Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC-GO ampliado e está destinada a estudantes do 3º ano do ensino fundamental.
PADRÕES MATEMÁTICOS E CÁLCULO MENTAL
Os padrões matemáticos são sequências lógicas que seguem uma regra específica.
Os padrões numéricos são sequências de números que podem ser ordenados de acordo com uma regra matemática, como adicionar ou subtrair um valor constante a cada termo.
Já os padrões de forma envolvem a organização de figuras ou objetos de acordo com uma regra específica, como alternar entre diferentes formas geométricas ou repetir uma mesma forma em uma sequência.
Reconhecer e compreender padrões matemáticos é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico, da capacidade de generalização e da resolução de problemas. Ao identificar e descrever padrões, podemos prever os próximos termos da sequência, encontrar a regra de formação dos padrões e aplicar esses conhecimentos em diferentes contextos matemáticos.
O cálculo mental é uma habilidade importante que envolve realizar operações matemáticas sem a necessidade de usar lápis, papel ou calculadora. É a capacidade de realizar cálculos mentalmente de forma rápida e precisa.
Existem diferentes estratégias que podem ser usadas para aprimorar o cálculo mental. Algumas delas incluem:
- Dividir um número em partes menores para facilitar os cálculos. Por exemplo, para calcular 48 + 36, pode-se decompor os números em 40 + 8 e 30 + 6, e depois somar separadamente.
40 + 30 = 70
8 + 6 = 14
70 + 14 = 84
- Arredondar números para facilitar os cálculos. Por exemplo, ao calcular 47 + 18, pode-se arredondar 47 para 50 e 18 para 20, e depois subtrair os valores excedentes (3 + 2 = 5) para obter o resultado final.
50 + 20 = 70
70 – 5 = 65
Então, 47 + 18 = 65.
- Utilizar fatos matemáticos conhecidos para realizar cálculos mais complexos. Por exemplo, se você sabe que 7 + 7 = 14, então pode calcular mentalmente 7 + 8 adicionando 1 ao resultado anterior.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:
QUESTÃO 1
OBSERVE AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS A SEGUIR, ENCONTRE O PADRÃO DE CADA UMA E COMPLETE COM OS NÚMEROS FALTANTES:
4 9 14 ___ 19 ___
72 ___ 56 48 40 ___
___ 10 17 ___ 31
QUESTÃO 2
USE O CÁLCULO MENTAL E COMPLETE A TABELA A SEGUIR:
QUESTÃO 3
OBSERVE A IMAGEM:
SEGUINDO O PADRÃO, QUAL O PRÓXIMO NÚMERO DE LARANJAS A SER EMPILHADO?
A) 11
B) 13
C) 14
D) 15
QUESTÃO 4
USANDO O CÁLCULO MENTAL RESPONDA: UM GRUPO DE 15 JOGADORES IRÁ FORMAR 3 EQUIPES COM A MESMA QUANTIDADE. QUANTOS JOGADORES CADA EQUIPE TERÁ?
A) 4
B) 5
C) 6
D) 7
Autoria: | Lucyana Oliveira Borba |
Formação: | Pedagogia |
Componente Curricular: | Matemática |
Habilidade: | (EF03MA01-B) Reconhecer uma sequência numérica escrita e falada.(EF03MA03-A) Explorar a decomposição de escritas numéricas para a realização de cálculos, mentais ou escritos, que envolvam adição e multiplicação.(EF03MA05-A) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo, mental ou escrito, exato ou aproximado incluindo estratégias pessoais e convencionais, identificando as ideias e significados dessas operações e seus fatos básicos para a adição e subtração na resolução de problemas.(EF03MA06-B) Analisar soluções de problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental. |
Referências: | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CADERNO APRENDER SEMPRE- 1º Bimestre 2022- 3ºAno/ Ensino Fundamental/ Língua Portuguesa e Matemática/ Prefeitura de Goiânia- Secretaria Municipal de Educação. Documento Curricular para Goiás (DC-GO). Goiânia/GO: CONSED/ UNDIME Goiás, 2018. Disponível em: <https://cutt.ly/MOsX7AS> acessado em 29, jan. 22. |