You are currently viewing Língua Portuguesa – Escrita de contos de fada

Língua Portuguesa – Escrita de contos de fada

Esta atividade tem como base as sequências didáticas propostas pelo Programa Aprender Sempre, da SME-Goiânia, com base no DC/GO – Ampliado e está destinada a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental.

Vocês já ouviram aquelas histórias que os pais costumam contar antes de dormir? Aquelas que nos fazem viajar para lugares mágicos cheios de aventura, mistério e encanto? Essas histórias são conhecidas como contos de fadas, e são super legais!

Disponível em: <https://br.freepik.com/vetores-gratis/livro-de-fantasia-com-personagem-de-historias_4713671.htm#query=LIVROS%20DE%20HISTORIA&position=3&from_view=search>Acesso em: 3 de fevereiro de 2022

ASSISTA A VIDEOAULA A SEGUIR:

4º ano – Língua Portuguesa – Aprender Sempre – 1ºBi – Aula 2

Escrita de contos de fada

Essas histórias são conhecidas como contos de fadas, e são super legais! Elas têm personagens heróis e vilões malvados, elementos mágicos e sobrenaturais que deixam tudo ainda mais emocionante.

Nos contos de fadas, o personagem principal tem um objetivo para alcançar, mas no caminho encontra vários desafios que precisa superar para chegar lá. E aí vem a melhor parte: eles sempre conseguem!

Essas histórias geralmente têm uma estrutura bem simples, com partes importantes como começo, desafio, conflito, ponto mais emocionante, solução e uma lição para aprender.

Mesmo sendo histórias curtas, os contos de fadas nos fazem pensar e refletir sobre muitas coisas, então não só as crianças, mas também os adultos podem se divertir muito.

Mas, fique atento! Ao escrever um texto é importante ficar atento quanto a pontuação. Os sinais de pontuação são gráficos e ajudam a interpretar as frases e seus significados. A pontuação pode alterar o sentido das frases, sendo os principais sinais o travessão, dois pontos, ponto final, ponto de exclamação e ponto de interrogação.

QUESTÃO 1

Você sabia que os contos de fada são histórias que, desde a antiguidade, as pessoas transmitem de geração em geração? Muito tempo se passou desde sua origem, mas esses textos foram lidos e relidos em todas as épocas e são até hoje. Normalmente, nos contos de fada, aparecem os mesmos tipos de personagens.

Agora, pensando nos contos mais conhecidos, marque os títulos em que apareçam estes personagens:

Disponível em: <https://pixabay.com/images>. Acesso em: 11, fev. 22.

QUESTÃO 2

Você conhece estas falas, das personagens dos contos mais conhecidos?  Tente descobrir quem falou cada fala. Enumere corretamente e marque a resposta correta:

Disponível em: <https://pixabay.com/pt/vectors/garoto-l%c3%a1pis-desenhando-escola-4220282/>. Acesso em: 11, fev. 22
-Mamãe o lobo entrou aqui e nos enganou.
-Leve estes doces para a sua vovó que está doente.
-Por que estes olhos tão grandes?
Depois de devorar estes cabritinhos vou descansar.

(A) A, B, C, D

(B) C, D, A, B