hip Hop.
QUESTÃO 4
Uma das característica distintiva nas Danças Urbanas em relação a outros estilos de dança
( A ) são os movimentos coreografados e precisos.
( B ) são suas origens nas comunidades negras e latinas
( C ) é sua ênfase no uso de sapatos de salto alto.
( D ) é seu foco exclusivo em danças de rua na Europa.
SAIBA MAIS – ARTE – DANÇA
No saiba mais – Arte – Dança, temos um vídeo que apresenta as Danças Urbanas. Convidamos a professora de Danças Urbanas – Juliete de Matos para conversar com você sobre esse tema.
Saiba mais – Arte – Dança. Danças Urbanas.
Autoria: | Eurim Pablo |
Formação: | Educação Física e Mestre em Performances Culturais |
Componente Curricular: | Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EAJAAR0534) Vivenciar distintas manifestações de expressão, percepção e consciência do corpo a partir do estudo da cultura urbana regional, ressaltando traços e elementos da vida cotidiana na apresentação e constituição de obras de Arte. |
Referências: | ALVES, César. Pergunte a quem conhece: Thaíde. São Paulo: Labortexto,2004. BUZO, Alessandro. Hip Hop: Dentro do Movimento. Coleção Tramas Urbanas (Literatura da Periferia Brasil) Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2010. FERRARI, Solange dos Santos Utuari… [et al.]. Por Toda Parte, 5º Ano. 1ª ed. – São Paulo: FTD, 2016. GUARATO, Rafael. Dança de rua: Corpos para além do movimento. Uberlândia, Eduf, 2008. |