You are currently viewing Língua Portuguesa – Variedade linguística e a “goianidade”

Língua Portuguesa – Variedade linguística e a “goianidade”

Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa é destinada aos estudantes do 5º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: pirenopolis.tur.br Disponível em: < https://pirenopolis.tur.br/cultura >. Acesso em: 24 de Fev. de 2022.

A variação linguística é um desvio cultural para atender as necessidades de uma língua. Por exemplo a Língua Portuguesa apresenta variações de acordo com a região do nosso país, de acordo com a cultura e a identidade do nosso povo.

Aqui no estado de Goiás temos variações para alguns estados de espírito ou situações de improviso, veja:

__ Que trem bom demais da conta!

__ Esse trem não vai prestar.

__ Cê não sabe o tanto que foi bão…

Situações comunicativas carregadas de expressividade, no entanto violando a norma padrão da língua.

RESPONDA AS QUESTÕES

QUESTÃO 1

As variedades linguísticas revelam alguns desvios da língua escrita, às vezes com perdas ou ganhos. Veja o caso da palavra caboclo: sertanejo, homem do campo, mestiço ou descente de indígena. Mas quando falamos aquele “caboco” não gosta de trabalhar a palavra assume um novo significado social. Comente a diferença entre caboclo e caboco.

QUESTÃO 2

As conjugações verbais também configuram uma variação da língua escrita, repletas de singularidade, revelam uma simplicidade ou descuido, veja alguns exemplos como:

“Nois” vai pescar.

“Nois” é joia.

“Nois” faz a diferença.

Agora chegou a sua vez, faça as correções necessárias para estabelecer a concordância entre os verbos e a primeira pessoa do plural nós ao invés de “nois”.

Fonte: pixabay. Disponível em:
< https://pixabay.com/pt/photos/p%c3%b4r-do-sol-pescadores-silhuetas-1421010/>. Acesso em: 24 de Fev. de 2022.

QUESTÃO 3

Os estudos da língua portuguesa não devem estar restritos ao ensino das regras, devem apontar também um caminho respeitoso sobre aqueles que tiveram pouca escolaridade e fazem uso de inúmeras variações para estabelecer um diálogo. Tomando esta reflexão como princípio, aponte a alternativa correta sobre a variedade linguística:

(A) Trata-se um falar desprovido de normatização, sem nenhum valor regional.

(B) É uma situação comunicativa com pouca expressividade.

(C) Trata-se de uma registro oral, pertencente a fala carregado de expressividade.

(D) É um desvio cultural para atender as necessidades da gramática.

QUESTÃO 4

Aponte o enenunciado abaixo que apresente uma variedade linguística, advinda da nossa goianidade:

(A) Aqui, ninguém precisou dos seus serviços.

(B) Voltou cedo e tão pouco trouxe notícias boas.