You are currently viewing Língua Portuguesa – Reescrita de contos

Língua Portuguesa – Reescrita de contos

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. 

O CONTO É UM TEXTO QUE TEM COMEÇO, MEIO E FIM, E DESCREVE UM CONFLITO QUE PRECISA SER RESOLVIDO.

 Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/livro-em-branco-sobre-fundo-branco_3975643.htm#query=LIVRO&position=26&from_view=search>. Acesso em: 7, fev. 22

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

2º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 1ºBi – Aula 3

REESCRITA DE CONTOS

OLÁ ESTUDANTES!

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE CONTO? CONHECE ALGUM CONTO?

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/fada-colecao-contos-de-princesas_1070362.htm#page=3&query=PRINCESA%20DESENHO&position=22&from_view=search&track=robertav1_2_sidr> Acesso em 15, fev. 2022.

O CONTO É UM TEXTO QUE TEM COMEÇO, MEIO E FIM, E DESCREVE UM CONFLITO QUE PRECISA SER RESOLVIDO.

O GÊNERO CONTO APRESENTA UM NARRADOR, QUE É O RESPONSÁVEL POR CONTAR TUDO O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA, PODENDO SER PARTICIPANTE OU APENAS OBSERVADOR.

TAMBÉM TEMOS OS PERSONAGENS, QUE SÃO AS PESSOAS OU ANIMAIS QUE FAZEM PARTE DO CONTO.

E POR FIM, AS HISTÓRIAS COSTUMAM ACONTECER EM LUGARES E TEMPOS ESPECÍFICOS.

E VOCÊ JÁ TENTOU REESCREVER UM CONTO?

PARA REESCREVER UM CONTO É NECESSÁRIO SEGUIR ALGUNS PASSOS:

1- ESCOLHA O CONTO QUE SERÁ REESCRITO.
2- CRIE UM TÍTULO.
3-RELEMBRE A HISTÓRIA E REGISTRE A PRIMEIRA PARTE, APRESENTANDO: PERSONAGENS, SUAS CARACTERÍSTICAS, O LUGAR E TEMPO.
4- ESCREVA A PARTE SEGUINTE ABORDANDO SOBRE O CONFLITO DO CONTO.
5- RELATE O DESFECHO E NÃO ESQUEÇA DE REVISAR O SEU TEXTO, OBSERVANDO A ESCRITA CORRETA DAS PALAVRAS.

ATIVIDADES

QUESTÃO 1

VOCÊ SABIA QUE TODO CONTO PRECISA POSSUIR PERSONAGENS? OS PERSONAGENS SÃO OS PARTICIPANTES DA HISTÓRIA E PODEM SER TANTO SERES HUMANOS, ANIMAIS OU OBJETOS.  RECORDANDO O CONTO “OS SETE CORVOS”, DESCUBRA QUAL PERSONAGEM FALOU CADA FRASE:

A) – NA CERTA FICARAM BRINCANDO E SE ESQUECERAM DA VIDA!

B) – A MENINA É MUITO BONITA, MAS FOI POR CULPA DELA QUE OS IRMÃOS SE DESGRAÇARAM…

C) – PROCURO MEUS IRMÃOS, OS SETE CORVOS.

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/l%c3%a1pis-feliz-pulando-escola-escrita-152713/>. Acesso em: 7, fev.

QUESTÃO 2

O GÊNERO CONTO APRESENTA UM NARRADOR. QUAL É A FUNÇÃO DO NARRADOR EM UM CONTO?

(A) RESOLVER O CONFLITO DA HISTÓRIA

(B) PARTICIPAR ATIVAMENTE DA HISTÓRIA

(C) CONTAR SOBRE O CONFLITO DA HISTÓRIA

(D) SER APENAS UM OBSERVADOR DA HISTÓRIA

(E) É O RESPONSÁVEL POR CONTAR TUDO O QUE ACONTECE NA HISTÓRIA, PODENDO SER PARTICIPANTE OU APENAS OBSERVADOR.

QUESTÃO 3

ALÉM DAS PERSONAGENS E DO NARRADOR, TODO CONTO PRECISA POSSUIR UM ENREDO, A HISTÓRIA CONTADA. CHEGOU A HORA DE ORGANIZAR A HISTÓRIA CONFORME A ORDEM DOS FATOS. ENUMERE A SEQUÊNCIA DOS ACONTECIMENTOS DO CONTO  “OS SETE CORVOS”:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/corvo-p%c3%a1ssaro-desenho-animado-5756600/>. Acesso em: 15, fev. 22

-A MENINA ENCONTRA OS CORVOS E ELES RECUPERAM A FORMA HUMANA.

-A MENINA NASCE MAS É FRAQUINHA.

-A MENINA FICA SABENDO SOBRE O QUE ACONTECEU COM SEUS IRMÃOS.

-OS FILHOS PERDEM O CÂNTARO E O PAI DESEJOU QUE ELES VIRASSEM CORVOS.

-FELIZES, VOLTARAM TODOS PARA A CASA. 
-INICIA O CONTO COM A APRESENTAÇÃO DE UM HOMEM QUE TINHA 7 FILHOS E QUERIA TER UMA FILHA. 

-A MENINA BUSCA AJUDA COM O SOL, LUA E ESTRELA E CHEGA ATÉ A MONTANHA DE CRISTAL.

-A MENINA FOGE E VAI PROCURAR OS IRMÃOS.

QUESTÃO 4

Disponível em: <slidhttps://br.freepik.com/vetores-gratis/conjunto-de-criancas-felizes-fazendo-acoes-diferentes_5934375.htm#query=MENINA%20DESENHO&position=29&from_view=searche> Acesso em 15, fev. 2022.

(A) ESCOLHER O TÍTULO, ESCREVER A HISTÓRIA E REVISAR O TEXTO.

(B) RELEMBRAR A HISTÓRIA, CRIAR UM TÍTULO, ESCREVER A PRIMEIRA PARTE, O CONFLITO E RELATAR O DESFECHO.

(C) ESCREVER A HISTÓRIA, CRIAR UM TÍTULO E REVISAR O TEXTO.

(D) ESCOLHER OS PERSONAGENS, O LUGAR E O TEMPO E ESCREVER O DESFECHO.

(E) ESCOLHER O NARRADOR, PERSONAGENS E CONFLITO E EM SEGUIDA RELEMBRAR O CONTO.


Componente Curricular:Língua Portuguesa
Habilidade:(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP25) Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).
(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo corte acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
ReferênciasGOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 2°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.