You are currently viewing Lingua Portuguesa – Verbetes de curiosidades

Lingua Portuguesa – Verbetes de curiosidades

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental.

Disponível em: <hhttps://br.freepik.com/vetores-gratis/papel-em-branco_4561956.htm#query=folha%20de%20caderno&position=43&from_view=search> Acesso em 2, fev. 2022.

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

Aprender Sempre – Língua Portuguesa – 5º ano – 1º Bim – Videoaula 2 – Verbetes de curiosidades

Verbetes de curiosidades

Olá, estudante!

Você sabia que…

…a gente pode brincar e

cuidar do planeta ao mesmo tempo?

O texto que você acabou de ler trata-se de um “Você sabia?” sobre o consumo consciente dos brinquedos.

Gostou? Você já tinha conhecimento sobre este assunto?

Esse texto também recebe o nome de verbete de curiosidade.

Você sabe o que é um verbete de curiosidade? Por que as pessoas leem verbetes de curiosidades?

VERBETE DE CURIOSIDADE é um gênero que se caracteriza por ser um pequeno texto ou entrada, que fornece informações interessantes ou curiosidades sobre um determinado tópico.

No verbete de curiosidade, as frases são iniciadas por “VOCÊ SABIA?” e são completadas com a curiosidade em forma de pergunta.

O objetivo é prender a atenção do leitor, incentivando-o a prosseguir na leitura a fim de explorar mais detalhes sobre o tema abordado.

Os verbetes de curiosidades trazem informações específicas sobre uma curiosidade. Podem ser encontrados em revistas impressas e digitais, enciclopédias colaborativas, blogs e sites.Trazem informações variadas.

Passo a passo para produzir um verbete de curiosidade:

1 – Escolha um assunto que será abordado;

2 – Em seguida, pesquise  textos para embasar a escrita do verbete;

3 – Escolha o trecho que será utilizado para produzir o “Você sabia que…”;

4 – Faça a escrita do verbete;

5 – Revise o próprio texto.

QUESTÃO 1

Os verbetes de curiosidades apresentam textos curtos, porque trazem informações específicas sobre uma curiosidade. São encontrados em revistas impressas e digitais, blogs, sites e enciclopédias colaborativas. Leia os verbetes e responda as perguntas:

Fonte: GOIÂNIA. Secretaria Municipal de Educação. Aprender sempre. 5°. Ano – Ensino Fundamental; Língua Portuguesa e Matemática; 1°. Bimestre; Goiânia, 2022.

QUESTÃO 2

Qual é a característica principal do gênero “verbete de curiosidade”?

(A) São textos extensos e detalhados.

(B) Fornecem informações complexas e pouco relevantes.

(C) Apresentam informações interessantes ou curiosidades de forma concisa.

(D) São exclusivamente encontrados em livros didáticos.

(E) São textos curtos encontrados apenas na modalidade virtual.

QUESTÃO 3

Quais são os passos para produzir um verbete de curiosidade? Marque a afirmação  mais completa.

(A) Pesquisar, escrever, publicar.

(B) Escolher o trecho, iniciar a escrita, compartilhar nas redes sociais.

(C) Escolher um assunto, pesquisar, escolher o texto de apoio, escrever e revisar.

(D) Selecionar o tópico, resumir as informações e publicar em revistas acadêmicas.

(E) Selecionar o tópico, resumir as informações e revisar.

QUESTÃO 4

Chegou a hora de elaborar um verbete de curiosidade. Veja as imagens abaixo e crie verbetes de curiosidades para cada uma.

Disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-gratis/menina-escovando-os-dentes-em-estudio-tiro_4704571.htm#query=dentes&position=0&from_view=search>. Acesso em 2, fev. 2022.
Disponível em: <https://br.freepik.com/fotos-premium/jovem-jogador-jogando-videogame-online-enquanto-transmite-nas-midias-sociais-fundo-desfocado-e-gamepad_23283852.htm#query=crian%C3%A7a%20jogando&position=35&from_view=search>. Acesso em 2, fev. 2022.

Componente Curricular:LÍNGUA PORTUGUESA
Habilidade:(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos do campo da vida cotidiana.
ReferênciasEJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: anos iniciais do ensino fundamental/ organizadora: Editora Moderna: editora responsável: Virgínia Aoki. -1.ed.- São Paulo: Moderna, 2013.
Projeto Buriti. Português. (Coleção do 2º ao 5º ano). São Paulo: Moderna, 2017.