Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
A variação linguística é um desvio cultural para atender as necessidades de uma língua. Por exemplo a Língua Portuguesa apresenta variações de acordo com a região do nosso país, de acordo com a cultura e a identidade do nosso povo.
Aqui no estado de Goiás temos variações para alguns estados de espírito ou situações de improviso, veja:
__ Que trem bom demais da conta!
__ Esse trem não vai prestar.
__ Cê não sabe o tanto que foi bão…
Situações comunicativas carregadas de expressividade, no entanto violando a norma padrão da língua.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
As variedades linguísticas revelam alguns desvios da língua escrita, às vezes com perdas ou ganhos. Veja o caso da palavra caboclo: sertanejo, homem do campo, mestiço ou descente de indígena. Mas quando falamos aquele “caboco” não gosta de trabalhar a palavra assume um novo significado social. Comente a diferença entre caboclo e caboco.
QUESTÃO 2
As conjugações verbais também configuram uma variação da língua escrita, repletas de singularidade, revelam uma simplicidade ou descuido, veja alguns exemplos como:
“Nois” vai pescar.
“Nois” é joia.
“Nois” faz a diferença.
Agora chegou a sua vez, faça as correções necessárias para estabelecer a concordância entre os verbos e a primeira pessoa do plural nós ao invés de “nois”.
QUESTÃO 3
Os estudos da língua portuguesa não devem estar restritos ao ensino das regras, devem apontar também um caminho respeitoso sobre aqueles que tiveram pouca escolaridade e fazem uso de inúmeras variações para estabelecer um diálogo. Tomando esta reflexão como princípio, aponte a alternativa correta sobre a variedade linguística:
(A) Trata-se um falar desprovido de normatização, sem nenhum valor regional.
(B) É uma situação comunicativa com pouca expressividade.
(C) Trata-se de uma registro oral, pertencente a fala carregado de expressividade.
(D) É um desvio cultural para atender as necessidades da gramática.
QUESTÃO 4
Aponte o enenunciado abaixo que apresente uma variedade linguística, advinda da nossa goianidade:
(A) Aqui, ninguém precisou dos seus serviços.
(B) Voltou cedo e tão pouco trouxe notícias boas.
(C) Como ficou combinado o nosso acordo?
(D) Esse negócio é um trem bom demais da conta.
SAIBA MAIS
Com a intenção de conhecer um pouco mais sobre as variações linguísticas, bem como as práticas orais da nossa “goianidade”, assista ao vídeo que aborda de maneira respeitosa o falar goiano.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-6a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0536) Compreender e analisar diferenças e semelhanças entre fala e escrita, respeitando as esferas discursivas, a situação comunicativa, a intencionalidade e os interlocutores em questão (EJALP0537) Respeitar e valorizar as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos locais e regionais ou de diferentes culturas, rejeitando preconceitos linguísticos |
Referencial teórico: | CHARAUDEAU, Patrick & MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006. CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. – 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. – 37. ed. rev., ampl. e atual. – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |