Esta proposta de atividade de Língua Portuguesa – Contos de assombração e a narrativa goiana é destinada aos estudantes da 4º Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA
A narrativa de suspense, conhecida como conto de terror ou de assombração apresenta uma atmosfera de expectativas com situações insólitas, fatos sobrenaturais e inexplicáveis como a morte, fantasmas e seres de outros mundos. Lugares sombrios, cemitérios, caixões, casas abandonadas são elementos simbólicos e fundamentais para construção do clima de terror e assombros.
A escritora goiana Cora Coralina publicou inúmeras estórias que apontam de forma particular o terror e o suspense. Em seu conto denominado Medo, a autora abre início da narrativa para refletir sobre o grandioso medo que temos da morte. E é norteado o tema morte que a narrativa estabelece um desfecho inesperado.
Em uma distinta viagem de jardineira entre Goiânia e Goianópolis um homem precisava seguir este percurso e apesar do expresso estar cheio, ele aceitou viajar no térreo junto ao bagageiro, ao ser surpreendido pela chuva, o referindo viajante resolveu se abrigar em caixão que se encontrava junto as bagagens. O imprevisto foi ter esquecido do tempo e adormecendo dentro do caixão o viajante é abordado por dois homens que recolhem as bagagens, e de forma descuidada pergunta se a chuva acabou, enquanto isso o desespero e o susto tomam conta dos dois homens que fogem sem olhar para o suposto defunto.
O conto: “Medo” trabalha o sentimento de pânico e terror diante de um engano, pois dentro do caixão não havia um defunto, mas sim um homem que cochilou durante a chuva em um caixão vazio que certamente seria usado na cidade destino. A estória que destaca o medo da morte tem seu desfecho de forma cômica.
RESPONDA AS QUESTÕES
QUESTÃO 1
A morte apresenta seus símbolos e temores sociais. Há pessoas que nem dormem quando vão a um enterro. Além do caixão, velas e flores que outros elementos sociais podem remeter a ideia de morte? Leve em consideração as formalidades dos velórios e sepultamentos.
QUESTÃO 2
Sabe-se que a narrativa de terror ou assombração faz um aproveitamento de ações insólitas e inesperadas. De acordo com a narrativa e sua sucessão dos fatos o que levou o ilustre viajante adentrar no caixão?
(A) Não queria pagar a passagem
(B) Estava se escondendo da polícia
(C) Queria se proteger da chuva
(D) Estava com sono
QUESTÃO 3
Os dois homens que foram surpreendidos com a fala do suposto defunto, não tiveram a oportunidade de saber a origem dos fatos. Em sua opinião que seria modificado no comportamento dos dois homens se eles soubessem que ali se refugiou alguém que queira se esconder da chuva.
QUESTÃO 4
O conto: “Medo” trabalha o sentimento de pânico e terror gerados por uma aparição assombrosa, que de fato esta aparição é fruto de um:
(A) engano
(B) desentendimento
(C) mistério
(D) segredo
SAIBA MAIS
Com o intenção de conhecer um pouco mais sobre o Conto: Medo de Cora Coralina e as particularidades dos contos de terror, assista ao vídeo que relata o referido conto.
Acesse os materiais referentes a essa atividade clicando aqui: https://sme.goiania.go.gov.br/conexaoescola/propostas_didaticas/propostas-didaticas-lingua-portuguesa-eja-5a-serie/
Autoria: | Regina Cácia |
Formação: | Letras – Língua Portuguesa |
Componente Curricular: | Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJALP0407) Compreender os procedimentos de localização de informações a partir de indícios do texto (títulos, subtítulos e outros), antecipação de significados/sentidos nas leituras realizadas e checagem de hipóteses levantadas durante a leitura de um texto (EJALP0408) Ler e compreender, com o auxílio do professor e de colegas, textos de diferentes gêneros textuais/discursivos |
Referencial teórico: | DENÓFRIO, Darcy França. Retirando o véu de Ísis: contribuição às pesquisas sobre Cora Coralina. In: DENÓFRIO, Darcy França; CAMARGO, Goiandira Ortiz de (Orgs.). Cora Coralina: celebração da volta. Goiânia: Cânone Editorial, 2006. ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos seguido de envelhecer e morrer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. CORALINA, Cora. Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1965. Goiânia. Matriz Estruturante EJA 2022. Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, 2022. |